TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR VI CURSO SUP TEC EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  29/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.417 Palavras (14 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO DE INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR VI

CURSO SUP TEC EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CAMPINAS/2020

Nome: Alexandre Martins Pastore                R.A.:0521528

Resumo

        Visando preparar um planejamento estratégico de tecnologia para a Odontopalmeira, continuamos a identificar parâmetros, coletando dados e moldando soluções efetivas para um crescimento consolidado da mesma. Para este PIM, iremos modelar um sistema de informações que trará técnicas, metodologias e conceitos que iremos usar para projetar sistemas de banco de dados, e as ferramentas de modelagem Case. Para que tudo esteja melhor alinhado para ter maior efetividade a segurança da informação irá proteger os dados da corporação, blindando a empresa de ataques, desastres ou falhar humanas, se baseando de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. Criaremos isso com base nas matérias ministradas neste bimestre que são Planejamento Estratégico de TI, Modelagem de Sistemas de Informação e Segurança da Informação.

Palavras-chave: Estratégia, Dados, Crescimento, Técnicas, Metodologia, Planejamento, Segurança da informação.

Abstract

        

        Aiming to prepare a strategic technology planning for Odontopalmeira, we continue to identify parameters, collecting data and shaping effective solutions for its consolidated growth. For this PIM, we will model an information system that will bring techniques, methodologies and concepts that we will use to design database systems, and the Case modeling tools. For everything to work effectiveness, information security will protect corporate data, shielding the company from attacks, disasters or human failures, based on confidentiality, integrity, availability and authenticity. We will create this based on the subjects taught in this two-month period, which are IT Strategic Planning, Modeling of Information Systems and Information Security.

Key words: Strategy, Data, Growth, Techniques, Methodology, Planning, Information Security.

Sumário

INTRODUÇÂO ...........................................................................................................     5

DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................     6

1.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI ..........................................................      6

2.SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO .....................................................................       9

3.MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO .......................................       12

CONCLUSÃO ...........................................................................................................     16

BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................   17

Introdução

        A Odontopalmeira é uma rede de clinicas odontológicas que apareceu no mercado no final da década de 90 e tem como características em suas unidades de atendimento um mesmo padrão, sendo que são compostas por três consultório sendo sua matriz no Bairro da lapa no estado de São Paulo, consta de um espaço exclusivo para as atividades administrativas. Suas 24 unidades estão distribuídas pela região da grande São Paulo. Após uma análise de avaliação de negócio, constatou-se que o market share (na tradução seria, fatia de mercado) houve uma queda considerável o que causou pequenos prejuízos ao negócio. Na situação que se encontra viu-se a necessidade de um novo projeto que apresente mudanças que sanem os problemas que estão acarretando prejuízo a instituição.

        Com base nas disciplinas Planejamento Estratégico de TI, Modelagem de Sistema da Informação e Segurança da Informação que foram vistas neste bimestre no curso de Gestão da Informação, este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como principal objetivo apresentar novas estratégias empresarial para sanar esses pequenos prejuízos, se obter uma nova modelagem no sistema de informação que atenda melhor às necessidades da Odontopalmeira e uma nova política de segurança da informação para que a confiabilidade e confidencialidade dos dados de clientes e da própria instituição se mantenha em sigilo total.

        

Desenvolvimento

  1. Planejamento Estratégico de TI

Planejamento estratégico é o processo no qual se elaborar a estratégia de uma empresa ou organização e definir como obter sucesso com essa estratégia. Explicando com outras palavras, a empresa olha para a atual situação em que se encontra e faz uma projeção para o futuro, isto é, como ela deseja se encontrar daqui uns anos. Essa visão de longo prazo prevê mudanças que ajudam e favorecem para uma diferenciação de negócio.

Planejar de forma estratégica significa usar os recursos disponíveis no presente de forma eficiente, causando um aumento na produtividade da empresa ou de um indivíduo. Uma gestão crucial em uma empresa é a gestão de tempo, no qual é crucial para qualquer empresa porque ele é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição, mas não podemos deixar de lado a gestão estratégicas relacionadas aos riscos pois também é uma área importante para se levar em conta em uma empresa. Em relação ao planejamento financeiro se estima os meios financeiros que virão a ser necessários para o futuro e manter a empresa e dos funcionários da empresa. Identificando sua missão e valores, juntamente com as metas e objetivos no âmbito pessoal que o indivíduo pretende alcançar.

É possível definir as seguintes etapas do planejamento estratégico:

  1. Definição de valores da empresa, como visão e missão.
    Nesta primeira etapa resgara os valores da empresa, caso a tenha perdido ou esquecido por algum motivo, como também se faz uma visão dela de modo total olhando internamente e externamente e traça uma missão a ser alcançada.

  1. Analise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a empresa.

Nesta próxima etapa se estuda oportunidades de mercado para a empresa poder ter um aumento ou mesmo se está no rumo certo enquanto também se prepara para ameaças de concorrentes que tem ou podem aparecer caso tenha uma mudança de trajetória comparada a atual.

  1. Analise do ambiente interno, mas concretamente as forças e fraquezas da empresa

Após analisar o ambiente externo o próximo passo é analisar o ambiente interno, saber quais as forças que a empresa tem, em que ponto ela é forte e se destaca e do mesmo modo olhar para suas fraquezas e tentar converter isso em uma força, podendo por exemplo usar o método aplicado no ponto em que se destaca e aplicar na fraqueza, para potencializar como um todo e alinhar a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (329.2 Kb)   docx (218.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com