TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio e Pmo Gerenciamento de Portfolio e PMO

Por:   •  20/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gerenciamento de Portfolio e PMO

Módulo: Gerenciamento de Portfolio e PMO

Aluno:

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

A empresa Argo Menthor é uma empresa do setor de pesquisa bioquímica, reconhecida mundialmente, sendo considerada uma das empresas mais competitivas do mercado, mais importante e inovadora. Hoje, é considerada uma empresa líder em seu mercado de atuação (pesquisa e lançamento de novos compostos utilizáveis na indústria farmacêutica, cosmética e agrícola).

O EGP (Escrítório de Gerenciamento de projetos), para a Argo Menthor é de extrema importância, pois esse departamento é responsável por definir e manter os padrões de gerenciamento de projetos de uma empresa, são padrões reconhecidos universalmente pelo PMKBok. Portanto, o EGP, é a ferramenta utilizada para garantir as melhores práticas do gerenciamento de projetos e combinado com a gestão de portifólio, realizar os projetos certos na hora certa. A implantação desta área, contribui para o alinhar os objetivos dos projetos com os objetivos da organização.

A gestão de projetos para a Argo Menthor é de extrema importância, pois por se tratar de uma empresa inovadora no setor que busca em sua missão soluções bioqUímicas que ainda não tenham sido atendidas pelo mercado e que sejam de interesse também, portanto a gestão de portifólio deve ser conduzida por um gerente sênior uma vez que o mercado é dinâmico e o que mantém a empresa ativa no mercado são os diversos projetos. Portanto, a gestão de projetos com foco na missão da empresa, é relevante para que possam garantir que a empresa invista em projetos certeiros, e para que possam alcançar o objetivo: levar ao mercado soluções inivadores e de interesse dos mesmos.

No desenvolvimento, iremos acompanhar as funções do PMO de acordo com os objetivos propostos pelo CEO e pelo diretor presidente da empresa.

Desenvolvimento – identificação das funções do PMO que podem contribuir para o alcance dos quatro objetivos estratégicos estabelecidos para a nova área de projetos da Argo Menthor.

O Diretor-Presidente da Argo Menthor e o CEO da empresa Jason Higgins, solicittaram o desenvolvimento de um rigoroso processo de gerenciamento de portfólio, para que pudessem atingir os objetivos listados abaixo:

[pic 1]

Com isso, sr. Jason Higgins, solicitou o desenvolvimento de   gerenciamento do  portfólio   na   companhia,  com a intensão  de otimizar o alinhamento entre os projetos e às estratégias da empresa para alcançar os objetivos da organização.

Foi formado um comitê Comitê de Governança de Portfólio (CGP) com quatro com quatro membros: o Diretor Financeiro Max Johanson, a Diretora de Recursos Humanos Natacha Barth, o Diretor de Sistemas de Informação Sebastian Lommez, e Kimberly Parker, que ocupará o cargo de Diretora de Projetos

Essa solicitação para implantar o EGP, ajuda no amadurecimento   das   organizações   tanto   no gerenciamento de projetos e com o gerenciamento de porfólio. E de acordo com a missão da empresa, conseguimos alcançar o desempenho, não apenas por ganho de eficiência em cada projeto, mas também a sinergia da relação dos projetos e também a relação de cada projeto com a estratégia da organização.

  • Para o objetivo do aumento de receita:

Avaliar por meio de ferramenta técnica escolhida pela empresa, a priorização portifólio de projetos, resultados e risco, combinar o melhor conjunto dentro do orçamento estimado.

Com isso, priorizar os melhores projetos para a empresa naquele momento, uma vez que se trata de um mercado muito dinâmico, deve-se revisitar essa prioridade com uma certa frequência.

Em conjunto com escolha dos projetos, é a alocação de recursos em um ou mais projetos, com isso também conseguimos ter uma melhor rentabilidade nos projetos, uma vez que tratam-se de projetos com objetivos em comum: atender a indústria química.

  • Aumentar o índice de lucratividade dos projetos:

Deve-se entender o projeto etapas, desenvolver a equipe e ter processos sólidos dentro de cada área de projetos. Seguie as boas práticas do PMbok e medir ao longo dos projetos, para que as falhas de processos possam ser identificadas e revistas, evitando assim que elas voltem a ocorrer. Com isso, os KPIs dos projetos possam ser elevados.  

  • Melhorar o índice de satisfação dos clientes:

É de extrema importância, alinhar a expectativas de entrega ao cliente, através de comunicação clara do produto final, através do termo de abertura de projetos, nele deve estar explicitado toda a entrega detalhada. É de extrema importância, escutar o cliente após a entrega para também poder melhorar a qualidade das entregas e produtos dos clientes. Essa função do time de projetos deve ser canalizada como lições aprendidas e ser implementada nos novos projetos e termo de abertura.

  • Melhorar o índice de satisfação dos Colaboradores:

Uma equipe motivada, alinhada, próxima é de extrema importância. Para que atinja esse objetivo, pois sem uma equipe não há projetos e não há entrega, é importante que haja um gerenciamento de recursos são as etapas que permitem identificar, adquirir, gerenciar e treinar os recursos necessários para concluir bem um projeto. O gerenciamento de recursos realizado de forma planejada, produz otimização e eficiência afim de falhas, ser transparente e fornecer uma rede de segurança durante a execução do projeto.

Considerações finais

Avaliando os objetivos da argo menthor, identificamos que é necessário a implantação do EGP, afim de seguir as boas praticas do PMBOK e atingir os resultados esperados.

Para conseguirmos os resultados esperados para a Argo Menthor é necessário implantação de alguns processos bem definidos,

•        Desenvolver e implementar metodologia padrão e controlar o desempenho de projetos, definida e formalizada entre todos envolvidos no escritório de projetos;

•        Combinar, identificar e priorizar os melhores projetos que alcancem o resultado da empresa.

•        Desenvolver equipe e para os projetos e promover treinamentos;

Referências bibliográficas

Almeida, Norberto de Oliveira

Gerenciamento de portfólio e PMO / Norberto de Oliveira Almeida. – Rio de Janeiro : FGV

Editora, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com