TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM INFRAESTRUTURA COMPLETA DE TI

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.922 Palavras (16 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA[pic 1]

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

INFRAESTRUTURA COMPLETA DE TI APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE MELHORIA PARA UM DOS ITENS DESTA INFRAESTRUTURA

Pouso Alegre

Abril 2017

UNIP INTERATIVA[pic 2]

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

INFRAESTRUTURA COMPLETA DE TI APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE MELHORIA PARA UM DOS ITENS DESTA INFRAESTRUTURA

Pouso Alegre

Abril 2017

RESUMO

Com o surgimento de novas tecnologias e com o crescente processo de informatização, as organizações estão sendo obrigada a se adaptar a esta nova realidade inovadora e dinâmica. Modificando assim o funcionamento interno das organizações bem como a cultura, onde estão cada vez mais incorporando tecnologias novas disponíveis no mercado, visando à melhoria de sua qualidade, buscando atender os processos existentes. Esse projeto vem fazer uma relação entre a área de TI e o seu alinhamento, interessada não apenas com a garantia do serviço, mas especialmente com o valor anexado para o negócio da empresa, incluindo suas estratégias. Apresentando como objetivo, realizar o levantamento de uma infraestrutura completa de ti, no qual será apresentada uma proposta de melhoria para um dos itens desta infraestrutura, incluindo também uma reestruturação da equipe de ti. A pesquisa de campo de origem qualitativa, onde o projeto envolveu uma empresa industrial, no qual, foi realizado um levantamento de sua infraestrutura completa de TI e apresentando também uma proposta de melhoria para um dos itens desta infraestrutura. Concluindo que o objetivo inicial deste projeto foi atingido, porém é possível ir mais além, não se limitando apenas à fase de Operação do Serviço. O gerenciamento integrado de todas as fases do ciclo de vida de um serviço é passível de ser melhorado quando submetido às boas práticas do ITIL, aumentando a geração de valor que estes serviços e, principalmente, a área de TI agregam à organização.

Palavras- Chave: Instituição, TI, ITIL.

ABSTRACT[pic 3]

With the emergence of new technologies and with the growing process of computerization, organizations are being forced to adapt to this new innovative and dynamic reality. Modifying the internal functioning of organizations as well as culture, where they are increasingly incorporating new technologies available in the market, aiming at improving their quality, seeking to meet existing processes. This project comes to make a relationship between the IT area and its alignment, interested not only in the guarantee of the service, but especially with the value attached to the company's business, including its strategies. With the objective of realizing the survey of a complete infrastructure of you, in which a proposal for improvement will be presented for one of the items of this infrastructure, including also a restructuring of the team of you. The field research of qualitative origin, where the project involved an industrial company, in which a survey of its complete IT infrastructure was carried out and also presenting a proposal for improvement for one of the items of this infrastructure. Concluding that the initial goal of this project has been achieved, however, it is possible to go beyond this, not limited to the Service Operation stage. Integrated management of all phases of a service life cycle can be improved when submitted to ITIL best practices, increasing the value creation that these services and especially the IT area add to the organization.

Keywords: Institution, IT, ITIL.

SUMÁRIO[pic 4]

1. INTRODUÇÃO        06

2. JUSTIFICATIVA        06

3. REFERENCIAL TEÓRICO         07

            3.1 DIMENSÕES DO USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO.............07

3.2 GOVERNANÇA DE TI................................................................................07

4. OBJETIVO ................................................................................................................09

4.1. OBJETIVO GERAL        09

4.2. ESPECÍFICO        09

5. METODOLOGIA         09

6. RESULTADO ............................................................................................................09

6.1 INFRAESTRUTURA DE TI DA EMPRESA ..............................................09

6.2 RECURSOS HUMANOS DE TI        10

6.3 PROPOSTA DE MELHORIA         12

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................. .....18

REFERENCIAS............................................................................................................18

1. INTRODUÇÃO

Com o surgimento de novas tecnologias e com o crescente processo de informatização, as organizações estão sendo obrigada a se adaptar a esta nova realidade inovadora e dinâmica. Modificando assim o funcionamento interno das organizações bem como a cultura, onde estão cada vez mais incorporando tecnologias novas disponíveis no mercado, visando à melhoria de sua qualidade, buscando atender os processos existentes.

A Tecnologia da Informação (TI) neste contexto, não pode ser mais direcionada como simplesmente a área encarregada pelo funcionamento técnico dos sistemas de informação. Precisando estar então, ordenada aos princípios estratégicos organizacionais, auxiliando os processos empresariais e simplificando as tomadas de decisão, garantindo de forma que todos os processos da empresa sigam seu fluxo de forma segura, contínua e íntegra (Freitas, 2010).

Essa estratégica de transformação da TI requer não apenas departamentos técnicos, mas como também seu alinhamento com os negócios já existentes na empresa. Tornando-se de sua importância essa reestruturação, assim como a modificação na cultura das empresas, que passam a ver o gasto com a TI como uma forma de investimento que trará aumento na sua produtividade, no grau de satisfação dos clientes, e na qualidade dos serviços (Gonçalves, 2000).

 O presente projeto terá como objetivo analisar o desenvolvimento de uma infraestrutura completa de TI, no qual será apresentada uma proposta de melhoria para um dos itens desta infraestrutura, incluindo também uma reestruturação da equipe de TI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (350.3 Kb)   docx (993 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com