TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: SISTEMA DE REUSO DE ÁGUA

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAMENTOS DE HIDROSTATICA E CALORIMETRIA

PROJETO: SISTEMA DE REUSO DE AGUA

Captação da agua da chuva – HIDRO CAPTURE

Índice

1.______________________Introdução.

2._________________________Definições e objetivos.

3.____________________________Etapas de desenvolvimento.

1. Introdução

        O foco do nosso trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de um sistema que visa à redução no consumo de agua potável.

        A partir disto foi feito um estudo buscando descobrir as principais formas de desperdício que ocorrem em uma residência ou em outros ambientes. Tempos atrás a escassez de agua não era um tema preocupante, pois parecia um recurso inesgotável, porem estudos apontaram que, em menos de 100 anos, a agua potável poderia se esgotar.

        Foi ai que começaram a aparecer ideias quanto o reuso e a reciclagem da agua, introduzindo o conceito de sustentabilidade. Neste projeto buscamos a diminuição do consumo de agua em residências apenas com um mecanismo simples, mas funcional, para reuso de agua em casos que não necessitam 100% de agua potável, na qual atualmente, é encaminhada após um único uso para esgotos, gerando grande consumo e consequentemente em um grande desperdício.

2. Definições e objetivos

        O sistema residencial HIDRO-CAPTURE consta em um mecanismo simples, que é instalado no telhado em conjunto com as calhas dos beirais capturando toda agua das chuvas e conduzindo a tanques coletores, na qual depois de tratada será reutilizada, visando à economia em seu consumo.

        O projeto oferece o reuso de toda agua proveniente de chuvas, que atualmente correm pelas calhas e é lançada ao esgoto, a agua captada, depois de filtrada, poderá ser utilizada em diversas ocasiões tais como: vasos sanitários, limpezas das areas externas da casa (quintais, calçadas, automóveis) para irrigação de jardins, hortas, até na lavagem de roupas, entre outros.

        O projeto e instalação não trazem grandes complicações, podem ser feitos pela pessoa em particular ou por um profissional no ramo de hidráulica, de forma que os filtros e reservatórios de agua para reuso fiquem bem instalados e acoplados, sem alterar a estética da casa.

        Fazendo-se uma básica estimativa de que cada individuo utilize 35 litros de agua de banho por dia (0,035 metros cúbicos), e que a demanda do vaso sanitário também seja de 35 litros por dia/pessoa, a cidade de Bauru com seus 400.000 habitantes poderia gerar uma economia diária de agua potável de 14.000 m³(400.000 x 0,070 m³ = 28.000 m³), equivalente ao volume de 11.200 piscinas olímpicas.

        Isto com um calculo básico, sem levar em consideração outras situações de consumo negligente, e no caso se for adotado por todos; analisando os dados abaixo veremos que o custo-benefício é bem interessante.

        Consumo médio de agua por pessoa:

4,5 m³ por mês = 4.500 litros por mês = 150 litros por dia

        Consumo médio com banho:

(obs.: chuveiro com vazão media de 3,5 litros por minuto, e banho de +/- 15 minutos).

  • 15 minutos x 3,5 litros 52,5 litros por banho;
  • 52,5 x 30 dias = 1.575 litros por mês = 1.57m³/mês;
  • Isso significa 34,88% do consumo mensal.

Consumo médio com descargas:

(obs.: cada descarga tem vazão de +/- 10 litros).

  • Media de descargas = 5 vezes por dia = 50 litros/dia
  • 50 x 30 = 1500 litros/mês = 1.5m³
  • Isso significa 33.33% do consumo mensal.

Resumindo os cálculos acima, pode-se obter uma media de economia da ordem de ate 35% de agua potável com o sistema HIDRO-CAPTURE.

3. Etapas de desenvolvimento

  • Aquisição dos componentes.

        Os materiais utilizados neste projeto são em sua maioria são comercializados em casa de materiais de construção ou loja de hidráulica, são eles:

Canos para agua p.v.c

 Cotovelos, conexões.

 Tanques de plástico (cinco unidades com140x100x037 acumulara um total de 500 litros cada), feito sob medida.

Filtro de agua (pode ser caseiro).

Presilhas, braçadeiras.

  • Montagem

Deve-se escolher o melhor local para a montagem dos reservatórios e seus componentes (filtro, bomba d’água, cano de extrusão).

  • Instalação

        A medida de todos os materiais vai depender da residência em particular, da espessura de saída de sua calha, o comprimento de seu muro, o local escolhido para os reservatórios etc.. Verifique se os pontos de saída (torneiras) para o reuso serão instaladas externamente ou internamente nos muros ou locais escolhidos.

(obs. Se a residência não possuir calhas em seu telhado, não será possível a instalação deste equipamento)

        A quantidade de tanques de plástico vai variar de acordo com seu consumo, é proposto sob medida, pois tanques retangulares ocupam  menos espaço que os circulares, o filtro pode ser um caseiro desde que não deixe passar nenhum resíduo.

  • O reuso da agua

A agua depois de filtrada no primeiro reservatório passara para os seguintes e estará

pronta para o uso, deve-se encaminha-la para pontos específicos que o cliente terá escolhido como: torneiras, caixa d’água reserva, entre outros.

        

2° Etapa trabalho reuso de água

Índice

1._____________Sustentabilidade.

2._____________Descrição e análise.

3._____________ Proposta de soluções e suas justificativas.

4._____________Considerações.

1-A questão “Sustentabilidade”

De um modo geral durante os meses de verão, em todo o Estado de São Paulo, o volume total de chuva mensal oscila entre 180 e 340 mm.

Com um volume médio de chuvas em Bauru de 1300,00 mm  por ano e tendo instalado o projeto em questão, pode-se obter uma grande captação de água e com isso gerar uma enorme economia, um grande passo em direção à sustentabilidade. Existem varias ideias e formas de contribuir com nosso meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com