TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM TECNOLOGIA E SUSTENTAILIDADE

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

A Sustentabilidade vem ocupando um espaço cada vez maior nos negócios em todo o mundo.           Para o setor empresarial esse conceito representa uma nova abordagem na maneira de fazer negócios. O presente estudo analisa o processo de virtualização implantado em empresa e de gerenciamento de informações, cujos benefícios adotados com as tecnologias de virtualização incluem a redução do consumo de energia elétrica, redução da emissão de poluentes na fabricação dos equipamentos e na redução do lixo tecnológico pelo reaproveitamento de componentes obsoletos. O mundo moderno passa por uma série de transformações, com isso as empresas buscam cada vez mais se adaptar as exigências do mercado, incluindo aí uma crescente preocupação com o meio ambiente.

O presente estudo tem como base a análise interpretativa de dados coletados junto às diversas fontes, com fundamentos e aplicações.

 

Palavras chave: Sistemas de Informação; Desenvolvimento Sustentável; Lixo Tecnológico.

ABSTRACT

Sustainability has been growing in business all over the world. For the business sector this concept represents a new approach in the way of doing business. The present study analyzes the process of virtualization deployed in a company under the focus of virtualization of its information management systems, whose benefits adopted with virtualization technologies include the reduction of electricity consumption, reduction of emission of pollutants in the manufacture of equipment and the reduction of technological waste by the reuse of obsolete components. The modern world undergoes a series of transformations, with which companies are increasingly seeking to adapt to the demands of the market, including a growing concern for the environment.

The present study is based on the interpretative analysis of data collected from different sources, with fundamentals and applications.

 

Keywords: Information Systems; Sustainable development; Technological waste..

.

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------------

1 ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA EMPRESA----------------------------------------------------------

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA----------------------------------------------------------------------

2.1 Princípios de Sistemas de Informação------------------------------------------------------------

2.2 Organização de Computadores---------------------------------------------------------------------

2.3 Desenvolvimento Sustentável-----------------------------------------------------------------------

3 TI VERDE: CONCEITOS E PRÁTICAS-------------------------------------------------------------

3.1 Conceito----------------------------------------------------------------------------------------------------

3.2 Práticas----------------------------------------------------------------------------------------------------

3.3 TI Verde nas Empresas e Sociedade---------------------------------------------------------------

4 PROJETO-----------------------------------------------------------------------------------------------------

4.1 Sistemas de Informação--------------------------------------------------------------------------------

CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO

No mundo atual é perceptível a necessidade de mudança no modo de consumo, existe uma consciência de que o modo de vida moderno causa um impacto considerável no planeta e que os recursos naturais encontram-se perigosamente escassos não atendendo ao crescimento populacional da Terra. Nesse cenário a tecnologia é uma importante aliada na tarefa de preservação e uso consciente dos recursos que o planeta ainda dispõe. Empresas de todo o das suas principais preocupações empresariais. 

No ramo de TI, a utilização de equipamentos mais eficientes energeticamente, o reaproveitamento ou o descarte correto do hardware ultrapassado, a redução de impressões desnecessárias e o uso de softwares mais eficientes são apenas algumas das ideias que começam a surgir no setor. Novas Tecnologias como a virtualização e a cloud computing, surgem como soluções não apenas para a redução do impacto ambiental que decorre da produção de equipamentos e consumo de energia, mas também como importante recurso para a redução de custos, permitindo uma lucratividade maior sem causar impactos negativos, tanto no ambiente quanto nas finanças das empresas.

1 ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA EMPRESA

A empresa fonte desse estudo localiza-se em Itupeva, interior de São Paulo, e possui mais de 10 anos de atuação na produção e comercialização de derivados de petróleo para diversas finalidades, atendendo vários segmentos de mercado. Com a necessidade de modernização, o departamento de TI teve que ser recriado, optando-se assim pela virtualização com o VMware (processo de criar uma representação de algo baseada em software (ou virtual), em vez de um processo físico).

Na antiga infraestrutura, havia 15 servidores para processamento das transações empresariais, em ambiente 100% Microsoft. Na nova estrutura, virtualizada, são apenas 4 servidores que processam as transações, gerando uma economia na ordem de 150 mil reais quando se consideram os gastos com atualização de equipamentos. Outra economia é observada quando se consideram as licenças de software, reduzidas de 15 para 4.

Figura 1 - Tempo de uso da Tecnologia de Virtualização de Servidores

[pic 1]

Fonte: IBM 2010

2 - FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

2.1 Princípios de Sistemas de Informação

Um sistema de informação consiste em conjunto organizado de procedimentos que, quando executados, produzem informação valiosa para apoio à tomada de decisão e ao controle das organizações. Os sistemas de informação foram desenvolvidos para gerar informações para o processo decisório, coletando, processamento e transformando os dados.

STAIR (1998), afirma que “sistema de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (290.8 Kb)   docx (196.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com