TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Portfolio e PMO

Por:   •  25/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gerenciamento de Portfólio

Módulo: Todos

Aluno: Poliana de Souza Silva

Turma: PGO_GPPMOPOSEAD-36_11042022

Tarefa: Mostrar a importância do PMO e objetivos alcançados com a utilização

Introdução

É notavél que nos últimos anos tem crescido os números de desafios encontrados pelas grandes organizações no mercado. Os concorrentes tem aumentado e se adequado às novas exigências dos clientes. Com essas mudanças e os avanços da técnologia as empresas vem investindo e  procurando por melhorias de processos para um melhor resultado.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) vem alcançando toda à necessidade que a organização necessita, pois oferece padronizações, métodos e ferramentas, governança e pessoas para solução e desafios internos de uma empresa.

Existe  um  consenso   geral  de  que  a  implementação do gerenciamento de projetos

por  meio da  utilização de  processos  potencializa  as chances de êxito, pois, além de

emprestar racionalidade ao sistema, possibilita agrupar o conjunto de entradas, saídas,

ferramentas  e técnicas  utilizadas  durante  o ciclo   de  vida  do  empreendimento, de  

acordo com a  especificidade e o  objetivo  das ações  de gerenciamento a serem

desenvolvidas .  (VALLE,  2014,   p . 37)

Quando uma empresa passa a utilizar o PMO, os ganhos são diversos. Passa a ter um processo mais eficiente e eficaz, o planejamento e utilização de recursos melhorados, um projeto mais rentavél, um desenvolvimento no trabalho do Gerente de Projetos, a potencialização dos processos.

A tendência do Argo Menthor é ter uma equipe composta por colaboradores inteligentes emocionalmente e de know-how. Tendo ainda como obstinação do CEO em ajustar os projetos ao objetivo da empresas e desenvolver o gerenciamento de portfólio.

Desenvolvimento – identificação das funções do PMO que podem contribuir para o alcance dos quatro objetivos estratégicos estabelecidos para a nova área de projetos da Argo Menthor.

A Argo Menthor é uma organização que se preocupa primeiramente com a saúde humana, e é por causa desta preocupação que estamos atuando em vários países buscando aprimorar e inovar no setor de bioquímica. Como o objetivo em destacar perantes os concorrentes e atender cada vez melhor nossos clientes, a Argo Menthor passou a inverstir rigorosamente no Gerenciamento de Portfólio. E será abordado mais ao decorrer do projeto a forma e o alcance dos objetivos com essa implementação.

Na tabela abaixo, seguem os principais objetivos solicitado pela Argo Menthor.

Objetivo Estratégico

Patrocinador

Aumentar a receita com os projetos

Diretor Financeiro - Max Johanson

Aumentar o índice de lucratividade dos projetos

Diretora de Projetos - Kimberly Parker

Melhorar o índice de satisfação dos clientes

Diretor de Sistemas de Informação - Sebastian Lommez

Melhorar o índice de satisfação dos colaboradores

Diretora de RH - Natacha Barth

Segundo ALMEIDA (2017), os objetivos do EGP “ devem ser estabelecidos com base na sua missão, visão e objetivos a serem autorizados e nos benefícios definidos sempre como prioridade.”

ALMEIDA (2017), ainda cita a pesquisa de Aubry e colaboradores (2007) que identificaram 27 funções exercicidas pelos EGPs. É através do benchmarking que é definido a melhor função para ser utilizada. Com isso foram divididas em 4 grandes pliares:

- Práticas de gestão:

Nortear revisões pós- gerenciamento de projetos.

-Técnologia:

Criação e desenvolvimento de sistema para coleta, análise, distribuiação e armazenamento de dados.

-Capacitação:

Destinar recursos para o os projetos

-Governança:

Funções responsavéis pelo gerenciamento do projeto, garantindo a melhor utilização dos recursos.

A seguir será direcionado os objetivos organizaional da Argo Mathor:

Aumentar a receita com os projetos:

Para se obter o que foi projetado, é importante o controle e monitoramento de todo o desempenho, pois o não acompanhamento pode acarretar no atraso e discrepância nos valores. A criação de um quadro estratégico, para evitar a perda de receita. Como o gerenciamento de projetos abrange todos os objetivos estratégicos, é importante promever a implementação e o aprimoramento para tal.

Aumentar o índice de lucratividade dos projetos:

A alocação de recurso entre o projeto, pode auxiliar no aumento do índice da lucratividade. Desenvolver e implementar metodologia padrão para melhorar o controle do retorno realizado e ao retorno planejado. Criar um gerenciamento em relação ao stakeholders dos projetos.

Melhorar o índice de satisfação dos clientes:

Implementar um canal para feedbacks para os clientes, com níveis de satisfação e pontos de melhorias, além de auditorias por período em relação a qualidade do atendimento e do produto. Investir em pessoas qualificadas ao atendimento ao clientes e oferecer para o colaboradores treinamentos para excelência.

Melhorar o índice de satisfação dos colaboradores:

Oferecer para os colaboradores plano carreira, fazer semestralmente uma reunião do colaborador com o seu gestor para feedbacks. Dar treinamentos e suporte para os colaboradores evitando um alto índice de turnover. Dar o poder de decisão aos colaboradores, deixando que ele faça parte do projeto e desenvolvendo futuros líderes.

Considerações finais

Foi possível observar as inumeras melhorias que o o uso do escritório de projetos pode trazer para organizações, principalmente para Argo Menthor. É notório que quando se fala em PMO uma das áreas cruciais é a gestão de portfólio, para que possa atingir as metas, objetivos e o crescimentos das organizações. Além de tornar uma empresa mais preparada para o mercado e com amadurecimento para encarar novos desáfios que a Globalização tem trazido cada vez mais para o mercado.

Referências bibliográficas

ALMEIDA,   Norberto   de   Oliveira.   Gerenciamento   de   portfólio   e   PMO.   Rio   de   Janeiro:FGV Editora, 2017

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK 6ª. Ed. –

EUA: Project  Management Institute, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (224.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com