TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO 1 INFORMATICA

Tese: PORTIFOLIO 1 INFORMATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  Tese  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

PORTIFOLIO 1 INFORMATICA

Respostas

.............................................................................................................

1. Relacione os dispositivos de entrada, saída, entrada e saída e explique para que serve. Faça uma pesquisa sobre outros dispositivos disponíveis.

Dispositivos de entrada – São dispositivos que permitem a comunicação entre o utilizador e o computador.

Exemplos:

• Teclado – Periférico obrigatório do computador, utilizado para entrada manual de informações, dados ou comandos ao sistema. Possui teclas representando letras, números e símbolos, além de outras funções que são interpretadas por um sistema operacional ou aplicação.

• Scanner – Periférico de leitura ótica que permite converter imagens, fotos, ilustrações e textos em papel, num formato digital que pode ser armazenado e posteriormente manipulado em um computador.

• Leitor óptico – Dispositivo que após estar devidamente configurado para sua aplicação é capaz de ler códigos de barras e “traduzir” em informações que pode ser compreendidas pelo sistema.

• Mouse – O rato (Portugês europeu) ou mouse (Portugês europeu) é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica.

Dispositivos de saída - São dispositivos que decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.

Exemplos:

• Monitor – Periférico obrigatório do computador cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a visão.

• Impressora – Periférico opcional do computador cuja função é imprimir textos, imagens, gráficos ou qualquer informação que seja resultado de uma aplicação.

• Projetor de vídeo – Processa um sinal de vídeo e projeta a imagem correspondente em uma tela da projeção usando um sistema de lentes.

• Impressora 3D – Também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

Dispositivos de entrada e saída – Dispositivo que permite a inserção de dados(entrada), mas também a obtenção dos mesmos(saída).

Exemplos:

• Monitor touch screen – Periférico com a dupla função de entrada e saída. Entrada através de toques de dedos ou canetas especiais e, saída através da imagem projeta na tela.

• Placa de Rede – É um periférico responsável pela comunicação entre computadores, dentro de uma determinada rede. Existem vários tipos de placas, com vários tipos de entradas, de modo a poderem adaptar-se aos vários tipos de computadores.

• Hard disk – Periférico de entrada e saída. Popularmente conhecido como HD, é um disco rígido onde pode-se guardar ou extrair informações já guardadas.

• Modem – É um periférico misto que pode ser instalado no interior de um escritório, habitação, etc...Transforma o sinal. Um modem ADSL (de internet de alta Velocidade) é capaz de demodular o sinal analógico do telefone e modular o sinal digital do computador, para troca de dados através do cabo do telefone.

2. Cite e comente sobre cada um dos softwares aplicativos mencionados no texto acima.

• Editores de Texto – Um editor de texto é um programa utilizado para uma série de objetivos, de um trabalho escolar de duas folhas até livros de centenas de páginas. Como o próprio nome diz ele é usado para se editar textos. Há dois tipos principais, os editores modo texto e os WYSIWYG. Abaixo temos uma explicação:

- Editores modo texto: são aqueles que não permitem a inserção de figuras no documento resultante do trabalho de edição. O arquivo de saida é chamado texto plano, onde só podem existir letras, números e caracteres especiais. Alguns exemplos: Vim, Emacs, Ms-Edit, , Notepad (ou Bloco de Notas), ...

- Editores WYSIWYG: São aqueles que permitem a inserção de figuras, planilhas, vídeos, scripts,... O arquivo de saída é um documento composto, onde pode haver todo tipo de dado. Alguns exemplos: Microsoft Word, Open Office Writer, KWord, AbiWord, ...

• CorelDraw – Programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.

• MS PowerPoint – Programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. Há ainda uma versão mobile para smartphones que rodam o sistema operacional Windows Mobile.

• Norton Utilities – Norton Utilities é um pacote de ferramentas da Symantec, desenvolvedora do Norton Anti-virus, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com