TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VII - Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.841 Palavras (24 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

 

NOME

        

A Governança de TI agregando valor às Organizações

Resolvendo problemas por meio da Governança de TI

Polo Unip

2016

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar - VII

Gestão de Tecnologia da Informação

A Governança de TI agregando valor às Organizações

Resolvendo problemas por meio da Governança de TI

                        Nome:

                                   RA:

    Curso:

                        Semestre:

       

Polo Unip

2016



RESUMO

O presente projeto multidisciplinar tem como objetivo traçar um comparativo entre a teoria disponível em relação às disciplinas do semestre e a situação-problema exposta para o desenvolvimento desse, tomando como base o cenário real de uma organização. Dessa forma, foi possível concluir que a tecnologia da informação é uma realidade inevitável na sociedade contemporânea, cujas empresas não podem e nem devem fugir, mas sim aderir e elaborar uma gestão que seja capaz de extrair dessas ferramentas tecnológicas, os maiores benefícios possíveis para impactar de maneira positiva os resultados operacionais, financeiros, econômicos, etc. da empresa. A integração das ferramentas tecnológicas a metodologias de qualidade e softwares adequados, tende a formar um patrimônio tecnológico que a empresa utiliza como forma de aumentar sua produtividade, reduzir desperdícios e, consequentemente aumentar seus lucros.

Palavras-chave: Governança de TI. Gestão de qualidade. Sistema para internet e software livre.            


ABSTRACT

This multidisciplinary project aims to draw a comparison between the available theory in relation to the semester courses and the problem situation exposed to the development of this, based on the real scenario of an organization. Thus, it was concluded that information technology is an inevitable reality in contemporary society, whose business can not and should not run away, but adhere to and develop a management that is able to extract these technological tools, the greatest possible benefits to impact positively to the operating results, financial, economic, etc. from the company. The integration of technological tools the quality of methodologies and appropriate software, tends to form a technological assets that the company uses as a way to increase productivity, reduce waste and thus increase their profits.

Keywords: IT Governance. Quality management. System for internet and free software.


     

SUMÁRIO

1 Introdução        6

  1.1 Estudo do Caso            6

2 Governança de TI         8

  2.1 Principios de Governança        8

  2.2 Proposta de aplicação para empresa        9

3 Gestão da Qualidade        14

  3.1 Principios de Qualidade        14

  3.2 Proposta de aplicação na empresa        15

4 Sistemas para internet e Software Livre        19

Conclusão        24

Referências Bibliográficas        25


  1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais as empresas têm tomado maior atenção e se preocupado de maneira mais intensa com a otimização de seus sistemas. Isto ocorre porque estas se encontram em um mercado altamente competitivo que exige tais cuidados, uma vez que estes fatores possuem interferência na qualidade que é oferecida ao cliente, cada vez mais exigente.

Perante estas questões as empresas notam necessário investir em melhorias, com consciência de que o êxito do negócio e o bom relacionamento com clientes, colaboradores e fornecedores, dependem de sua disponibilidade em aderir às expectativas do mercado, assim como sua permanência nele e garantindo vantagem competitiva sobre seus concorrentes.  

O objetivo é então de detectar o posicionamento e competitividade, diferenciais da organização sempre direcionando tais dados na busca de oportunidades de negócios, expansão, aperfeiçoamento. Levando em consideração ainda que a informação contempla o principal método para obter poder nos dias atuais, e visando um mercado competitivo onde existe uma grande concorrência, é prioridade manter um sistema informacional eficaz, a fim de não apresentar defasagem neste setor.

As empresas necessitam ter em mente que as informações devem ser a base para a tomada de decisões, evitando assim arbitrariedades e garantindo que as medidas tomadas serão exitosas, sem a informação não há formação de estratégias, possibilidades de mudança ou mesmo o bom andamento organizacional. Em vista de tais considerações, o objetivo desse projeto é expor um comparativo entre as teorias das disciplinas abordadas e a realidade de uma empresa quanto às suas práticas.

O método de pesquisa utilizado neste estudo foi à pesquisa de caráter descritivo, que de acordo com Martins (1994, p. 28), “[...] tem como objetivo descrever os resultados”. Além disto, esta pesquisa pode ser classificada como exploratória, conforme definido por Martins (1994, p. 30), “[...] busca maiores informações e resultados com a finalidade de apresentá-la para estudos posteriores”.

  1. Estudo do caso

Após identificar diversos problemas relacionados à governança de TI, o caso a ser apresentado como objeto de estudo é a Faculdade Carneiro de Andrade (FCA), instituição fundada há mais de 30 anos e que se destaca no segmento de instituições de ensino superior por conta de seu pioneirismo na oferta de cursos superiores de curta duração, os cursos conhecidos como tecnólogos.

Na atualidade a empresa possui um campus cuja área de abrangência é ampla e em que são ofertadas vagas para, ao menos 30 cursos de graduação, divididos entre os turnos matutino, vespertino e noturno. A FCA atende no momento, aproximadamente 12 mil alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (293.6 Kb)   docx (252.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com