TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UM TERMINAL DE COMPUTADOR PARA A DIVULGACAO DE INFORMACOES SOBRE A FEBRE AMARELA

Por:   •  7/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

DANIEL CALOMENI MOTTA

JOSELAINE RODRIGUES DE OLIVEIRA

RAISSA MONTENEGRO GOMES

RA 1816366

RA 1813629

RA 1816380

PROJETO DE UM TERMINAL DE COMPUTADOR PARA A DIVULGACAO DE INFORMACOES SOBRE A FEBRE AMARELA

PIM I

BRASILIA, DF

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

DANIEL CALOMENI MOTTA

JOSELAINE RODRIGUES DE OLIVEIRA

RAISSA MONTENEGRO GOMES

RA 1816366

RA 1813629

RA 1816380

PROJETO DE UM TERMINAL DE COMPUTADOR PARA A DIVULGACAO DE INFORMACOES SOBRE A FEBRE AMARELA

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado à Universidade Paulista – UNIP

BRASILIA, DF

2018

RESUMO

O presente trabalho tem a intenção de desenvolver um projeto de terminal de computador visando divulgar informações acerca da febre amarela em escolas de rede pública. Pontuando e esclarecendo certos aspectos ainda desconhecidos e desmistificando falsas informações.

Palavras-chave:  febre amarela-acesso a informação

ABSTRACT

The present work intends to develop a computer terminal project to disseminate information about yellow fever in public schools. Punctuating and clarifying certain aspects still unknown and demystifying false information.

Keywords: yellow fever–information access

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO                                                                                05

2.FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS                                 06

3.LÓGICA                                                                                        07

4.ESTATÍSTICA                                                                                08

5.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL                                                13

6.CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                16

7.REFERÊNCIAS                                                                                17



1. INTRODUÇÃO

O surto de febre amarela em alguns Estados do Brasil tem provocado uma corrida da população aos postos de saúde em busca de vacina. Entretanto, a falta de informação e a disseminação de notícias falsas, principalmente por mídias sociais tem causado transtorno.

Em um momento tão importante para a saúde da população várias notícias falsas dificultam a adesão a vacinação contra a febre amarela.

Os boatos, como fonte de informações concorrentes com aquelas oficiais sempre existiram e fazem parte da comunicação da população produzindo práticas de difamação e trazendo desconfianças as instituições.

Nesse cenário, numa estratégia de comunicação e disseminação de informação mais locais, é mais eficaz do que a comunicação em massa.

Portanto esse projeto visa a instalação de um sistema de terminais de computadores, em escolas públicas locais, para a disseminação do conhecimento de fontes oficiais, não só para as futuras gerações, mas também para professores e funcionários bem como toda população dos estados onde a vacinação para a febre amarela é recomendada, aproveitando-se desse sistema para introduzir no cotidiano das populações a idéia de desenvolvimento sustentável.

Uma vez instalado o sistema poderá ser utilizado no futuro para a disseminação de futuros projetos na área de saúde ou correlatos.


2.FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

O sistema operacional é a parte logica que controla todo hardware e cabe a ele executar as tarefas necessárias para o uso dos componentes físicos do computador.

Podemos sumarizar em duas palavras chaves os objetivos básicos de um sistema operacional: abstração e gerência.

A compreensão dos sistemas operacionais nos permite entender toda a lógica do sistema. Com essa compreensão podemos entender qual a melhor forma de administrar o nosso sistema computacional como quais as razoes na demora dos processamentos e como evitá-las.

Para o projeto utilizaremos o sistema operacional Windows 10 o qual uma atualização foi recentemente lançada pela Microsoft, a Build 16176, que promete reduzir o consumo de energia do sistema operacional.

Esse novo recurso, chamado de Power Throttling (limitação de potência, em tradução literal), tem capacidade de gerenciar melhor as tarefas em segundo plano e aumentar a eficiência do consumo de energia. Quando ativado, o sistema faz uma avaliação dos processos que estão em execução e consegue definir quais processos são mais importantes no momento e quais podem continuar operando em segundo plano fazendo assim um melhor aproveitamento e distinção ao definir qual deve receber mais poder de processamento.

Apesar do Windows 10 apresentar como desvantagem a segurança por ser o sistema operacional mais utilizado e possuir o código fonte fechado, impossibilitando assim sua livre utilização e construção. Iremos integrar na plataforma do sistema utilizado um software antivírus para proteção dos usuários e os custos do sistema operacional serão compensados com a economia de energia elétrica.

De acordo com a Microsoft os testes realizados com esse novo modo de energia, foi possível economizar cerca de 11% de gasto energético. Quando tal recurso, o power Throtting, estava ativado a tarefa principal é realizada com menos gasto energético e mais rapidamente trazendo assim uma melhor eficiência do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (377.3 Kb)   docx (183.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com