TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.183 Palavras (49 Páginas)  •  1.330 Visualizações

Página 1 de 49

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ADRIANO SOUZA FREITAS

PIM V e VI

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

ESTUDO DO CASO DA EMPRESA XPTO

Belém – Pará

2015

ADRIANO SOUZA FREITAS[pic 2]

PIM V e VI

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

ESTUDO DO CASO DA EMPRESA XPTO

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar –

PIM V e PIM VI, apresentado como exigência para conclusão.

Do 3º Semestre do Curso Superior de Tecnologia Gestão em

Tecnologia da Informação, da Universidade Paulista – UNIP,

Campus Nazaré.

Monitora: RAMON PANTOJA.

Belém – Pará

2015

Resumo[pic 3][pic 4][pic 5]


          Considerando o papel crucial que a Tecnologia da Informação (TI) desempenha ao apoiar e melhorar as operações de negócio, as empresas estão mais dependentes de seus serviços e infraestrutura. Este fato implica em uma maior atenção para com os serviços de TI, os quais devem ser cuidadosamente projetados e mantidos para suportar as necessidades do negócio. As abordagens convencionais tratam o projeto de infraestruturas escolhendo a configuração de menor custo que suporte eficientemente os serviços de TI. No entanto, as necessidades do negócio vão muito além do custo da infraestrutura e precisam ser capturadas e relacionadas às questões técnicas de TI. Esta dissertação apresenta uma investigação formal de técnicas de projeto de infraestruturas de TI e acordos de níveis de serviços onde às métricas de negócio são levadas em consideração - esta é a principal diferença em relação às abordagens existentes. A abordagem proposta é baseada no conceito de Gartner, que estabelece uma relação formal entre a infraestrutura de TI, economia e mercado e Finanças e projeto Ti.

Palavras-chave: Tecnologia, Projeto e Economia.


[pic 6]


Abstract
[pic 7]


          Considering the crucial role that Information Technology (IT) plays in supporting and improving business operations, companies are more dependent on their services and infrastructure. This fact implies a greater attention to IT services, which must be carefully designed and maintained to support the business needs. Conventional approaches deal with the infrastructure project by choosing the lowest cost configuration that efficiently support the IT services. However, the business needs go far beyond the cost of infrastructure and need to be captured and technical issues related to IT. This thesis presents a formal investigation into technical design of infrastructure and IT service level agreements where the business metrics are taken into account - this is the main difference with existing approaches. The proposed approach is based on the concept of Gartner, establishing a formal relationship between the IT infrastructure, economy and market and project finance and Ti


Keywords: Technology, Design and economics.




Sumário[pic 8]

1- Introdução.        

2 – Economia e Mercado        

3 – Finanças em Projeto de TI        ,8

3.1 – Gerenciamento de Infraestrutura.        8

3.2– Estudos do caso        8,9,10,11

3.2.1- Payback ................................................................................................. 11

3.2.2- TIR – Taxa interna de retorno .................................................................11

3.2.3- VPL - Valor presente líquido...............................................................11,12

3.2.4- Ponto de equilíbrio...................................................................................12

3.2.5- Fluxo de Caixa. .......................................................................................13

4- Conclusão        4

5 Referências Bibliográficas        

6- Glossário        

4. Introdução.

           A Tecnologia da Informação (TI) tem fundamental importância no apoio às operações de negócio, as empresas estão cada vez mais dependentes de sua infraestrutura e seus serviços de TI. Concomitantemente, com o passar do tempo, a TI teve que evoluir de forma a tornar-se capaz de atender às novas regras do mercado. Neste sentido, as metodologias de gerência de TI também tiveram que evoluir de forma a acompanhar a TI.

Nesse trabalho iremos buscar e aplicar as teorias apresentadas nas disciplinas: Economia e Mercado, Finanças em Projeto de TI e Gerenciamento de Infraestrutura. A integração dessas disciplinas permite transformar o conhecimento em algo palpável e aplicável a realidade de cada caso encontrado e em soluções possíveis.

A economia é uma ciência que se preocupa com aspectos sociais de indivíduos e grupos no mundo decorrente das relações entre as demandas por recursos e a escassez dos mesmos. De forma geral a economia de mercado é o sistema social baseado na divisão do trabalho e na propriedade privada dos meios de produção. Todos agem por conta própria; mas as ações de cada um procuram satisfazer tanto as suas próprias necessidades como também as necessidades de outras pessoas.

 A palavra infraestrutura pode designar as tecnologias da informação, canais de comunicação formais ou informais, ferramentas de desenvolvimento de software, redes políticas e sociais ou sistemas de crença partilhados por membros de grupos específicos (Infraestrutura, 2009).

O estudo das finanças das organizações e dos projetos é uma das áreas mais complexas e desafiadoras da atualidade, pois deles depende a saúde financeira das empresas. O dinheiro é o que move o mundo, ou seja, tem a necessidade de ser bem investido para que haja mínimo de perda e um ótimo retorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.6 Kb)   pdf (649.9 Kb)   docx (300.4 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com