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Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  13/9/2016  •  Monografia  •  4.151 Palavras (17 Páginas)  •  314 Visualizações

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UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Sistema para loja de autopeças

Unip polo Butantã

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

 

Sistema para loja de autopeças

Nome: Mariana Alves Rossi

RA: 1519319

Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas

30 semestre

Unip polo Butantã

2015

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar e desenvolver um
sistema para uma loja de autopeças que atualmente possui algumas deficiências em seus processos. O objetivo é diminuir a ação humana no registro de informações e o descontrole do estoque, visando à diminuição de erros em cálculos e facilitando a ação do gestor da loja; para tal foi elaborado diagramas de classes, protótipos de telas e descrições de regras de negócio.


Palavras-chave: sistema, protótipo, usuário, usabilidade.

ABSTRACT

        This work aims to analyze and develop a system for an auto parts store that currently has some deficiencies in its processes. The goal is to reduce human action in the registration information and the stock decontrol, aimed at reducing errors in calculations and facilitating the action of the store manager; for this was prepared class diagrams, screen prototypes and descriptions of business rules.

Keywords: system prototype, user

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O conceito de orientação a objetos tem como objetivo minimizar os problemas encontrados até então na criação de softwares complexos, projetados por meio de decomposição funcional e sub-rotinas.

Para facilitar para os desenvolvedores de software no início da análise, elaboramos os casos com suas descrições textuais, diagramas de seqüência e classe.
Com base de todas as informações sobre orientação a objetos, fizemos os casos de uso, descrição textual dos casos de uso, diagrama de seqüência e classe para o sistema de autopeças.

No início da informatização os usuários de programas de computadores eram os seus próprios desenvolvedores. Depois os programas começaram a ser usados por um pequeno público de usuários externos, os quais recebiam intenso treinamento para poder operar suas interfaces. Quando os sistemas interativos passaram a ter uma vasta população, diversa e sem treinamento, começou-se a falar em problemas de usabilidade (CYBIS et al., 2007).

A usabilidade é um dos aspectos que podem influenciar a aceitabilidade de um produto e se aplica a todos os aspectos do sistema com os quais a pessoa pode interagir, sendo assim criamos uma interface bem simples, fácil de memorizar e de fácil aprendizado.

Para que a usabilidade possa ser avaliada e medida, NIELSEN (1993) a define em função destes cinco atributos:

1. Aprendizagem: o sistema deve ser de fácil aprendizado para que o usuário possa começar a utilizá-lo rapidamente;

2. Eficiência: o sistema deve ser eficiente no sentido de que uma vez que o usuário aprenda a utilizá-lo ele o faça com alta produtividade;

3. Memorização: o sistema deve ser de fácil lembrança, ou seja, ao passar um determinado período sem utilizar o sistema o usuário pode utilizá-lo novamente sem ter que aprender tudo novamente;

4. Erros: a taxa de erros deve ser baixa e erros de extrema gravidade não devem ocorrer. Ao cometer algum erro, o usuário deve ter a possibilidade de recuperar o sistema para o estado imediatamente anterior ao erro;

5. Satisfação: os usuários devem gostar do sistema. Ele deve ser agradável de ser utilizado para que as pessoas se sintam satisfeitas com o seu uso.

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla “RH”. São uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

A área de recursos humanos também lida com estratégias de recursos humanos, relações sindicais, relações de trabalho e algumas técnicas afetam a função tais como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneração.

A constante busca por qualidade faz com que as organizações exijam cada vez mais de seus colaboradores. Neste sentido, em especial o setor automobilístico, atualmente vem implementando as mais diversas estratégias empresariais no âmbito tecnológico. Mas acaba descuidando-se da importância da força humana no trabalho realizado, para conquista dos objetivos da empresa.

SISTEMA

O projeto tem como objetivo controlar os produtos que se encontram na loja e vende-los. Fornecendo o controle de entrada e saída de produtos, cadastro de clientes, funcionários e fornecedores. O sistema poderá gerar relatório que permitam a organização do estoque.

A idéia principal do sistema é a seguinte: os funcionários de certa loja poderiam, a pedido de um cliente, procurar no sistema se tal produto desejado pelo cliente está em estoque, se sim, o funcionário poderá vender o produto ao cliente, caso não, o funcionário terá que entrar em contato com os fornecedores para comprar tal produto em falta na loja. A partir desses dados, no final do dia, o gerente da loja poderá gerar relatórios com os dados das vendas, para saber o que entrou e o que saiu da loja.

MÓDULOS DO SISTEMA


1. Cadastro de produto

1.1. Entrada produtos (Pedido de produtos para fornecedores)

1.2. Saída produtos (Venda de produtos para clientes)

1.3. Localização do produto no estoque

2. Cadastro de fornecedores

3. Cadastro de funcionário

4. Cadastro de clientes

5. Gerar relatórios

6. Entrada e saída de notas fiscais

        VIEW POINTS (PONTOS DE VISTA)

 Gerencial
1. Cadastrar e obter informações de novos funcionários.

2. Gerar relatórios das despesas e lucros da loja.

 Funcionário Comprador

1. Obter dados cadastrais dos fornecedores.

...

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