TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar I Gestão em Tecnologia da Informação

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Gestão em Tecnologia da Informação

ONG focada em Tecnologia no auxilio da Educação

Polo Jaguaré / Polo São Caetano do Sul

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Gestão em Tecnologia da Informação

ONG focada em Tecnologia no auxilio da Educação

Polo Jaguaré / Polo São Caetano do Sul

2015

Resumo

Primeiramente abordamos o assunto que identifica a diferença que a computação pode fazer no desenvolvimento não somente no aspecto pedagógico mas também no aspecto social do crescimento.

Também identificamos e listamos todos os passos necessários para realizar a ONG, desde o desenvolvimento da idéia “o que minha ONG vai fazer?” até a parte de documentação e necessidades jurídicas.

Por fim apresentamos os Sistemas Operacionais que podem ser utilizados na idealização do projeto, onde apontamos os pontos positivos e negativos de cada um.

Palavras-chave: Computação, ONG, Sistemas Operacionais

Abstract

First of all approach what identifies the difference that computing do in the development not just in the educational aspect but also the growth social.

We also identified and listed all steps required to perform the ONG, since the development of the idea "what my ONG will do?" till the documentation and legal needs.

Finally we present the operating systems that can be used in the project idealization, that we point out the positives and negatives of each one.

Key-word: Computing, ONG, Operating Systems

Sumário

1. Importância da Informática no ensino para crianças

2. Como montar uma ONG

3. Sistemas Operacionais

4. Recomendações

5. Conclusão

Introdução

O intuito do desenvolvimento deste trabalho é aplicar em um cenário criado pela instituição de ensino todas as matérias desenvolvidas no decorrer do bimestre.

O cenário proposto é desenvolver um projeto de Consultoria para auxiliar um empresário interessado em abrir uma ONG, para incentivar o uso da informática na educação de crianças e jovens, pois ao seu ver é uma forma didática muito importante, porém o idealizador não possui know-how no assunto.

Desenvolvemos todas as diretrizes para realização do projeto, partindo desde a idealização da ONG até a tecnologia que será adotada no projeto para facilitar o uso, aliado ao melhor custo-benefício a curto, médio e longo prazo.

Capítulo 1

A IMPORTÂNCIA DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Um dos desafios da educação infantil é o fato das crianças terem cada vez mais precocemente o acesso e a utilização das ferramentas de tecnologia e comunicação estimulando suas mentes e potencializando seu desenvolvimento cognitivo, intelectual e paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos.

Foi proposto por Papert, e segundo ele o computador iria “ampliar a escola”, revolucionar a educação e reformular a mente das crianças. Influenciado por Jean Piaget (psicólogo e filósofo), combinou complexas teorias de desenvolvimento, criando a lingo LOGO.

Para proporcionar aulas contextualizadas, é necessário vincular as atividades realizadas no computador com as demais disciplinas por meio de uma concepção pedagógica, aplicando atividades apropriadas para cada idade, fazendo uso de mecanismos que incentivem a trabalhar a lúdico da criança. Isso desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, favorecendo o ambiente de ensino da informática, já que em um primeiro momento as crianças podem sentir-se intimidada com essa nova experiência.

No sistema educacional brasileiro a implantação de computadores nas escolas é mais comum a partir do Ensino Fundamental, embora algumas instituições iniciem esse processo desde a educação infantil. Na nossa realidade, os primeiros contatos da criança com o computador em seu processo de aprendizado se darão, aproximadamente, em torno dos seis a sete anos de idade.

Segundo Erickson, a criança dessa faixa etária encontra-se na fase da latência, na Teoria Freudiana, esta é a idade do domínio versus inferioridade, que vai dos seis aos doze anos. Em Piaget, este período corresponde à fase de centralização, onde a criança consegue perceber apenas um dos aspectos de um objeto ou acontecimento (estágio das operações concretas), ela não é capaz de relacionar a si mesma com os diferentes aspectos e dimensões de uma situação.

Para a inicialização da criança com o computador, é missão da escola atender a esse aprendiz, tornando significativo o seu aprendizado, enfatizando o “aprender” e não o “ensinar”, pois o conhecimento provoca mudanças e transformações, efetivando o uso lúdico no ensino da informática.

Espera se que sua utilização promova aulas criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos autonomia, curiosidade, cooperação e socialização, principalmente pela utilização da internet que possibilita diversos tipos de comunicação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com