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Programação Básica em Linguagem C

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

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Programação Básica em Linguagem C  

1. Tipos básicos da linguagem

• int números inteiros • float números reais (ponto flutuante) • char caracter  

• char[ ] strings/textos (vetor de caracteres)  

Não existe um tipo lógico (booleano). Usa-se o int 0 para representar o valor falso e 1 para representar o valor verdadeiro. Se uma variável é declarada com um tipo, só pode armazenar um valor do mesmo tipo.  

2. Declaração de variáveis

Uma variável deve ser declarada com um tipo e armazena apenas 1 valor. • int x;   x está declarada como int e armazena lixo de memória como seu valor • int x = 0;  x está declarada como int e inicializada com 0  

Um vetor armazena um conjunto de valores de forma linear, todos do mesmo tipo e sua capacidade deve ser definida numericamente ou pela inicialização de seus elementos. • int vet[10];  vet está declarada como vetor de inteiros de 10 posições e armazena lixo de memória nas 10 posições • int vet[2] = {10, 20}; vet está declarada como um vetor de inteiros de 2 posições e armazena os valores 10 e 20  

Uma matriz armazena um conjunto de valores de forma tabular, todos do mesmo tipo e sua capacidade deve ser definida numericamente – pela quantidade de linhas e de colunas – ou pela inicialização de seus elementos. • int mat[2][5];  mat está declarada como uma matriz de 2 linhas e 5 colunas e armazena lixo de memória nas 10 posições • int mat[2][2] = {{10,20},{30,40}}; mat está declarada como uma matriz de 2 linhas e 2 colunas e armazena os valores 10 e 20 na primeira linha, 30 e 40 na segunda linha.  

3. Operadores básicos

Atribuição: atribui à variável a sua esquerda o valor determinado à sua direita • =  

Aritméticos: o resultado é sempre numérico • + soma • -  subtração • * multiplicação • / divisão • % resto da divisão • ++ soma 1 • -- subtrai 1  

Lógicos: o resultado é 0 (falso) ou 1 (verdadeiro) • & ou && conjunção (E) • | ou || disjunção (OU) • ! negação (NÃO)  

Relacionais: o resultado é 0 (falos) ou 1 (verdadeiro) • > maior • >= maior ou igual • < menor • <= menor ou igual • == igual • != diferente  

4. Includes  

Uma biblioteca é um conjunto específico de funções/procedimentos pré-programados que auxiliam a codificação em linguagem C. Para utilizar estas funções, deve-se importar a biblioteca desejada no início do código.  

• #include entrada e saída (leitura de dados do teclado, apresentação de dados na tela) • #include alocação de memória, processos de controle, randomização, outros • #include entrada e saída • #include manipulação de data e tempo • #include localização • #include strings (vetores de caracteres)  

5. Entrada e Saída A partir da biblioteca stdio.h, pode-se utilizar as seguintes funções/procedimentos:  

• scanf: leitura de dados do teclado de tipos variados • gets: leitura de texto do teclado • printf: apresentação de dados na tela de tipos variados  

Ambas utilizam máscaras na sua sintaxe: • %d ou %i para int • %f  para float • %c  para char • %s   para strings  

printf - Exemplos de apresentação de mensagens: printf(“Apenas uma mensagem.”);   - o texto deve ser delimitado por aspas duplas printf(“Uma mensagem e uma variável: %d”, var); - o %d será substituído pelo valor da variável var printf(“Mensagem e variável %d intercaladas.”, var); - o %d será substituído pelo valor da variável var printf(“Texto, variável %d, texto, variável %d.”, var1, var2); - o primeiro %d será substituído pelo valor da variável var 1, o segundo pelo valor da variável var2  

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