TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Gerenciamento de Portfolio e PMO

Por:   •  26/11/2023  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento de Portfolio e PMO

Turma: 1023-3

Nome: Kesley Vieira Caldeira

ROL 01

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Nessa disciplina iremos aprender a desenvolver a visão estratégica, olhar todos os projetos de cima, aprender a definir qual o melhor projeto para a empresa ou instituição, uma visão mais de governança do que de gestão de projetos. As metas das empresam saem das visões e das missões dela, a visão diz respeito ao “o que queremos ser?” E a missão “por que existimos?” O que define o portfólio de projetos são os projetos que estão alinhados a estratégia da empresa, seja a curto, médio e longo prazo.

Portfólio é um conjunto de projetos e programas alinhados as estratégias. Para entender os pilares da gestão de portfólios é preciso entender o papel da governança de portfólio, a principal função é dar diretrizes para a escolha do melhor projeto antes de avaliar projeto por projeto baseado nas missões, visões e valores, etc. A gestão de portfólio é um processo que pode ocorrer dentro do PMO ou fora. A governança de portfólio fornece as diretrizes baseada em metodologia, tendo pessoas capacitadas e tendo um sistema de informação de gerenciamento de portfólio parrudo. Em resumo, nos projetos deve-se olhar as atividades daquele projeto, já para a visão de um gerente de portfólio é necessário olhar os projetos em geral.

O PMO não é o gerente de projeto, mas sim o escritório de projetos, o PMO gerencia vários projetos, faz contratação de gerentes e alocam nos projetos, faz treinamento, ou seja, umas das funções é fazer atividades relacionadas a recursos humanos voltados a gerente de projetos. Os escritórios de projetos têm vários níveis, podendo ser básicos ou mais complexos. Em suma, a alta direção define as estratégias e metas da empresa, o escritório de projetos incorpora essas estratégias e faz o acompanhamento de projetos de forma organizada. O PMO também pode seguir o conceito de agilidade.

O VMO é um escritório de gerenciamento de valor, ele vem para agregar valor, é uma área que analisa com mais detalhes a viabilidade técnica financeira do projeto, para trazer melhoria de resultado, redução de custos, dentro outros pontos e melhoria. É importante que se tenham pessoas diferentes para gerenciar as entregas (PMO) e outra para gerenciar os valores (VMO).  

O portfólio híbrido (adaptativo e preditivo) usa conceitos de agilidade e pensando enxuto no gerenciamento do portfólio.

Tema 1B: Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP)

PMO é uma estrutura organizacional que centraliza funções de gestão de projetos, pode ser um departamento, um grupo ou uma área. O PMO pode ser estratégico, aquele que cria políticas, estratégias, regras, etc. o PMO pode ser também departamentais, que a partir de orientações do PMO estratégico define e determina as metodologias dos projetos do seu respectivo departamento.

Tema 1D: Value Management Office (VMO)

É uma estrutura formal ou informal que presta serviços relacionados a geração continua de valor para a organização com foco no cliente, com o objetivo de melhorar os resultados, reduzir os custos, priorizar as iniciativas e a criação da mentalidade para gerar valor.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (983.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com