TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINAL DE COMPUTADORES SOBRE INFORMAÇÕES EM PARQUES URBANOS

Por:   •  27/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 16

TERMINAL DE COMPUTADORES SOBRE INFORMAÇÕES EM PARQUES URBANOS

PIM I

ÁGUAS DE LINDÓIA 2020

TERMINAL DE COMPUTADORES SOBRE INFORMAÇÕES EM PARQUES URBANOS

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I apresentado para a conclusão do 1° bimestre do curso de Gestão de Tecnologia da Informação , da Universidade Paulista - Unip. Orientado por : Antônio Palmeira

ÁGUAS DE LINDÓIA 2020

RESUMO

Este projeto visa fornecer terminais de autoatendimento para turistas e frequentadores de parques urbanos, trata-se de um terminal informativo onde os usuários do local poderá encontrar diversas informações interativas. Apresentando localizações de todas as atividades e locais existentes no parque, desde sanitários, praça de alimentação, área de lazer, esportes e eventos culturais que estão acontecendo ou que irão acontecer, ainda podendo ser acessado regras de uso do local e práticas de sustentabilidade no parque. No decorrer do projeto será inserido no contexto as seguintes disciplinas: Estatística onde será apresentado gráficos , tamanho de amostras, tabelas e cálculos estatísticos referente ao número de parques urbanos no Brasil; Na disciplina de Lógica será apresentado argumentações válidas e sofismas relacionado aos dados coletados; Em Fundamentos de Sistemas Operacionais será relatado vantagens e desvantagens dos Sistemas Operacionais e suas características técnicas; Em Desenvolvimento Sustentável será abordado  sobre economia de energia elétrica no uso de computadores.

Palavras-chave: autoatendimento, informativo, parques urbanos, computadores.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        01

  1. TERMINAIS URBANOS        01
  2. Especificações técnicas dos terminais        02
  3. Especificações físicas dos terminais        03
  1. Estatística        04
  2. Índice de pesquisa de parques        05

4.0 Lógica        07

  1. Fundamentos dos Sistemas Operacionais        07
  2. Batch (de lote)        07
  3. De rede        08
  4. Distribuídos        08
  5. Multiusuário e multitarefas        08
  6. Desktop        09
  7. Servidor        09
  8. Embarcados        10
  9. Tempo real        10
  10. De computadores de grande porte        11
  11. Multiprocessadores        11
  12. Portáteis        11
  13. Multiprocessadores        11

5.11 Portáteis        11

6.0 Desenvolvimento sustentável        12

  1. REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

Os parques urbanos está cada vez mais se tornando um ambiente em que as pessoas tem procurado no seu dia a dia, tanto para práticas de esportes em quadras esportivas, caminhadas ou até mesmo para apenas relaxar. Na maioria das vezes por esses parques terem área consideravelmente grande, algumas pessoas por não estarem habituadas com o ambiente podem por vezes ficar perdidas ou até mesmo perder alguma atração que esteja ocorrendo em determinado ambiente.

Para a realização desse projeto foi feito pesquisas bibliográficas, no intuito de coletar os dados necessários. Para que o projeto fosse elaborado, foi selecionado um parque urbano no estado de Minas Gerais. O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que conta com 182 mil m² de área, com diversas atividades culturais e esportivas.

O projeto foi desenvolvido a fim de propor meios tecnológicos para que os frequentadores possam com facilidade e de forma rápida encontrar os locais dos eventos esportivos e conhecer os recursos culturais e ambientais do parque. Além do atender as necessidades dos usuários do parque este terminal denominado “Portal Parque” de informações, não requer de conhecimentos técnicos para seu uso.

  1. Terminal interativo

O projeto desenvolvido é um terminal de atendimento interativo, que terá como principal funcionalidade a interatividade com os usuários do parque, para mantê-los informados sobre todas as atividades e estruturas.

Desta forma, uma das principais funções deste equipamento será a entrada de dados , e o motivo pelo qual essa é uma das principais atividades, se dá, pelo fato de que o usuário irá interagir diretamente com os dispositivos (entrada de dados) para ter acesso as informações que estão sendo disponibilizadas.

  1. Especificações técnicas dos terminais

Para atingir os objetivos propostos nesse projeto, foi necessário construir a plataforma de hardware, de acordo com alguns critérios chave: facilidade de instalação e manutenção, comodidade nos transporte e no uso, baixo consumo de energia, matéria prima renovável e eficiência no uso do espaço.

Assim foi selecionado as seguintes configurações: Sendo eles uma placa mãe, um HD de 500GB(disco rígido), um módulo de memória de 4GB, um monitor de 19 polegadas, uma micro câmera de 5 megapixels de resolução.

Como todos esses dispositivos possuem tamanhos e furações padronizados, terá a flexibilidade de escolher entre as marcar de maior confiabilidade, disponibilidade e relação custo beneficio dentre as opções de marcas que são distribuídas pelos fornecedores.

Com relação ao Sistema Operacional utilizado em nosso projeto, foi optado por um sistema operacional 64 bits, multiusuário e multitarefa, Windows 10 Professional do fabricante Microsoft. Esse sistema operacional possui em suas funções um excelente suporte a interatividade através do toque. Além disso, o Windows 10 possui uma grande variedade de drivers de periféricos, hardware, e dispositivos de entrada e saída, recurso indispensável em um terminal interativo; uma vez que possa se fazer necessária a substituição de determinados modelos e marcas de hardware ao longo da vida útil do terminal interativo, assim garantiremos que qualquer possível novo hardware seja suportado pelo sistema operacional sendo utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (339.5 Kb)   docx (176.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com