TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira, Contabilidade De Custos E ética, cálculos E Custos Financeiros - PORTIFOLIO

Ensaios: Matemática Financeira, Contabilidade De Custos E ética, cálculos E Custos Financeiros - PORTIFOLIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 14

MÓDULO – ÉTICA, CÁLCULO DE CUSTOS E FINANCEIROS

UNIDADE DIDÁTICA

MATEMÁTICA FINANCEIRA

DESENVOLVIMENTO

Aula 1 – Noções fundamentais da matemática financeira.

Destacou a importância de saber as definições e não somente saber fazer as contas, pois a contabilidade possui ferramentas que fazem o calculo. Conhecer os elementos é fundamental.

O primeiro conceito:

• Capital – tudo o que vira dinheiro;

• Juros – custo financeiro do empréstimo;

• Montante: soma de capital mais juros.

A fórmula para encontrar montante é exatamente a soma de capital mais juros.

Continuando os conceitos:

• Prazo (n) – unidade de tempo pela qual se cede o capital;

• Taxa (i) – valor do juro em uma unidade de tempo;

• Capitalização – variação do capital.

Na matemática financeira a taxa é sempre escrita em percentual e com seis casas decimais e decimais exatas são mantidas. As letras maiúsculas representam o que trata de valores monetários e, as letras minúsculas representam os outros elementos.

Destacou que para a questão financeira só existe presente e futuro. A capitalização transforma o que temos no presente em valores que queremos no futuro. A descapitalização me dá o que quero no presente pedindo em garantia o que terei no futuro.

A professora também falou sobre a consideração dos dias no ano, sendo ano comercial e ano civil. Quando consideramos todos os dias é o ano civil e quando vemos o ano com os 360 dias é comercial. A maioria dos problemas considera o ano comercial.

Citou exemplos muito claros e tem uma didática muito boa.

Aula 2 – Capitalização simples.

Indicou dois livros para auto-estudo e reforçou a importância da prática das atividades propostas.

Relembrou o conceito de juros e sua fórmula. Reforçou conceito de números decimais e propôs treinamento para a fixação das fórmulas. Destacou a importância da atenção ao que o exercício pede e para a unidade de medida da taxa e prazo que devem ser a mesma. A professora explica detalhadamente os conceitos e as situações, além que resolver exercícios facilitando a compreensão.

Falou sobre os juros simples e o desconto. Definiu que se os juros aumentam o capital e o desconto diminui. Capital aumentado vira montante e capital diminuído via valor atual.

Na matemática financeira o único desconto que tem valor é o por pagamento antecipado. São duas as formas:

• Desconto por dentro: quando a taxa de desconto é igual a taxa de desconto;

• Desconto por fora: quando a taxa de desconto é menor que a taxa de juros da operação.

Valor de face, valor de resgate, valor nominal e capital se referem a mesma coisa.

A professora nos apresentou o método hamburguês, usado no financiamento do limite da conta corrente, por exemplo.

Solicitações da professora Ivonete:

- Capitalização simples: No processo de capitalização simples, a taxa de juros incide sobre o capital, o valor do juro depende do prazo pelo qual se cede o capital.

- Fórmula de juros simples e montante simples:

J = C.i.n M = C + J

Portanto:

- fórmula de montante a juros simples:

M = C.(1+i.n)

- fórmula de taxa de juros no período de tempo:

i = M -1

C

- Proporcionalidade de taxas: Duas taxas são ditas proporcionais quando os montantes sobre o mesmo capital e no mesmo prazo forem iguais.

- Desconto e valor atual à taxa constante: Desconto é o abatimento concedido a um valor monetário em determinadas condições. Podendo ser concedido de duas formas, desconto por fora – incide sobre o capital e, desconto por dentro – incide sobre o valor atual.

Aula 3 – Capitalização composta.

Montante e juros na capitalização composta dependem da taxa que pode ser constante ou variável. Para melhor compreensão de juros composto ela apresentou os exemplos da apostila. Explicou que na capitalização composta o juro passa a compor o capital.

Taxa acumulada refere-se a taxa do período. O prazo é sempre representado por um número inteiro e o arredondamento se dá sempre para cima. Reforçou mais uma vez que a taxa é escrita em percentual e com 6 casas decimais. Da mesma forma que na capitalização simples há o desconto por dentro e por fora na capitalização composta.

Taxa nominal refere-se a taxa efetiva da operação. Taxa unificada é a aplicação de taxa sobre taxa. Quando as taxas são diferente aplica-se uma sobre a outra.

As atividades presenciais estão sendo desenvolvidas com interesse. As atividades propostas para o auto-estudo que estão na lista de 216 atividades foram resolvidas até a de nº34.

Solicitações da Professora Ivonete:

- Capitalização composta: No regime de juros composto, os juros de cada período são adicionados ao capital principal para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.

- Taxas proporcionais: Diz-se que duas ou mais taxas são proporcionais quando a razão entre elas é a mesma que entre seus períodos.

- Taxas equivalentes: Duas taxas expressas em períodos diferentes são equivalentes quando, aplicadas a um mesmo capital e um mesmo intervalo de tempo, produzem o mesmo montante.

- Taxa nominal – È aquela referente ao período que não coincide com o período da capitalização de juros e não corresponde ao ganho/custo financeiro do negócio. Geralmente tem periodicidade anual e aparece em contratos financeiros.

- Taxa efetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com