TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio - Intro Eco Contabilidade

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

SISTEMA DE INFORMAÇÃO – 6ª semestre

DEIMIS SEIITI HIURA RA – 268322012

Contas e Plano de Contas

..............................................................................................................................

Guarulhos

2013

DEIMIS SEIITI HIURA RA – 268322012

                                           

 

Contas e Plano de Contas

Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de Introdução a Economia e Contabilidade.

Prof. Antonio Donizete Bega de Almeida

2013

Guarulhos

Em um texto dissertativo comentar sobre contas e a sua função / teoria patrimonialista.

        Sobre o conceito de conta, Crepaldi, (2008) afirma que:

“Conta é o registro de débitos e créditos da mesma natureza, identificados por um título que qualifica um componente do patrimônio ou uma variação patrimonial.”

        

        O conceito de conta se dá a partir da necessidade de se registrar a movimentação financeira de uma pessoa, empresa, etc. Tal afirmação é considerada pelo fato das contas serem identificadores e controladores de elementos/ações contábeis.

        Um exemplo disso é que quando vamos ao supermercado e pagamos na função débito em nosso cartão, logo no controle da conta deverá ser creditado o valor pago pela compra. Desta forma, usar o débito implica no registro de crédito para a efetuação do pagamento.

        Uma dificuldade apontada pelo mercado de trabalho é a necessidade de se aprender a diferenciar crédito e débito em suas funções, assim a função de uma conta é representar essas transações graficamente, mostrando as modificações existentes em um patrimônio (empresa, pessoa física, etc.).

        As diferenças existentes entre débito e crédito são denominadas na função saldo, este representa o valor real existente na conta.  O saldo pode ser devedor ou credor dependendo da utilização do valor na função débito.

        Existem teorias que classificam os tipos de contas existentes, uma delas é a patrimonialista. Essa teoria coloca o patrimônio em um âmbito de controle das ações, sendo classificadas como contas patrimoniais que representam os bens, direitos e obrigações e contas de resultado que demonstram o inicio e as alterações de uma conta. Como exemplo da primeira podemos citar os caixas, bancos e da segunda as despesas de salário.

Plano de contas

        Crepaldi, (2008), afirma que:

“Cada empresa utiliza um conjunto de determinadas contas em função de seu ramo de atividade e porte. Este conjunto recebe o nome de Plano de contas. Nele são apresentadas as contas, titulo e descrição de cada uma, bem como os regulamentos e convenções que regem o uso do plano e de suas contas integrantes do sistema contábil da entidade, tendo como finalidade servir de guia para o registro e a demonstração dos fatos contábeis.”

        O plano de contas é o elo de comunicação da entidade com os diversos usuários da informação contábil, como os administradores, os investidores, os agentes financeiros, os clientes, os fornecedores e o fisco etc.

        Operações que representam valores são registradas na contabilidade usando agrupadores que são indispensáveis no registro de fatos contábeis e deve ser elaborado de acordo com o ramo da empresa, estes agrupadores são as contas e a ordenação dos agrupadores é o plano de contas.

        Estas contas podem ser divididas em Centros de lucros, por departamento, e depois por rotinas comuns dentro daquele departamento ampliando o detalhamento até o nível que seja útil ao Gestor/ Empresário.

Elenco de Contas

         Crepaldi (2008), afirma que:

“Também conhecido como a estrutura do plano de contas, o elenco de contas consiste na relação ordenada de todas as contas utilizadas para o registro dos fatos contábeis de uma entidade. Na definição da estrutura do plano de contas, podemos adotar as diretrizes estabelecidas na legislação comercial e fiscal que se tem revelado bastante uteis também para fins gerenciais.”

        Elenco de contas é a estrutura do plano de contas, é constituído de um conjunto de normas, a descrição e o funcionamento de cada uma delas e pode indicar onde se aplica e critérios de utilização.

Importância do plano de contas

         Crepaldi (2008), afirma que:

“É desnecessário tecer longos comentários sobre a importância que um plano de contas representa para os usuários. A correta classificação das contas conforme sua natureza, dentro das divisões impostas pela Lei n° 6.404/76 é fundamental importância para possibilitar estudos comparativos, analise e quaisquer outro detalhamentos extraídos da contabilidade. A quantificação apropriada das contas, realçando as que efetivamente representam fatos relevantes, é essencial ao planejamento e controle – objetivos-fins da contabilidade.”

        A contabilidade para atingir seus objetivos, gerando informações uteis para tomas tipos decisões por diversos usuário de informação contáveis, nas demonstrações contáveis que será muito bem elaborada. O resultado  de uma demonstração contáveis  bem elaborada  pode vir apontar como supri a  necessidade de cada empresa.

Desenvolver um plano de contas para uma empresa onde contenha contas do Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Contas de Resultado explicando sobre sua utilização. (fundamente a explicação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com