TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prince2 Workshop

Tese: Prince2 Workshop. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Tese  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

Seminario Prince2, com uso do guia BPM CBOK para controlar controle de gestão em processos de projetos que utilizam a metodologia Prince2.

Essa metodologia é bastante usada no Reino Unido e vem tendo bastantes aprovações quando ao uso da mesma.

Essa metodologia foi usada no projeto dos jogos olimpicos de Londres em 2012, reduzindo o tempo de projeto em 2 anos. Empresas como IBM, Microsoft entre outras grandes empresas mundiais. Hoje as grandes empresas estão adotando metodologias e serão seguidas pelas demais, pois além de apresentar resultados positivos teremos os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 que servirão de modelo para o Brasil em 2016.

No Brasil o Prince2 já vem sendo utilizado em projetos, a empresa ILUMINI Consultoria faz uso desta metodologia e vem praticando a informatização e certificando pessoas no Brasil.

Desvantagens: Gestão de contrato e gerenciamentos de pessoas.

• Falta de indicadores de desempenho claros para medição de qualidade –

• Metodologia não é objetiva com relação a problemas cotidianos do projeto –

O que é PRINCE2?

      O PRINCE2, ou Project In a Controlled Environment, é um método não proprietário para gerenciamento de projetos. É adaptável a qualquer tipo ou tamanho de projeto e cobre seu ge­renciamento, controle e organização. Um projeto PRINCE2 possui as seguintes características:

·         Controle e organização do início ao fim;

·         Regular revisão de progressos baseada nos planos e no business case;

·         Pontos de decisão flexíveis;

·         Gerenciamento efetivo de qual­quer desvio do plano;

·         Envolvimento da gerência e das partes interessadas em momentos-chave durante toda a execução do projeto;

·         Um bom canal de comunicação entre o time do projeto e o res­tante da organização.

O PRINCE2é de fato um padrão

O PRINCE2foi lançado como um método para gerenciamento de projetos pelo governo britânico em 1996, tendo sido criado em 1989 a partir do PROMPTII, o qual, por sua vez, surgiu em 1975 e foi adotado em 1979 como padrão para gerenciamento dos projetos de sis­temas de informação do governo.

            Hoje, o PRINCE2 vem sendo adotado como padrão para todos os projetos governamentais no Reino Unido e amplamente utilizado pela iniciativa privada não só naquele país, mas também em outros lugares da Europa, África, Oceania e Estados Unidos. Considerado o método de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo, conta com mais de 250 mil profis­sionais certificados, sendo ainda que cerca de 1500 pessoas prestam, mensalmente, os exames de certifi­cação Foudation e Practitioner. Existem mais de 120 centros de treinamento credenciados PRINCE2™ pelo mundo, os quais provêem treinamento, em 17 idiomas, de 59 ferramentas de gerenciamento de projetos desenvolvidas com base no Mé­todo. No Brasil, a metodologia PRINCE2™ já vem sendo utilizada em algumas organizações, e é crescente a procura por informações a respeito do assunto.

Benefícios

        Com a utilização do PRINCE2, a organização tem como benefícios um gerenciamento con­trolado das mudanças em termos de investi­mento e retorno; um ativo envolvimento dos usuários e das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto - o que garante que os produtos atinjam os requisitos de negó­cio, funcionais, de ambiente, de serviço e de gerenciamento. A metodologia possui uma abordagem que distingue o gerenciamento do projeto do desenvolvimento dos produtos, de tal forma que pode ser aplicada na elaboração de projetos de qualquer segmento de mercado, desde a construção de um navio até o desenvolvimento de um sistema de informação. Os gerentes de projeto que utilizam o PRINCE2 são capazes de utilizar uma estru­tura para delegação, autoridade e comunica­ção e ter definidos todos os pontos durante o projeto. Desta forma, todos os riscos serão revistos e analisados e haverá uma sistemática natural para o geren­ciamento de riscos.

Um Overview do PRINCE2

            O PRINCE2 é baseado em oito processos e 45 sub-processos, os quais definem as atividades que serão executadas ao longo do ciclo de vida do projeto. Juntamente com esses, são descritos oito componentes que são como áreas de conhecimento que devem ser aplicadas de acordo com a necessidade, dentro das atividades de cada processo. A figura 1 mostra uma visão da estrutura do PRINCE2. Apesar de não descrever quais ferramentas e técnicas devem ser aplicadas, o manual do PRINCE2 fornece três técnicas que auxiliam no planejamento e controle dos projetos.

            Figura 1 – Processos e componentes PRINCE2- Baseado no Manual Prince2 –Managing a Successful Projects with PRINCE2.

Processos

Starting up a Project – Primeiro processo da metodologia, é iniciado a partir da emissão de um documento denominado Project Mandate, que define, em alto nível, as razões para o projeto. O objetivo desse processo é responder à pergunta: “Existe um projeto viável e que traga valor?”.

Directing a project – Processo de responsabilidade do Project Board, constitui um grupo com responsabilidade de dar direcionamento ao projeto, formado por representantes do negócio, usuários e fornecedores. Aqui são tomadas as decisões sobre o andamento do projeto e sobre prováveis exceções ocorridas ao longo do ciclo de vida. Directing a project tem, como princípio, o gerenciamento por exceção, onde o Project Board monitora o projeto via relatórios e controles por intermédio de pontos de decisão pré-determinados.

Initiating a project – Tem como propósito elaborar os planos que formarão abaseline do projeto e que farão parte do Project Initiating Document (PID), que constitui o contrato entre o Project Manager e o Project Board.

Managing Stage Boundaries – PRINCE2™ recomenda que o projeto seja dividido em estágios. Este processo é executado ao término de cada estágio e tem como objetivos:

·         Garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com