TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER FINAL 1 TADS ANHANGUERA

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.535 Palavras (35 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 35


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANAHNGUERA-UNIDERP Centro de Educação a Distância Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  

   

WESLEY GAIOTO DE OLIVEIRA RA: 2594703418

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

(PROINTER I FINAL)

 

 

Tutor a distancia: Gabriel Schmitz Pereira

 

 

1º SEMESTRE

LIMEIRA – SP

2017


1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 1

2. O ADMINISTRADOR DE SISTEMAS............................................................................. 2

3. A INTERNET COMO FONTE DE INFORMAÇÃO.......................................................5

4. PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E ARQUIERA DE WEB SITES ..................11

5. CONCLUSÃO....................................................................................................................23


1. INTRODUÇÃO.

Historicamente, a área de Sistemas Operacionais (SO) tem apresentado uma taxa de renovação mais baixa que a observada em outros setores da computação. Com o aumento da taxa de informações transitadas na internet, criou-se um novo modelo de prestação de serviço chamado nuvem com sistemas operacionais on-line, onde os aplicativos, bases de dados e todo o processamento são realizados remotamente. Aqui veremos os conceitos básicos de sistemas operacionais e as funções que devem ser realizadas por um administrador de sistemas, responsável por gerir um sistema e/ou rede operante.
A internet não é uma organização, empresa, instituição ou local definido. Ela não tem uma central definida ou um dono que a administre e controle. Todas as pessoas conectadas a ela têm direito e deveres iguais. A Internet é uma invenção simples. Nada mais é do que uma forma fácil e barata de fazer com que computadores distantes possam se comunicar. A partir daí, a revolução está nas mãos das pessoas. A internet é uma rede de computadores que interconecta milhares de dispositivos computacionais ao redor do mundo.

2. O ADMINISTRADOR DE SISTEMAS.

É responsável por garantir a segurança física e dos dados bem como a disponibilidade dos sistemas para os usuários. Instala e configura, mantém e administra os sistemas e toda infra-estrutura necessária para operação adequada dos equipamentos e sistemas de acordo com as necessidades da Empresa. Elabora regras para usos e acessos às informações, bem como segurança e recuperação de informações, prevenindo riscos e garantindo sua segurança. Implanta e documenta rotinas para uso dos sistemas operacionais, banco de dados e redes. Monitora e controla desempenho e disponibilidade dos sistemas. Fornece suporte técnico aos usuários para uso dos recursos e aplicações. Configura e instala equipamentos e programas. Responsável pelas cópias de segurança e recuperação de informações.

Além de graduação é importante o conhecimento de arquitetura de software, infra-estrutura e implantação de sistemas.

É uma função técnica que exige competência e atualização para operar os equipamentos e funções instaladas.

Os sistemas on-line ou processamento em nuvem aparecem para otimizar o uso das máquinas ociosas e gerar renda para seus proprietários, reduzir custos com licenças de software para os usuários, facilitar acesso às informações de qualquer lugar e a qualquer momento.

A base desta configuração está na concentração das informações e do processamento em uma unidade central, tornando os atuais computadores pessoais em unidades burras usadas apenas para acessar o processador central, através de um navegador e conexão de internet. Na verdade esta não é uma ideia nova, apenas retoma o modelo dos mainframes antes da criação dos computadores pessoais, porém com um custo reduzido, pois com a evolução tecnológica e expansão das vendas, os equipamentos portáteis tornaram-se acessíveis a grande parte da população.

Desta maneira, teremos a oferta de serviços por empresas gigantes multinacionais, detentoras do poder econômico, e a população como usuários a baixo custo.

Temos também o problema de segurança, pois agora estas grandes empresas serão detentoras de todas as informações.

Neste modelo todas as aplicações são executadas no processador central e os resultados devolvidos ao usuário. Também há perda de flexibilidade do próprio usuário em instalar o que deseja na sua própria máquina, tendo apenas o serviço oferecido pelo fornecedor,

Temos como vantagens neste modelo, o baixo custo para aquisição de equipamentos sem a necessidade de licenças de softwares e também nos modelos de NÚVEM oferecidos, onde se pagam taxas apenas pelo tempo de uso ou o volume de informações processadas, viabilizando acesso de pessoas com menor poder econômico.

Temos como desvantagens a confiabilidade da segurança de informações confidenciais que ficarão a cargo de terceiros. Outro problema é a falta do acesso às informações em casos de queda do tráfego de dados na internet, o que gera prejuízo para comerciantes que dependem da disponibilidade do serviço e para usuários em geral em momentos críticos como pagamento de contas no prazo e serviços bancários.

As funções básicas de um sistema operacional on-line são idênticas as dos atuais sistemas tradicionais. A diferença é a centralização da grande quantidade de informações processadas, o que exige adequação para atender a grande demanda destes serviços.

Alguns exemplos de sistemas operacionais ON-LINE são:

YouOs: Permite execução de diversas tarefas em apenas um navegador. Permite personalização através de programação. Apresenta algumas falhas na comunicação com um mensageiro instantâneo que só permite comunicação com outros usuários do mesmo serviço.

Foi descontinuado em julho de 2008, com a venda da WebShaka Inc para  a Harmony Inc.

EveOs: Não possui tantos recursos visuais como o Windows e tem um número reduzido de funções essenciais e dificuldades para edição de textos. Porém é bem útil para navegação na Internet. Conta com jogos na linguagem Flash.

Goowy: É semelhante ao Mac OS X, Considerado um dos melhores sistemas ON-LINE. Apresenta bem todas as funções e aplicativos disponíveis. Seu sistema de mensagens instantâneas permite o uso do MSN, ICQ, AIM e o Yahoo Messenger. O programa de correio eletrônico permite inscrição de contas externas como Gmail e Hotmail. Também possui calculadora, anotações e leitor de RSS direto no Desktop.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56 Kb)   pdf (318 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com