TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Sistema de Redes

Por:   •  9/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A agência de marketing digital, 2SHOW.IE, recentemente expandiu, por meio de um parceiro do segmento de publicidade e ampliou os seus serviços. Devido a esse crescimento, faz-se necessário o desenvolvimento de interconexão de rede, de forma que os dispositivos ativos do escritório central e da sucursal, sejam capazes de compartilhar informações e os serviços entre os colaboradores/usuários.

A fim de solucionar o problema de comunicação apresentado no parágrafo acima, estamos desenvolvendo esse projeto para que seja implementada uma estrutura computacional de LAN, incluindo equipamentos, servidores e endereços IP. Apresentaremos também os custos para a implementação e consequentemente trataremos de aspectos éticos e legais referentes ao uso da internet, buscando a garantia da segurança da informação.

A metodologia deste projeto será baseada nos conceitos das disciplinas: Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Matemática para Computação, Metodologia Científica e Ética e Legislação Profissional.

Ao final, serão detalhados os processos e os recursos necessários para a implementação da solução aqui reportada, a fim que se tenha um direcionamento estratégico para a execução do projeto.

Resumo

Devido a necessidade de interconexão do escritório central e da sucursal, a agência de marketing digital 2SHOW.IE decidiu realizar um projeto de rede.

Começando com a parte de desenvolvimento, apresentando uma descrição geral e explicativa de toda a solução proposta, com todos os componentes que cada um dos prédios da empresa possui e sua estrutura de trabalho que ainda está operando separadamente.

Exibimos também as topologias referentes a cada unidade e uma visão geral de uma forma estruturada com todos os itens do projeto.

Na parte de configurações, apresentamos tudo que foi necessário para compor o projeto, o link de comunicação de dados através de cabeamento por fibra ótica, a configuração do Acess Point com a rede wireless, utilizando a matemática para computação para o cadastramento dos IP´s de cada host.

E finalizamos com uma política de segurança com estudo de ética e legislação profissional, que tem a finalidade de manter o projeto dentro das normas respeitando as leis trabalhistas.

DESENVOLVIMENTO

Uma rede local, também denominada LAN (Local Área Network), possui dois tipos de componentes: passivos e ativos. O componente passivo é representado pelo conjunto de elementos responsáveis pelo transporte dos dados através de um meio físico e é composto pelos cabos, acessórios de cabeamento e tubulações. O componente ativo, por sua vez, compreende os dispositivos eletrônicos, suas tecnologias e a topologia envolvida na transmissão de dados entre as estações.

Para apresentar a solução encontrada, foi feito uma simulação no Cisco Packet Tracer, software disponibilizado pela cisco.com.

Com ele sera apresentado a ligação dos servidores do predio central que são, 1 servidor que mantera os serviços DNS, arquivos dos usuarios, serviços de diretórios e servidor de impressão, 1 servidor para paginas de internét rodando sob o microsoft Internét, 35 estações de trabalho (hosts) distribuidas ente desktops e notebooks, 5 impressoras multifuncionais em rede, 1 access point (AP).

Na figura () pode-se ver a topologia da solução apresantada no etudo

Fonte - do próprio autor

Topologia

A topologia refere-se à disposição dos componentes físicos e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. A topologia de uma rede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se projetar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas a topologia a ser empregada é de total importância para o bom desempenho e retorno do investimento de uma rede. Cada topologia possui suas características, com diferentes implicações quanto ao desenvolvimento, operação e manutenção da rede, além disso, cada topologia apresenta duas formas, a forma física e a lógica. A topologia em sua forma física identifica como os nós estão interconectados uns nos outros.

Uma rede com topologia linear ou barramento é uma rede em que todos os nós (computadores) são conectados diretamente à barra de transporte. Uma mensagem enviada por um nó se propaga ao longo da barra em todas as direções. Essas redes deverão ser usadas para poucos computadores. Uma rede com topologia estrela é caracterizada por possuir nós, conectados em uma controladora central, chamada de HUB. Nesse modelo, todos os nós encaminham as informações para o HUB e o HUB distribui para os nós de destino. Em uma rede com topologia de anel, as informações são enviadas em um sentido unilateral de um nó para outro, sendo que, em cada nó, o sinal é regenerado e retransmitido. Esse tipo de topologia tem um certo grau de tolerância a falhas, sendo que, quando um nó não pode fazer a retransmissão, a transmissão pode ocorrer no sentido contrário para que não precise passar por esse nó (RUAS, 2008).

Primeiro foi feito a topologia do Escritório Central como podemos ver na figura a seguir.

Fonte – do próprio autor

Topologia Sucursal

Os componentes do prédio central serão ligados à sucursal, que conta com, 1 servidor responsável por manter os serviços: arquivos dos usuários e servidor de impressão, 20 estações de trabalho (hosts) distribuídas entre desktops e notebooks, 3 impressoras multifuncionais em rede, 1 access point (AP). Na figura a seguir podemos ver a topologia da sucursal e a ligação de seus componentes

Fonte – do próprio autor

Wireless - Wi-Fi

Wi-Fi é o nome dado a uma tecnologia de comunicação que tem nas frequências de rádio seu meio físico de transmissão de dados. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com