TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de Banco de Dados

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Princípios de Banco de Dados

Curso: Tec. em Gestão da Tec. da Informação.

Professor: Alexandre Vitoreti de Oliveira

Nome do estudante: Juliano Tavares

Data: 16/08/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1) A Unisul disponibiliza diversas fontes de pesquisa, tais como as bibliotecas físicas e virtuais, bases de dados e laboratório virtual. Utilizando o EVA, acesse a opção Minha Biblioteca e encontre o livro Banco de Dados do autor William Pereira Alves. A unidade 2 deste livro apresenta o tema Arquitetura e Terminologia. Faça a leitura da unidade 2 e apresente a solução para qualquer um dos exercícios listados ao final da unidade – página 44 (1 ponto)

  1. Aponte a diferença entre chaves primárias, chaves estrangeiras e chaves candidatas.

R. Chave primária - Atributo ou combinação de atributos que possuem a propriedade de identificar de forma única uma linha da tabela. Corresponde a um atributo determinante. Com a chave primária cria-se uma identificação única, o que dá total segurança para que aplicações possam acessar, alterar e excluir dados sem correr o risco de apagar ou alterar dois campos da tabela ao mesmo tempo.

Chave estrangeira - Ocorre quando um atributo de uma relação/tabela for chave primária em outra tabela. Em outras palavras, sempre que houver o relacionamento “1:N” entre duas tabelas, a tabela “1” receberá a chave primária e a tabela “N” receberá a chave estrangeira.

Chave Candidata - Ocorre quando em uma tabela existe mais de uma combinação de atributos possuindo a propriedade de identificação “única”. A chave candidata é apenas conceitual, ou seja, ela não é implementada. O que acontece é que os atributos com essa característica poderia ser “chave primária” já que possuem por natureza a identificação única. Exemplo: Matrícula, CPF, RG, etc...

Questão 2) A modelagem de dados é o processo que envolve o entendimento de determinada situação para possibilitar a definição dos dados que devem ser armazenados numa ferramenta de banco de dados. Assim, primeiro é preciso entender o cenário existente, definir o que se pretende e depois identificar os dados que devem ser registrados.

Considerando os conceitos de modelo e modelagem de dados, apresente um modelo conceitual, utilizando o modelo entidade-relacionamento (modelo ou diagrama ER) para representar a seguinte situação:

Uma empresa possui diversos departamentos. Para cada departamento é armazenado um código, nome e telefone. Nos departamentos trabalham funcionários (código, nome e data de admissão na empresa devem ser registradas). Os departamentos desenvolvem projetos. Cada projeto tem um valor máximo de investimento, data inicial e data final. Cada projeto possui um gerente (que é funcionário). Nos projetos trabalham diversos funcionários. A data em que o funcionário começou a trabalhar no projeto deve ser registrada.

Considere que:

  • um departamento possui diversos funcionários e um funcionário pode trabalhar em um departamento apenas.
  • Um funcionário pode ser gerente de apenas um projeto e um projeto possui apenas um gerente.

Um funcionário pode trabalhar em diversos projetos e o projeto possui diversos funcionários. Você pode criar o modelo numa ferramenta de modelagem ou fazer manualmente e incluir a imagem do modelo digitalizada neste arquivo. (2,5 pontos)

[pic 4]

Questão 3) Depois de construir o modelo de dados para uma determinada situação é hora de pensar em transformar a ideia em realidade. Ou seja, fazer com que o conceito (resultado do modelo conceitual) seja implementado numa ferramenta de banco de dados. Para fazer isso, utilizamos os comandos DDL da linguagem SQL. Apresente os comandos de criação das tabelas listadas abaixo:

Tabela Cliente

codCliente – número – PK

nomeCliente – texto com tamanho 100 – não pode ser nulo

dtNasc – data

Tabela Cliente:

CREATE TABLE cliente (
   codCliente int NOT NULL AUTO_INCREMENT,
   nomeCliente
varchar(100) NOT NULL,
   dtNasc date,
   PRIMARY KEY (codCliente)

);

Tabela Endereco

codEndereço – número – PK

descricaoEndereco – texto com tamanho 100 – não pode ser nulo

Tabela Endereço:

CREATE TABLE endereco (
   codEndereco int NOT NULL AUTO_INCREMENT,
   descricaoEndereco
varchar(100) NOT NULL,
   PRIMARY KEY (codEndereco)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (414.1 Kb)   docx (101.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com