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PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

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Por:   •  20/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  358 Visualizações

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SUMÁRIO

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO 04

1.1. Noções de Algoritmos 04

1.2 Pseudo de Linguagem......................................................................................... 04

1.3 Estruturas de um programa................................................................................... 04

1.4. Tipos Primitivos para Representação de dados e Variáveis 05

1.5 Operadores Aritméticos 05

1.5.1 Operadores Lógicos 05

1.5.2 Operadores Relacionais 05

1.6 Características do ambiente de desenvolvimento C 06

1.6.1 As características e ferramentas mais comuns encontradas nos IDEs 06

1.5.2 Características e Ferramentas mais Comuns Encontradas nos IDEs 06

2. PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA 08

2.1 Desenvolvimento de Algoritmo Utilizando a Linguagem C 08

2.2 Aplicações dos Conceitos de Estrutura de Controle para Análise de Condições 08

2.3 Desenvolvimento de Laços de Repetições 09

3. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12

1 - CONCEITOS FUNDAM¬¬¬¬¬¬¬¬ENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

1.1 NOÇÕES DE ALGORITMOS

A definição de algoritmo pode ser dada como informações específicas seqüencial e ordenada de passos que deve ser seguido para realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade.

O objetivo é transferir para o computador as informações passo a passo de uma tarefa e que o programa computacional determina um resultado final. Para da à solução correta do algoritmo deve ser cumprir todos os seguintes proposto ou se não deixar de informar nenhum detalhe da tarefa.

A representação de algoritmos pode ser feita por diferentes formas geométricas que indicam: calculo, decisão, entrada, saída, inicio e fim. Que forma um fluxograma que se resume a um símbolo inicial final, os que representam a seqüência de informações apresentando a seqüência da tarefa pedida para execução.

1.2 PSEUDO DE LINGUAGEM

Vêm sendo adequada a linguagem natural com a linguagem do computador os algoritmos, tem sido utilizada uma linguagem com o nome de Portugol.

Portugol é uma linguagem natural para detalhar e facilitar ações nos algoritmos computacionais, dando simplicidade com estrutura forte e podendo arrumar o algoritmo ser executado no computador. A vantagem do pseudo linguagens tem regras definida e flexível que podem ser adaptadas na estruturas da linguagem real.

O Portugol ajuda o programador a executar o programa com mais facilidade e passando o problema para o computador executar.

1.3. ESTRUTURA DE UM PROGRAMA

Um programa é composto de uma ou mais funções. Sendo que a única função obrigatória e main(). Esta é a primeira função a ser chamada toda vez em que o programa e executado. Toda função deve ter o seu nome precedido de parênteses “()”, indicando que se trata de uma função. Os símbolos “{“e”}” representam o inicio e termino da função respectivamente.

1.4. TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS.

Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente.

1.5 OPERADORES ARITMÉTICOS.

São utilizados na resolução de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores, sejam eles constantes ou variáveis. Retorna um inteiro se todos os valores são inteiros ou um real se um ou mais valores são reais.

Exemplo de Operadores Aritmeticos.

• + Soma

• - Subtração

• * Multiplicação

• / Divisão

• Mod Modulo: Resto de uma divisão

• ^ Exponenciação ou Potenciação

1.5.1 Operadores Lógicos

São utilizados para estabelecer relação entre valores lógicos. Retomam sempre um booleano pois sua utilização e dada quase sempre pela combinação de operadores relacionais

Exemplo de operadores Logicos

• AND ou && “E”

• OR ou || “Ou”

• NOT ou ! “negação”

1.5.2 Operadores Relacionais.

São utilizados para estabelecer uma relação entre operador e operando. Retorna sempre um booleano: True para uma relação verdadeira e False para uma relação falsa

1.6 CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO C.

A linguagem C é o que se chama de linguagem compilada. Isso significa que, uma vez escrito o programa em C, ele deve ser passado por um compilador para transformar seu programa em Código Executável para o computador rodar (executar).

Um programa em C possui um formato legível ao homem, enquanto o executável gerado no compilador possui a forma legível para a máquina e é executada por ela. Isto significa que para escrever e executar um programa em C, é necessário ter acesso a um compilador de C e um editor de texto puro, qualquer sistema operacional pode ser usado para programação em C desde que tenha o compilador necessário.

Para programar em C é necessário um editor de texto e um compilador, mas também pode ser acrescentado um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE - Integrated Development Environment) para programação na linguagem C.

1.6.1 CARATERÍSTICAS E FERRAMENTAS MAIS COMUNS ENCONTRADAS NO IDES.

Editor

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