TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Interface com Usuario

Por:   •  26/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

A busca constante pela melhoria da qualidade do atendimento ao cliente, da eficiência produtiva e da redução dos custos operacionais tem sido uma constante entre as organizações, independente do porte ou produto comercializado, o que torna as novas tecnologias uma ferramenta estratégica para se alcançar o sucesso almejado no mercado, pois elas trazem consigo uma visão de que maiores benefícios podem ser obtidos, o que motiva e faz as empresas continuarem os investimentos em ferramentas e sistemas de gerenciamento. Ao longo do tempo, tem-se observado a dificuldade de algumas empresas em manter um controle de estoques eficaz ao ponto de evitar desvios, dar segurança aos gestores na definição de políticas de manutenção, garantir aos proprietários a apuração correta dos custos dos produtos e que o valor da conta estoques espelha a realidade. O capital normalmente investido nos estoques e a utilidade que este ativo tem para a maioria das empresas fazem com que o estoque seja digno de apreço, sugerindo a necessidade de controles internos adequados de forma que seja possível definir quando e quanto

comprar, qual o fluxo de entrada e saída dos materiais, porém, nota-se a dificuldade de encontrar um sistema informatizado que atenda aos requisitos da empresa de forma plena. Um sistema de gerenciamento de estoques tornou-se uma ferramenta indispensável ao administrador do pequeno ou grande negócio, que deseja ter o controle efetivo sob as mercadorias comercializadas e conquistar seu espaço no mercado, pois através dessa gestão, toda operação é simplificada, proporcionado maior confiabilidade ao gestor

1.2 Problema de pesquisa

A falta de informatização e imprecisão das informações, principalmente no que diz respeito ao controle de estoque, causou sérias limitações a um empreendimento da cidade de Unai - MG, impedindo a empresa de evoluir e alcançar melhores resultados no mercado em que atua. Diante deste contexto, foi observado a necessidade de se iniciar um estudo sobre o processo de implantação de um sistema de informação aplicado ao processo de controle de estoque nessa empresa.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo geral

Esse estudo teve como objetivo geral o processo de implantação de um sistema de informação aplicado ao controle de estoque na empresa Raiz insumos Agricolas LTDA, buscando informatizá-la, trazendo à empresa uma melhor gestão dos processos como: controle de estoque, cadastro de clientes e caixa, o que proporcionará melhoria nas tomadas de decisões.

1.3.2 Objetivos específicos Especificamente pretendeu-se:

a) conhecer e descrever o processo atual de estocagem da empresa,

b) aprimorar a estrutura de rede e informática da

empresa,

c) pesquisar um sistema de controle de estoque, estudá-lo e implantá-lo,

d) povoar o sistema com os dados da empresa específica;

e) analisar o desempenho da empresa antes e após a implantação.

1.4 Hipótese

Este trabalho parte da hipótese de que a implantação de um sistema de controle de estoque de insumos trará vários benefícios à empresa, como: agilidade no atendimento, maior precisão nas tomadas de decisão, confiabilidade nos processos e eficiência operacional.

1.5 Justificativa

Justifica-se a análise e implementação de um sistema de controle de estoque na empresa para que dessa forma a mesma possa alcançar vantagem competitiva, melhorar seu desempenho no mercado de atuação e consequentemente alavancar os resultados. A Raiz insumos Agricolas LTDA é uma empresa que atua há mais de 10 ano no mercado de Unaí e região , ela é dividida em loja com vendas de mercadorias e deposito. A empresa conta com 20 funcionários na loja e 43 no deposito. Em seu estoque há mais de 50 tipos de fertilizantes (entre adubos, corretivos de solo), e 85 tipos de Agrotóxicos e com preço e qualidade a empresa tem se destacado e aumentado a venda de Insumos agrícolas. Pensando assim a empresa se propôs a informatizar o controle de suas mercadorias para oferecer maior agilidade dos funcionários e melhorar seu controle de mercadorias. Portanto, a informatização traz benefícios e dados que servem para um maior controle de todos os itens em seu estoque, tendo assim a noção do que deve ser remanejado ou comprado, levantando também informações suficientes para realizar promoções em seus produtos de alto giro. A empresa conta com um estoque muito grande e há a necessidade de um controle mais preciso pois, com estoque parado a empresa está sofrendo um grande risco na liquides de seu caixa, não vendendo o que está parado e perdendo venda do produto não comprado. O controle de estoque facilita as atividades da empresa, gerando agilidade em consultas evitando a locomoção do vendedor ao estoque e mais segurança nas vendas, pois poderão ofertar o que realmente possui e assim dedicando um tempo maior ao cliente trazendo até a fidelização do mesmo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Estoque

Segundo Silva (2013) estoques são materiais e suprimentos que uma empresa utiliza para a produção, venda ou simplesmente suprimir sua própria necessidade. Nos estoques muitas vezes é possível encontrar matérias-primas, suprimentos, componentes, materiais em processo ou produtos acabados, que geralmente é sempre feito a rigor um controle, tanto de processo como de disponibilidade dos itens. Já Corrêa (2001) define que estoque é um elemento gerencial essencial na administração das empresas. Segundo Sanvicente (2007): “Existem vários tipos de estoques ao longo da cadeia produtiva, analisados do ponto de vista financeiro, com maior liquidez e possibilidades de transformação em dinheiro. Em primeiro lugar, com maior liquidez estão os produtos acabados, que podem ser vendidos rapidamente e possuem um maior valor agregado; em segundo lugar, a matéria prima, que pode ser utilizada por outra empresa; em terceiro e último o produto em processo, pelo fato de exigir processo adicional” Os estoques têm papel importante nas empresas, pois funcionam como reguladores do fluxo dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com