TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA RESERVA DE EQUIPAMENTOS DE AUDIVISUAL

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar V

Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA RESERVA DE EQUIPAMENTOS DE AUDIVISUAL

CUBATÃO - SÃO PAULO

2021

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA RESERVA DE EQUIPAMENTOS DE AUDIVISUAL

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.

CUBATÃO - SÃO PAULO

2021

RESUMO

O presente projeto tem como intuito o estudo e desenvolvimento de um sistema capaz de auxiliar o processo de reservas de equipamentos audiovisuais do Colégio Vencer Sempre aos seus professores colaboradores, que até então era feito manualmente de forma lenta e ineficaz, usando sempre conhecimentos técnicos em Engenharia de Software a fim de encontrar a melhor metodologia que se aplicará no processo do desenvolvimento, visando atender as Normas de Qualidade, a ISO/IEC 9126, para avaliar a efetividade da implantação do sistema. Aqui será exemplificado todo funcionamento das telas do software, como: Tela de cadastro de usuário; Campos de pesquisa; Equipamentos disponíveis; Entrada e saída de dados em geral. Sendo desenvolvido na linguagem de programação C# usando o paradigma de orientação a objetos, também será explicado e exemplificado a construção das classes e métodos que compõem o Software.

Palavras-chave: Controle de reservas. Engenharia de Software. Desenvolvimento.

ABSTRACT

The present project aims to study and develop a system capable of assisting the audiovisual equipment reservation process of School Vencer Sempre to its collaborating teachers, which until then was done manually in a slow and ineffective manner, always using technical knowledge in Engineering Software in order to find the best methodology that will be applied in the development process, aiming to meet the Quality Standards, ISO / IEC 9126, to evaluate the effectiveness of the system implementation. Here all the functioning of the software screens will be exemplified, such as: User registration screen; Research fields; Available equipment; Input and output of data in general. As well as the construction of the classes and methods that make up the Software will also be explained.

Keywords: Reservation control. Software Engineering. Development.

SUMÁRIO

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVO        6

2.1        Objetivo geral        6

2.2        Objetivos específicos        6

3.        VIABILIDADE ECONOMICA        7

4.        PROTÓTIPO DE INTERFACES        8

4.1        Tela de Login:        8

4.2        Tela inicial do programa:        9

4.3        Tela de cadastro de novo usuário/funcionário/colaborador:        9

4.4        Tela de pesquisa:        10

4.5        Tela de erro:        10

4.6        Avaliação de usabilidade da Interface        11

5.        PROGRAMAÇÂO ORIENTADA A OBJETOS        11

5.1        Classes        11

5.1.1        Classes herdeiras        11

5.2        Objetos:        12

5.3        Herança        12

5.4        Polimorfismo        13

6.        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Soluções tecnológicas são a chave para o sucesso em um mundo cada vez mais voltado para o digital. O seu uso otimiza processos, agrega valor, ajuda na sustentabilidade e contribuem para o crescimento de negócios e instituições, auxiliando desde a parte de recursos humanos e logística de uma empresa até em transações financeiras. Dessa forma, organizações e empresas que ainda realizam suas rotinas da mesma forma que eram realizadas a dez ou vinte anos atrás possuem uma defasagem competitiva e de eficiência com relação as que aplicam tais soluções no seu dia a dia.

Nesse contexto, as startups de tecnologia tem papel fundamental nessa mudança de paradigma, entre o antigo e o moderno, que normalmente é visto como um desafio para os gestores de empresas em geral. Essas startups tem como principal papel repensar modelos de negócios já existentes, inserindo tecnologia e inovação, tornando-os realmente eficientes e adaptados consumidores e clientes cada vez mais exigentes.

Compreendendo a necessidade de se adequar aos tempos modernos, o colégio Vencer Sempre contratou a nossa empresa desenvolvedora de software para o desenvolvimento de um sistema de reserva de equipamentos audiovisuais, tais como: data-shows, aparelhos de DVD, televisões, projetores, caixas de som e outros kits multimídias, que são utilizados como ferramentas de apoio pelos colaboradores do colégio em suas aulas e palestras.

Atualmente o sistema para a reservas desses equipamentos audiovisuais é realizada manualmente. A ineficiência desse processo gera problemas como equipamentos não estarem disponíveis quando deveriam estar, mal-uso e extravio de equipamentos, entre outros. Assim, este trabalho descreve os passos para a implementação do novo sistema e aspectos técnicos que respaldam os procedimentos adotados, apresenta a viabilidade econômica do projeto e define a melhor metodologia quanto às normas de qualidade.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (324.6 Kb)   docx (121.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com