TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP  EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

Terminais de autoatendimento
em parques urbanos

Limeira – Pompeu
2019

UNIP  EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

Terminais de autoatendimento
em parques urbanos

Nome: Gabriel Grecco - RA: 1940491
Nome: André da Silva Severino – RA: 1942985
Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas
Semestre: 1
 º Semestre

Limeira – Pompeu
2019


Resumo

Este trabalho faz parte da disciplina PIM I, que abrange as disciplinas de Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Desenvolvimento Sustentável e ainda a disciplina de Estatística e objetiva analisar as atividades contempladas pelos visitantes no parque urbano do Ibirapuera localizado na cidade de São Paulo - SP.  

Este projeto vai focar em terminais de autoatendimento para os visitantes do parque se localizarem melhor, bem como encontrar as atrações e eventos que estão acontecendo no parque de maneira mais ágil e prática.

Palavras-chave: Parque urbano, Ibirapuera, terminal, autoatendimento.


Abstract


             This work is part of the PIM 1 course, which covers the subjects of Fundamentals of Operational Systems, Logic, Sustainable Development and also the discipline of Statistics and aims to analyze the activities contemplated by visitors in the urban park of Ibirapuera located in the city of São Paulo .

This project will focus on self-service terminals for park visitors to locate better, as well as find the attractions and events that are happening in the park in a more agile and practical way.

Key words: Urban park, Ibirapuera, terminal, self-service.


Sumário


Resumo.....................................................................................................................02
Abstract.....................................................................................................................03
1. Introdução.............................................................................................................05
2. Desenvolvimento..................................................................................................06
   
2.1. Terminais.......................................................................................................06
   
2.2. Vantagens e desvantagens do sistema operacional................................07
   
2.3. Fontes de energia.........................................................................................08
   
2.4. Consumo sustentável..................................................................................10
   
2.5. Sistema para interação com usuário..........................................................11
3. Localização dos terminais...................................................................................12
4. Realização de praticas esportivas......................................................................12
5. Equipamentos.......................................................................................................13
Conclusão.................................................................................................................16
Referências...............................................................................................................17


Introdução

Devido às grandes áreas e diversas atividades contempladas nos parques urbanos, os munícipes e demais usuários têm certa dificuldade em encontrar aquilo que desejam, diante desta situação, realizamos um projeto para sanar este problema.

O projeto consiste em implantar vários terminais de autoatendimento em pontos estratégicos dos parques. Estes terminais, serão desenvolvidos utilizando mini computadores (Raspberry PI 3), com o sistema operacional Windows 10, acoplados à um monitor touch screen para melhor interação com o usuário.

Visando a questão do desenvolvimento sustentável, as bases de autoatendimento serão feitas a partir de impressoras 3D. Nestas bases de atendimento o usuário terá acesso a localização de todas as atividades oferecidas pelo parque e eventos que estão ocorrendo ou que ocorrerão no parque.


Desenvolvimento


2.1 - Terminais

As bases dos terminais serão feitas de plástico conforme figura 1, com a utilização de impressoras 3D, visando o baixo custo de produção, estes terminais serão a prova d’agua e fixados ao solo para resistirem a diversas condições climáticas (chuva, ventos fortes, temporais, etc.).

[pic 1]

(Figura 1)

O hardware do equipamento será um raspberry PI 3 com o sistema      operacional da Microsoft Windows 10 devido a sua compatibilidade com telas e monitores touch screen, a escolha do sistema operacional foi justamente pelo fato de nenhum outro sistema operacional compatível com o raspberry PI 3 estar apto a interagir com o recurso touch screen, além do mesmo receber atualizações automáticas visando a segurança e estabilidade do sistema operacional.


2.2 – Vantagens e desvantagens do sistema operacional

Entre os sistemas operacionais analisados, optamos pelo Windows 10, entre as vantagens de se utilizar o sistema operacional podemos citar:

             - Compatibilidade de hardware: Por sua popularidade, a maioria dos drivers dos hardwares são compatíveis com o sistema Windows, caso seja necessário trocar algum componente físico no terminal, não teremos problemas quanto a compatibilidade de drivers.

             - Bem como os drivers, a maioria dos softwares, se não todos, são desenvolvidos visando sua compatibilidade com sistemas Windows.

             -  O Windows 10 foi desenvolvido visando ser mais “amigável” ao usuário, para isso, todas as telas foram desenvolvidas utilizando a linguagem mais simples possível, se tornando assim, um sistema operacional muito aclamado pelo seu público, onde pessoas com pouco conhecimento em informática, conseguem realizar suas atividades sem maiores problemas.

Quanto às desvantagens, podemos citar:

             - Código fonte fechado: Qualquer problema ou falha que apareça no sistema será necessário aguardar que a desenvolvedora, no caso a Microsoft, solucione-o e disponibilize uma atualização para correção do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (530.5 Kb)   docx (451 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com