TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual semestre contabilidade Unopar

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JEFTÉ ARAÚJO DO OURO

CONTROLADORIA

uma importante ferramente para o planejamento tributário

[pic 3]

Jacobina

2015

JEFTÉ ARAÚJO DO OURO

CONTROLADORIA

uma importante ferramente para o planejamento tributário

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório, Perícia, Auditoria e Atuária, Controladoria, Planejamento Tributário, Seminário VII e Atividades interdisciplinares.

Prof. Vânia de Almeida Silva Machado, Agnaldo Pereira, Regiane Alice B. Moraes, Fábio Rogério Proença, Alfredo Ribeiro Almeida, Regis Garcia.

Jacobina

2015

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, temos como objeto oportunizar uma visão integradora das disciplinas do 7º semestre.

O objetivo desta produção textual é que a partir das leituras obrigatórias e pela pesquisa realizada possamos integrar e dissertar sobre o conhecimento adquirido.

É uma atividade teórica que possibilita o aprofundamento dos nossos conhecimentos nas áreas estudadas neste semestre letivo.

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência.  Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. É claro que estamos falando da controladoria!

A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica.

A capacidade de gestão colabora diretamente no avanço da competitividade das organizações e na evolução dos resultados, assim, o planejamento tributário e o planejamento estratégico estão atrelados a controladoria.

A controladoria é responsável pelo processo de planejamento, execução e controle que perfaz o processo decisório de uma empresa.

Desta forma, a controladoria, por meio do subsistema de gestão coordena as fases de planejamento, execução e controle do planejamento estratégico tributário, preocupando-se com a divulgação e esclarecimento de todas as etapas para todas as pessoas envolvidas no processo.

As organizações têm estratégias para reduzir incertezas, para bloquear o inesperado, determinar uma direção, focalizar esforços e definir a organização.

Neste sentido, é fundamental no processo de gestão que visa à maximização do resultado focalizar esforços buscando aproveitar oportunidades e reduzir as ameaças, evitando equívocos e melhorando o grau de competitividade das organizações.

O conceito de estratégia está na capacidade da organização obter vantagem competitiva, sendo a estratégia um instrumento para tal.

Diante deste aspecto, fica evidente que cabe a controladoria conduzir os processos de planejamento tributário, visto que está diretamente ligada aos processos que envolvem a tomada de decisão e sua função lhe permite ter uma visão sistêmica da organização.

O planejamento tributário estratégico contribui para a otimização do resultado por meio da redução significativa e legal da carga tributária, permitindo que as organizações utilizem esses recursos em outras necessidades evidenciadas no fluxo financeiro.

Entende-se por planejamento tributário estratégico o conjunto de estudos das alternativas lícitas de formalização jurídica de determinada operação, antes da ocorrência do fato gerador, para que o contribuinte possa optar pela que apresente o menor ônus tributário.

Neste contexto, as organizações precisam possuir uma estrutura adequada de profissionais na controladoria que possibilite o acompanhamento das alterações na legislação tributária nacional e internacional.

Uma instituição voltada para a continuidade está constantemente em busca de mudanças de procedimentos e processos, visando melhorar sua produtividade e, consequentemente, maximizar seus resultados econômicos. Na maioria das vezes, para que se possam atingir tais objetivos, surge a necessidade de se investir em novos equipamentos ou negócios. Investir consiste em renunciar a um consumo no presente em troca de uma promessa de um retorno satisfatório no futuro. Diante de tal colocação se verifica a necessidade de avaliar riscos e retornos, ao investir. À frente destas situações de riscos ou incerteza, a Controladoria, através de suas ferramentas e com base nos critérios de análise de investimentos, poderá mensurar tais probabilidades, auxiliando os gestores a tomarem a decisão de investir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (963.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com