TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  19/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIP EAD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos superiores de Tecnologia

Informática e Sustentabilidade

Moju

2021

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Informática e Sustentabilidade

Wellington Batista Barata

RA: 0542000

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre:

Moju

2021

Dedicatória

Agradecimentos:

Epígrafe:

Resumo

Palavras-Chave:

Abstract:

Keywords:

Sumário

Listas

Introdução

     O objetivo deste presente projeto é apresentar a estrutura interna da loja Euromóveis, que fica localizada na Avenida das Palmeiras, Nº 245, Centro, Moju/PA.

     A empresa pesquisada oferece serviços de venda de móveis e eletrodomésticos. Ao todo existem 5 lojas espalhadas pelo estado do Pará. A empresa matriz fica localizada na cidade de Tailândia/PA. A empresa tem 22 pessoas em seu quadro de funcionários e todos concordaram em participar da pesquisa para a realização deste projeto, respondendo algumas perguntas que serão mencionadas e respondidas mais à frente.

     Para a realização do projeto e pesquisa na loja Euromóveis sobre quais sistemas operacionais (S.O) são utilizados na mesma, serão utilizados conhecimentos adquiridos na disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais. A empresa em questão utiliza para a plataforma desktop/notebook o sistema operacional Windows e para a plataforma mobile o sistema Android. Neste projeto serão apresentadas as características técnicas dos sistemas operacionais utilizados na empresa e as vantagens e desvantagens em se usar cada sistema e o grau de satisfação de cada usuário.

     Serão aplicados os conhecimentos adquiridos na disciplina de Desenvolvimento Sustentável, partindo da indagação - quaisxz as práticas de desenvolvimento sustentável que são aplicadas pela empresa – serão relatadas essas práticas e quantos funcionários as conhecem e quantos as praticam e no dia-a-dia da empresa

     Serão utilizados os conhecimentos da disciplina de Estatística, onde serão feitos comparativos com números e gráficos, serão apresentadas amostras, tabelas e cálculos dos dados colhidos na empresa sobre sistemas operacionais e desenvolvimento sustentável.  

Na disciplina de Lógica serão apresentadas argumentações válidas e sofismas, baseadas nos dados trabalhados na disciplina de Estatísticas.


2. Desenvolvimento

2.1 Sistemas Operacionais

     O sistema operacional é a parte lógica que controla todo o hardware e cabe a ele executar as tarefas necessárias para uso dos componentes físicos do computador, como memória, disco, controladores de vídeo, rede etc. Cada componente físico do computador possui características intrínsecas para atender ao seu propósito.

     Na empresa pesquisada o sistema operacional utilizado para a plataforma mobile (smartphones) é o Android. E para a plataforma desktop/notebook é o Windows.

2.1.1 Sistema Operacional em Smartphones – Android

     O sistema operacional Android Inc foi criado em 2003 na cidade de Palo Alto, Califórnia. Foi desenvolvido por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White empresários do ramo de tecnologia. A ideia inicial era criar um sistema inovador para câmeras digitais, mas, ao verem que o mercado não era tão amplo, resolveram investir no mercado mobile. Em 2005 o Google adquiriu o Android Inc e com isso nasceu a Google Android. Com a chegada do Android ao Google o próprio conceito de smartphone foi remodelado. Desde então o sistema conquistou espaço e passou a ser o sistema operacional de aparelhos de diversas marca como LG, Samsung, Asus, Xiaomi e outras.

     Hoje em dia o Android é o S.O mais utilizado no mundo. As estatísticas mostram o crescimento grandioso do sistema que em 2009 era utilizado em apenas 2,8% dos aparelhos vendidos. Chegou a 33% no final de 2010 e em 2020 subiu para 81,7%. No Brasil a marca está presente em 95% dos aparelhos vendidos, de acordo com dados mais recentes de consultoria da IDC (International Data Corporation).

Em setembro de 2020, o Google lançou a versão 11 do sistema. Os novos modelos de smartphone já vêm com o update, que será disponibilizada a atualização para aparelhos já usados a partir do primeiro trimestre de 2021.

     A seguir listaremos as vantagens e desvantagens em se utilizar o sistema operacional Android.

2.1.1.1 Vantagens

  •  Código Aberto

Isso torna possível que vários desenvolvedores possam contribuir para o sistema, fazendo com que o sistema tire o melhor proveito das novas tecnologias.

  • Variedade de dispositivos

O Android está adotado como sistema operacional de diversas marcas como Samsung, Xiaomi, Asus, etc, o que torna sua presença ainda mais rica em termos de hardware, variando desde modelos simples a hardwares poderosos com recursos inovadores. Sem falar do preço que varia de modelos de R$ 300 a modelos de 11 mil.

  • Liberdade de customização

No Android você não fica preso à interface padrão do sistema. Cada fabricante possui sua própria interface. E cada fabricante ainda permite que seu usuário vá além, podendo customizar a launcher, ícones de aplicativos, aparência do teclado, etc.

  • Grande Variedade de aplicativos

O Android possui em sua loja uma gama de aplicativos que supera o número de 1 milhão o que dá uma maior liberdade de escolha aos seus usuários.

  • Maior interação com serviços do Google

O Google vem dando preferência para o seu próprio sistema. Tudo é pensado em torno do Android e o Google vem sempre buscando novas alternativas para melhorar esse suporte. Isso faz com que outros sistemas, como o Windows Phone receba menor suporte. A Microsoft, outro exemplo, não conta com um aplicativo oficial do Youtube.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com