TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV-Curso de Analise e desenvolvimento de sistemas Anhanguera 22

Por:   •  20/5/2015  •  Monografia  •  4.437 Palavras (18 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

CONTEXTUALIZAÇÃO 5

2. OBJETIVOS 6

2.1 Objetivo Geral 6

2.2 Objetivo Específicos 6

2.3 Justificativas 6

2.4 Estrutura do Trabalho 7

3. METODOLOGIA 8

3.1 Pesquisa 8

3.2 Delineamento da pesquisa 9

4. REFERENCIAL TEÓRICO 11

4.1 Computação em Nuvem 11

4.2 Sistema de Armazenamento 12

4.3 Tecnologias Web 12

4.4 Tecnologias Mobile 13

4.4.1 Smartphone 13

4.4.2 Interface Natural de Usuário 14

4.4.3 Android 15

4.4.4 iOS 16

4.4.5 Windows Phone 17

4.4.6 Symbian 18

REFERÊNCIAS: 19

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o uso da Internet por meio de dispositivos móveis é cada vez maior, onde grande parte da população fica conectada em tempo integral. Os dispositivos móveis oferecem também conectividade e poder de uso em qualquer lugar e momento, tornando-se importantes, tanto para uso pessoal, quanto profissional.

Ao longo dos últimos anos estamos vendo a substituição do uso dos celulares convencionais por smartphones, dispositivo móvel com capacidade de realizar e receber ligações e enviar e receber mensagens, como os celulares mais simples, e instalar e executar aplicativos disponibilizados da internet. Apesar de alguns modelos de celulares terem suporte a aplicativos, os aplicativos voltados a smartphones atendem melhor às várias necessidades da maioria dos usuários em geral (TOLEDO; DEUS, 2012), ou seja, atualmente aplicativos para dispositivos móveis são cada vez mais comuns.

Da mesma forma a computação em nuvem também vem crescendo muito e em parte esse crescimento se da ao fato de facilitar na utilização de determinados serviços, pois não fica dependente de determinada plataforma necessitando apenas de acesso a Internet.

De forma proporcional crescem também o número de plataformas e ambientes de desenvolvimento disponíveis. A escolha de uma plataforma ideal para o desenvolvimento de um projeto significa optar por uma solução que forneça os melhores benefícios, em termos de custos, eficiência e tempo de desenvolvimento esperados para a finalização do projeto.

Contudo delimitamos em nosso estudo a utilização da plataforma Android, que é um sistema operacional open source segundo a licença Apache 2.0, também é um projeto da OHA (Open Handset Alliance) que foi criada pelo Google e possui dezenas de parceiros no mundo como, Samsung, LG, Telefônica, Dell, HTC, Motorola, Nvidia, Qualcomm e muitas outras empresas que se uniram para acelerar o processo de inovação da plataforma mobile, oferecendo para os consumidores uma alternativa mais acessível financeiramente, rica em recursos e inovadora em todos os aspectos. Segundo a OHA, o Android é a primeira plataforma mobile completa, aberta e gratuita.

Por fim, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma aplicação em Java para a plataforma Google Androide, onde esta aplicação será destina ao compartilhamento de arquivos em nuvem.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Neste contexto, percebemos que no ambiente acadêmico os alunos constantemente precisam realizar entregas de provas, exercícios, trabalhos diversos, apresentações e outros. Dependendo do número de disciplinas que o aluno cursa, gerenciar todas essas atividades se torna algo difícil sem o auxílio de uma alguma ferramenta especifica, podendo levar ao esquecimento ou até extraviar os dados devido a utilização de variadas mídias para o armazenamento. Além disso, na necessidade do professor atualizar, de última hora, algumas informações sobre as atividades marcadas, não existe um meio de comunicação eficiente entre professor e aluno para que a nova informação seja entregue de maneira rápida e prática, para sanar esse problema nosso trabalho visa uma solução em mobile com web.

Contudo temos como principal objetivo deste trabalho desenvolver um aplicativo mobile de compartilhamento de arquivos em nuvem direcionado para o meio acadêmico, mostrando as vantagens e desvantagens em relação as suas funcionalidades.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O presente estudo tem como objetivo geral desenvolver uma aplicação em Java para a plataforma Google Androide, onde esta aplicação será destina ao compartilhamento de arquivos em nuvem.

2.2 Objetivo Específicos

Para o desenvolvimento do aplicativo, será necessário atingir os seguintes objetivos específicos:

a) Realizar um estudo sobre os conceitos gerais de Armazenamento em Nuvem, sobre as plataformas Google Androide e Java;

b) Realizar o levantamento dos requisitos de hardware;

c) Projetar um sistema que armazenara dados na nuvem;

d) Registrar o andamento do projeto, visando à qualidade, funcionalidade e segurança.

e) Desenvolver o sistema que armazenara dados em nuvem;

2.3 Justificativas

Com a disseminação da internet, a computação em nuvem é a sua evolução natural. Agora que temos tecnologia para transmitir dados em grande quantidade para qualquer ponto do planeta, o que as empresas estão fazendo é “terceirizando” suas necessidades computacionais para os grandes datacenters que são capazes de realizar as operações com mais velocidade. Computação em nuvem é a computação considerada como um serviço, ou seja, é considerada como um software. Você não compra hardware ou software, mas você o aluga e paga apenas pelo que utilizar (FUGULIN, 2010).

Nos últimos anos também houve uma explosão na produção de novas tecnologias para aparelhos celulares (dispositivos mobile), estes que inicialmente realizavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com