TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Crescimento com sustentabilidade utilizando sistemas renováveis, virtualização e todos os seus benefícios para as grandes pequenas, médias e grandes corporações em seus ambientes de TI.

Pólo Corumbá/MS

2013


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Crescimento com sustentabilidade utilizando sistemas renováveis, virtualização e todos os seus benefícios para as grandes pequenas, médias e grandes corporações em seus ambientes de TI.

Aluno: Kleber Morita de Lima

RA: 1308694

Curso: Superior Tecnológico em Gestão da Tecnologia de Informação.

        Semestre: 1        

Pólo Corumbá/MS

                                                   2013


Resumo

Crescimento com sustentabilidade, ganhos de espaço físico, economia com mão de obra, energia elétrica, redução na indisponibilidade; Esses são alguns dos benefícios da virtualização no ambiente de TI de varias organizações.

Comparativos nos seguintes itens: Antes X Depois, análise nos custos finais e estudos de casos, baixo impacto ambiental no quesito geração lixo eletrônico.

Palavras-chave: Tecnologia de informação, virtualização, redução de custos no ambiente de TI.


Abstract

. Growth with sustainability, gains space, saving on manpower, electricity, reduced downtime; These are some of the benefits of virtualization in the IT environment of various organizations.

Comparison in the following items: Before After X, the final cost analysis and case studies, low environmental impact in the question-generation junk.

Palavras-chave: Information technology, virtualization, cost reduction in the IT environment.


Sumario

  1. Ambiente de TI – Deficiências                                                    8
  2. Ambiente de TI – Iniciativa Desenvolvimento Sustentável.     8
  3. Ambiente de TI – Virtualização                                                  12

Introdução

Será apresentado um analise, com exemplos práticos de como o crescimento sustentável vem ajudando vários seguimentos do mercado no que se diz respeito ao ambiente de TI, no crescimento acentuado da virtualização em seus ambientes, reduzindo custos e ganhando em vários outros seguimentos.

Casos de virtualização de servidores e estações de trabalhos, que reduz sensivelmente a agreção e utilização de recursos do meio ambiente.

.

  1. Ambiente de TI – Deficiências:
  1. Sobrecarregados:

Devido ao crescimento acelerado da tecnologia nos últimos anos, grande parte das pequenas, médias e grandes corporações vem expandindo seus ambientes informatizados (Data Center`s, parque de maquinas e etc.), com isso os espaços físicos vão sendo tomados e acarretando muitas outras características.

  1. Alto Consumo de energia:

Acompanhando o aumento na quantia de equipamentos aumenta-se o consumo de energia, tanto para as maquinas quando para o refrigera mento desses espaços, pois em um Data Center com 20 servidores a todo vapor as temperaturas chegam com extrema facilidade a 50°C, aumentando assim o consumo de energia elétrica.

  1. Geração de Lixo eletrônico:

Com as constantes atualizações físicas efetuadas no enorme parque de maquinas e servidores, se gera muito lixo eletrônico, tiramos como exemplo a substituição de dispositivos de armazenamento (Discos Rígidos), num ambiente com 200 estações de trabalho, gera-se então 200 HD`s, que possivelmente irão para descarte.

  1. Indisponibilidade de serviços:

Devido ao alto numero de equipamentos em operação, automaticamente se tem um alto numero de problemas que causam indisponibilidade tanto no parque de maquinas quanto nos servidores, causando longos períodos de indisponibilidade de serviços e automaticamente afetando a produção.

  1. Altos Gastos financeiros.

Mediante todos os exemplos citados nos itens 1.1 ä 1.4, os custos financeiros cresciam mais e mais a cada ano, valores que podiam ser revertido em outras necessidades.

  1. Ambiente de TI – Iniciativa Desenvolvimento Sustentável.
  1. Respeito ao Meio Ambiente:

Grande parte das empresas passaram a visualizar o seu crescimento baseado no Desenvolvimento sustentável, que é crescer causando o menor impacto possível ao meio ambiente, cuja credibilidade aumenta acarretando melhores negócios.

Temos como exemplo a busca incessante pela certificação ISO 14001, que simboliza a preocupação da empresa para a questão da gestão e qualidade ambiental.

A ABNT NBR ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização (governamental ) que tem por objetivo “evoluir” bem como buscar sua certificação por uma organização externa competente; fazer a verificação da politica ambiental implementada por esta entidade quanto à sua conformidade com a realidade do empreendimento e ainda servir de subsídio para uma análise intra ou externamente da conformidade entre esta certificação e uma autodeclaração de um empreendimento, e por fim, mas não menos importante, tem como objetivo dar as diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a algum requisito pré-estabelecido por algum cliente (http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_14001).

Varios pontos são importantes e relevantes nas atitudes tanto da empresa quanto dos colaboradores, tais como: Coleta seletiva de Lixo e a aplicação de um destino correto, buscando sempre a reciclagem e o reaproveitamento, abaixo exemplo tipico de coletores seletivos de lixo:

[pic 1]

Outro ponto importante é a busca por fontes de energia renovaveis, tais como a utilização de energia solar através da placas que captam a energia e amarzenam baterias que podem ser usadas em diversos equipamentos, tais como lampadas, ar-condicionados e etc, outra aplicação da energia solar e o aquecimento de agua em locais de temperaturas baixas, como o região sul do Brasil. Abaixo um exemplo desta tecnologia em funcionamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (282.2 Kb)   docx (150.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com