TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE SISTEMA DE CADASTRO DE RESERVAS

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  14.506 Palavras (59 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 59

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia

LARISSA COSTA SARTI ALVES

PROJETO DE SISTEMA DE CADASTRO DE RESERVAS

RIBEIRÃO PRETO - SP

2020

LARISSA COSTA SARTI ALVES

PROJETO DE SISTEMA DE CADASTRO DE RESERVAS

        Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção de título de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.

        Orientador(a): Júlio César Severino.

RIBEIRÃO PRETO - SP

2020

RESUMO

O presente trabalho expões o desenvolvimento de um sistema para o gerenciamento de reservas de equipamentos audiovisuais de um Colégio. O sistema foi desenvolvido por uma empresa de pequeno porte chamada Guru a pedido de um Colégio chamado Vencer Sempre que estava com dificuldades para fazer esse gerenciamento de forma manual acarretando insatisfação por parte de alguns professores que não conseguiam usar os equipamentos disponíveis, além de não conseguir saber ao certo quais equipamentos estariam disponíveis e quais estariam em manutenção.

O sistema foi desenvolvido de forma que os usuários (funcionários do Colégio) possam fazer suas reservas e que o mantenedor do sistema consiga gerenciá-las e gerenciar o estoque de equipamentos. Para isso foi elaborado todo o projeto para o desenvolvimento do sistema desde o seu orçamento, levantamento de necessidades do cliente, elaboração de testes etc. Foi usada a linguagem python para o desenvolvimento do software, para interface o framework kivy e para o armazenamento de dados o banco de dados postgresql.

Palavras-chave: Engenharia de software. Gestão de reservas. Sistemas de informação.

ABSTRACT

The present work exposes the development of a system for the management of audiovisual equipment reserves in a college. The system was developed by a small company called Guru at the request of a College called Vencer Sempre it was difficult to do this management manually, causing dissatisfaction on the part of some teachers who were unable to use the available equipment, in addition to not being able to know for sure what equipment would be available and which would be under maintenance.

The system was developed in such a way that users (College employees) can make their reservations and that the system maintainer is able to manage them and manage the equipment inventory. For this, the entire project for the development of the system was prepared from its budget, survey of customer needs, preparation of tests etc. The python language was used to develop the software, to interface the kivy framework and to store the postgresql database.

Keywords: Software engineering. Reservation manageme. Information sistems.

        

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 MAPEAMENTO E VIABILIDADE ECONÔMICOS        7

3 DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA        9

3.1 Requisitos do sistema        9

3.2 Especificações das interfaces        10

3.3 Metodologia        15

3.4 Roteiro e planejamento de testes.        17

5 FUNDAMENTOS DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS        29

CONCLUSÃO        31

REFERÊNCIAS        32

APÊNDICE A        33

APÊNDICE B        38


1 INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação têm se tornado bastante frequentes atualmente, pois facilitam a vida cotidiana das pessoas.

Segundo Shari Lawrence Pelleger (2004) o software permeia o mundo deixando a vida mais confortável, eficiente e efetiva citando alguns exemplos como programas automáticos para pagar contas de eletricidade, solicitar mantimentos, fazer compras etc. Shari Lawrence Pelleger (2004) ainda ressalta que de tão presente que o software se encontra hoje em dia, as vezes passa despercebido em vários aspectos da vida inclusive em sistemas críticos que afetam a saúde e o bem estar. Daí a importância das boas práticas de programação para garantir que o software faça contribuições positivas.

O Colégio Vencer Sempre disponibiliza equipamentos de informática para seus funcionários, tais como (Data-Shows, Tv com VCR, TV com DVD, Projetor de Slaides, Sistemas de Áudio-Microfone, Caixa Amplificada, NoteBooks, Kits Multimídias etc.), para auxiliar palestras e aulas, alocando-os em salas de aula ou auditórios a pedido antecipado.

Com um sistema de reservas manual, muitos professores não conseguiam fazer o uso dos recursos, devido ao agendamento ineficiente.

O Colégio constatou então que surgia a necessidade de realizar um controle de reservas de forma mais automática e garantida.

Nesse sentido a empresa Guru, que é uma empresa do seguimento de desenvolvimento de softwares foi contratada pelo Colégio Vencer Sempre para automatizar o sistema de reserva de equipamento audiovisuais.

O objetivo geral do trabalho é apresentar um sistema de reservas de equipamentos audiovisuais para o Colégio Vencer Sempre.


2 MAPEAMENTO E VIABILIDADE ECONÔMICOS        

Segundo Francisco Mochón (2007), a economia trabalha com a satisfação de necessidades dos indivíduos e da sociedade, sejam elas materiais (alimento, vestuário, moradia etc.)  ou não materiais (educação, lazer etc.). Para se obter essa satisfação, os membros da sociedade devem desenvolver certas atividades produtivas que irão gerar os bens e serviços para consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com