TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção e Anatomia do Conhecer

Por:   •  14/4/2017  •  Resenha  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Oficina – Percepção e Anatomia do Conhecer

  1. O que é técnica, o que é filosofia, o que é ciência?
  2. Que características da era do conhecimento estão alterando a relação do trabalhador com o desenvolvimento do trabalho?
  3. Que relações você estabelece entre técnica e instrumento tecnológico na era do artesão, do trabalhador industrial e do trabalhador do conhecimento?
  4. O que é conhecimento tácito e conhecimento explícito? Qual a importância do conhecimento tácito na introdução das inovações tecnológicas?
  5. O que é desenvolvimento endógeno?
  6. Que diferença você estabeleceria entre crescimento econômico e desenvolvimento humano? Que importância isso pode ter numa visão de longo prazo?
  7. Crie um conjunto de questões novas sobre aspectos ou citações que chamaram sua atenção neste assunto ou nas suas relações com a realidade.

Uma reflexão filosófica sobre a sua área de atuação

Objetivo - Apresentar e discutir uma reflexão sobre aspectos da atualidade em sua área de atuação, com destaque para a forma como a aplicação dos instrumentos de Tecnologia da Informação e a era do conhecimento têm afetado as relações, os fluxos de informação e o processo decisório.

  • Defina sucintamente a sua área de atuação, ou a organização a que você está ligado?

Minha área de atuação está principalmente relacionada com a qualidade de software. Atuando em cenários não previstos em projeto, erros sistêmicos e melhoria/acréscimo de funcionalidade de ferramentas da empresa.

  • Que características a passagem da era industrial para a era do conhecimento provoca na sua área de atuação?

Com a liberdade na minha área de atuação, faz-se necessário o conhecimento da maior parte possível do sistema e do negócio. Evitando ferir regras e procedimentos que trariam conseqüências negativas para a área e para o negócio. Em comparação com a realidade da era industrial quando as tarefas eram mais mecanizadas (repetitivas) e, por mais que relevantes ao negócio, era de certo transparente para o colaborador.

  • Que mudanças a tecnologia determina na sua área de atuação?

A tecnologia otimiza os processos, gerando oportunidades de melhoria e de tornar o fluxo do negócio mais ágil. Em paralelo possibilita à empresa agilidade nas ações de mercado.

  • Que aspectos prevalecem: a) aspectos teóricos obrigando a um estudo permanente ou b) aspectos práticos obrigando a um permanente experimentar?

Prevalecem aspectos práticos.

  • Em que medida o conhecimento é importante em relação ao capital como meio de produção na sua área de atuação? (Capital Intelectual e Capital Financeiro)

  • Como pode ser o novo perceber?

Uma atividade mais adaptativa, ora observada, ora vivenciada.

  • Enumere cinco grandes questões que são enfrentadas neste momento, na sua área de atuação.

Possibilitar agilidade nas decisões de negócio.

Resolver problemas existentes que impactam o negócio.

Melhorar a qualidade das novas ferramentas desenvolvidas baseado em experiências anteriores.

Integrar melhor as áreas envolvidas.

Unificar ao máximo ferramentas e equipes de propósito similares.

  • Que aspectos você percebe se esgotando? Que contradições você percebe emergindo? Que oportunidades você antevê que surgirão?

Percebo cada vez mais que os profissionais avessos à mudança perdem espaço.

Enquanto as empresas ficam mais especializadas os profissionais ficam mais abrangentes em conhecimento.

Vejo que cada vez mais surgirão oportunidades gerenciais para funcionários que conheçam o processo do negócio.

Prof Ritto

  1. Resposta: Técnica é a maneira de saber fazer algo, maneira de agir ou método. Filosofia consiste no conjunto de concepções acerca do homem, da natureza e da realidade. Ciência é o processo utilizado pelo homem para relacionar-se com a natureza a fim de gerar um entendimento sobre algo; porém, só o que é comprovado por meio de demonstrações ou experimentos é aceito como ciência.
  1. Resposta: As exigências por agilidade e fluidez na execução das ações propostas, por conta da velocidade com que se tem de cumprir as atividades relativas ao trabalho, faz com que o desenvolvimento do trabalho aconteça com o mínimo de condições de aprendizado para o trabalhador. Cada vez mais é preciso dominar um campo maior de conhecimento a fim de atender às cobranças do mundo do trabalho.
  1. Resposta: Enquanto se observa um retorno à era do artesão no que diz respeito a técnica utilizada, os instrumentos tecnológicos avançam em função das exigências de mercado por agilidade e capacidade de atender às demandas dos clientes finais.
  1. Resposta: Conhecimento tácito é aquele aprendido ao longo da vida através da experiência; é o conhecimento que não se manifesta convencionalmente, em geral está subentendido. Já o conhecimento explícito é aquele conhecimento preciso, já formalizado de alguma maneira (por exemplo, os conhecimentos contidos nos livros); enunciado com clareza. É importante, pois proporciona melhor entendimento da tecnologia e das circunstâncias devido ao conhecimento adquirido por meio de experiências.
  1. Resposta: É um processo de crescimento que implica no progresso da atividade a que se propõe e ainda no desenvolvimento humano.
  1. Resposta: Crescimento econômico pode ser definido o aumento sustentado de uma unidade econômica durante um ou vários períodos. A sua avaliação faz-se através da análise de índices como Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto(PNB). O termo crescimento já distingue-se do termo desenvolvimento por significar um aumento quantitativo e não qualitativo. O crescimento econômico não tem necessariamente a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a vida dos seus cidadãos através de um aumento de bens com os que pode satisfazer suas necessidades básicas e complementares, e a criação de um entorno que respeite os direitos humanos de todos os elos. Uma visão de longo prazo tem importâncias distintas, considerando os prismas de observação. Ideologicamente a busca por uma combinação de crescimento econômico e desenvolvimento humano teoriza uma situação perfeita, observando os objetivos das variadas esferas da sociedade e sua qualidade de vida e do estado como organismo vivo saudável e bem posicionado entre os demais similares.
  1. Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com