TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Banco de Dados do Sistema SiGE

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Na Figura 1 é apresentado o diagrama Entidade-Relacionamento (DER) para o sistema parcialmente descrito no quadro a seguir. O sistema é intitulado “SiGE - Sistema para Gestão de Emissoras".

DESCRIÇÃO DO SISTEMA

O sistema SiGe automatiza o gerenciamento de notícias veiculadas por uma emissora de televisão. Uma notícia é criada por um ou mais repórteres, sendo que um deles é responsável por uma notícia produzida. Para cada notícia existe um ou mais cinegrafistas que gravam o material visual (vídeos). Após serem criadas, as notícias são enviadas para os editores da emissora para que possam editar a versão final da notícia que vai ao ar. Cada notícia fica sob responsabilidade de um editor.

Cada notícia possui uma data de criação, título, assuntos e diversos vídeos associados. A versão final da notícia tem as mesmas propriedades de uma notícia, além de uma data de exibição original. Cada vídeo possui uma data de gravação, local de gravação e uma duração. Repórteres e cinegrafistas que a emissora contrata possuem uma data de contratação e valor por hora trabalhada. Os cinegrafistas são associados aos repórteres com os quais eles trabalham, sendo que cada cinegrafista pode trabalhar com um ou mais repórteres. Os editores também possuem uma data de contratação. Entretanto, os editores possuem salário mensal e trabalham um número fixo de dias por semana. O sistema também armazena, para todos os profissionais envolvidos, um número funcional, nome, emails e números de telefone de contato.

[pic 1]

Figura 1 – Modelo Original do Sistema SiGE.

Dada a descrição do sistema SiGE e o respectivo modelo (Figura 1), pede-se:

1. Atualizar a descrição do sistema para refletir os elementos presentes no MER que ainda não estão representados na descrição. Esses elementos aparecem destacados em fundo cinza no MER.

Resposta: Além do descrito acima, uma ou mais versão final das notícias são apresentadas por apresentadores em uma data com um programa, e estes também podem entrevistar um ou mais convidados. Cada apresentador possui um número funcional, nome, salário, data de contratação, emails e telefones para contato. Para os convidados são armazenadas as informações como CPF, nome e telefones. A entrevista possui data, programa e duração.

Há também um chefe de reportagem para coordenar um ou mais repórteres, em um período de data inicial e final. Dos repórteres chefe de reportagem são armazenadas as informações como número funcional, nome, salário, data de contratação, emails, telefones e trabalham por um número fixo de dias por semana.

2. Redesenhar o diagrama original (Figura 1) utilizando os conceitos introduzidos pelo modelo Entidade-Relacionamento Estendido (MER-X). O novo diagrama (ou seja, o DER-X (Diagrama Entidade-Relacionamento Estendido) deverá refletir a semântica do modelo original.

Resposta:

Para um melhor formulação do sistema, mas sem perder a semântica apresentada no diagrama entidade-relacionamento (original), no digrama entidade-relacionamento estendido foi mostrado agregação dos valores de NOTICIA em VERSAO\_FINAL\_NOTICIA, sendo VERSAO\_FINAL\_NOTICIA uma entidade fraca, pois só existe uma VERSAO\_FINAL\_NOTICIA quando há NOTICIA. Foi introduzido uma generalização-especialização REPORTERES, onde este último é a generalização de REPORTER e CHEFE\_DE\_REPORTAGEM que são suas especializações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (623.1 Kb)   docx (484.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com