TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Informática

Ensaios: Portifólio Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  4.638 Palavras (19 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 19

UNOPAR

SISTEMA OPERACIONAL

Ji-Paraná – RO

SUMÁRIO

01 - INTRODUÇÃO

02 - LINUX;

03 - UNIX;

04 - WINDOWS (A Evolução do Windows)

- Windows 1.0

- Windows 2.0

- Windows 2.1

- Windows 3.0

- Windows 4.0

- Windows NT

- Windows 98

- Windows Server 2003

- Windows Server 2008

-Windows Vista

- Windows Seven

- Windows 8

05 - DOS;

06 - FREEBSD;

07 -OPENBSD;

08 - NETBSD;

09 - SOLARIS;

10 - JAVAOS;

INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é mostrar as características dos Sistemas Operacionais existente, de forma que seja possível saber a diferença entre eles e qual o mais indicado para determinadas aplicações e finalidades. Esta é uma dúvida muito comum aos usuários que desejam utilizar um sistema Operacional, mas não sabem qual escolher. Em seguida, serão mostradas as características de alguns Sistemas Operacionais e no que estes diferem suas vantagens e desvantagens. E também mostra a evolução destes Sistemas Operacionais, e como tudo começou e para onde vai nós levarmos.

LINUX

O núcleo Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, o kernel Linux foi criado em 1991, com a ajuda de vários programadores e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi, coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.

Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo como um projeto particular, inspirado pelo seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum.

Ele limitou-se a criar, nas suas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix. No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando.

O Linux adota a GPL, uma licença de software livre – o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo, nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caido no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o sistema operacional preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos "mainframes" de grandes empresas comerciais e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o K computer, japonês (lista TOP500), o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados.

O SISTEMA OPERACIONAL LINUX OU GNU/LINUX

Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, ele apenas disponibilizava o kernel (núcleo) de sua autoria juntamente com alguns utilitários básicos. O próprio usuário devia encontrar os outros programas, compilá-los e configurá-los e, talvez por isso, o Linux tenha começado a ter a fama de sistema operacional apenas para técnicos. Foi neste ambiente que surgiu a MCC (Manchester Computer Centre), a primeira distribuição Linux, feita pela Universidade de Manchester, na tentativa de poupar algum esforço na instalação do Linux.

As distribuições de GNU/Linux começaram a ter maior popularidade a partir da segunda metade da década de 1990, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Unix na escola e no trabalho. O sistema tornou-se popular no mercado de servidores, principalmente para a Web e servidores de bancos de dados, inclusive no ambiente corporativo onde também começou a ser adotado em desktops especializados.

UNIX

Embora Linus Torvalds não tenha tido como objetivo inicial tornar o Linux um sistema portável, ele evoluiu nessa direção. Linux é hoje um dos núcleos de sistemas operativos mais portáveis, correndo em sistemas desde o iPaq (um computador portátil) até o IBM S/390 (um denso e altamente custoso mainframe).

WINDOWS

Windows 1.0 primeira versão, lançada em 1985. A história do Windows remonta a Setembro de 1981, quando Chase Bishop, um cientista da computação, projetou o primeiro modelo de um dispositivo eletrônico eo projeto "Gerenciador de Interface" foi iniciado. Foi anunciado em novembro de 1983 após o Apple Lisa, mas antes do Macintosh sob o nome "Windows", mas o Windows 1.0 não foi lançado até novembro de 1985. O shell do Windows 1.0 era um programa conhecido como o MS- Executivo DOS. Não permitia sobreposição de janelas. Em vez todas as janelas eram de azulejos. Apenas as caixas de diálogo podem aparecer sobre outras janelas.

Windows 2.0 foi lançado em outubro de 1987 e contou com várias melhorias na interface do usuário e gerenciamento de memória. Windows

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com