TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Cobit

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

...............................................................................................................................

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – GOVERNANÇA DE T.I

ALINE CRISTINE BARBOSA – 251702012

RHANYEL GUILHERME FERRAZ – 226142014

THYAGO GALVÃO – 313042011

PORTFÓLIO

Governança de T.I - Cobit

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

ALINE CRISTINE BARBOSA – 251702012

RHANYEL GUILHERME FERRAZ – 226142014

THYAGO GALVÃO – 313042011

PORTFÓLIO

Governança de T.I - Cobit

Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina  Governança de T.I - COBIT.

Prof.  Rodrigo Rodrigues

Guarulhos

2015

[pic 2]

1. O Modelo COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é aplicável a empresas de pequeno, médio e grande porte? Justifique a resposta com seu entendimento/ “suas palavras”.

O Cobir possui 4 domínios (Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entrega e Suporte e Monitorar e Avaliar) que auxiliam gerentes de T.I e gerentes de negócios a tomar decisões referentes a área de T.I.

Além de monitorar e coordernar essas decisões, pode ser aplicável em empresas de pequeno, médio e grande porte com objetivo de executar o alinhamento estratégico e operacional das áreas de T.I e negócios.

2. Como o Modelo COBIT pode auxiliar gestores, técnicos, especialistas e auditores de T.I? Justifique a resposta para cada um dos profissionais supra citados com seu entendimento/ “suas palavras”.

O Cobit auxilia os gestores a alcançar objetivos e melhorar os serviços de T.I. Os técnicos utilizam para ter controle dos erros e corrigi-los.

Os gerentes utilizam para avaliar os riscos e controlar investimentos de T.I. Para os auditores o Cobit auxilia no controle interno da organização, assim, podendo avaliar a gestão e informar sobe procedimentos incorretos dentre da organização.

3. Há vantagens em aplicar o Modelo COBIT sobre empresas de pequeno porte? Justifique sua resposta.

Para empresas de pequeno porte, a vantagem de utilizar o Cobit será para colocar em prática os processos para  gestão e controle da organização, com a finalidade de suportar os objetivos do negócio.

4. Por que o BACEN (Banco Central) adotou o Modelo COBIT? Justifique a resposta com seu entendimento/ “suas palavras”.

O BACEN adotou o Modelo Cobit como guia para avaliação de bancos e instituições financeiras. O Cobit atende as regras do acordo Basiléia II, que trata da Gestão de Risco Operacional (Resolução 3388).

5. Como o Modelo COBIT pode ser utilizado para garantir a conformidade da organização em relação a normas “ABNT NBR ISSO/IEC? Ele pode ser utilizado sobre qualquer norma? Justifique a resposta com seu entendimento/ “suas palavras”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com