TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É INTERFACE, INTERAÇÃO E USUARIOS

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................

03

2. OBJETIVOS ....................................................................................................

04

3. O QUE É INTERFACE, INTERAÇÃO E USUARIOS .....................................

05

3.1 DESIGN DE INTERFACE .............................................................................

3.2 GERAÇÃO DA INTERFACE..........................................................................

3.3 DESAFIO DA IHC   E USABILIDADE ...........................................................

.........

3.4 MODELO CLICLO DE VIDA PARA DESIGN DA INTERACAO....................

3.5 NORMAS DA ISO .........................................................................................

4.1 COMERCIO ELETRONICO ..........................................................................

...................

06

07

08

09

10

12

5. POLITICA DE SEGURANÇA E AUDITORIA ..................................................

6. LIBERALISMO DO ESTADO (Adam Smith)  ..................................................

7. CONCLUSÃO..................................................................................................

8. REFERÊNCIA .................................................................................................

13

15

16

17



  1. INTRODUÇÃO

Vamos abordar o que foi estudado durante o semestre, buscando informações de interfaces do usuário com a informática, visando o design, desafios leis e comercio eletrônico.

Dentro do contexto será mostrado à usabilidade,   e podendo como isso trazer benefício para o usuário, e a facilidade de uso, melhorando a forma como as pessoas utilizam o software, outro ponto abordado será a e segurança no sistema de informação, onde serão falados os critérios como a engenharia social, vulnerabilidades, ameaças e ataques, e medidas de segurança.


  1. OBJETIVO

O objetivo é aprofundar os conceitos estudados durante o semestre e as técnicas e recursos aprendidos nas matérias de IHC, Sistema de Computação e informação, Segurança, Ética, Política e Sociedade.

.


  1. . IHC – INTERFACE HOMEM COMPUTADOR.

IHC é a abreviação para INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR, que no inglês é encontrado sob a sigla HCI– Human-Computer Interface. IHC também pode ser interpretado como INTERFACE HOMEM-COMPUTADOR, mas este equívoco de comparação ocorre por causa do histórico dos termos interface e interação. Mesmo assim o termo IHC possui afinidade com as questões de ‘interface com o usuário’ (Preece, 1994).

O termo ‘interface’ foi inventado por volta de 1880, mas a palavra não teve muita repercussão até 1960quando começou a ser utilizada pela indústria computacional. A partir de então começa a ter um emprego mais amplo significando, inclusive, interações entre departamentos e organizações ou campos de estudo. Mas até ser realmente aceito, o termo sofre desaprovação por parte da comunidade científica que alega possuir uma conotação ostensiva (jargão). Parte desta comunidade de oposição oferece, então, a substituição do termo ‘interface’ por palavras de uso comum como “cooperação, transação, troca de informação, interação ou até mesmo trabalho”, as quais são recusadas. O termo interface cai em desuso.

Como exemplo o mundo hoje esta cercado de interação do homem com o computador, tablete, celulares, Tvs Smart, GPS, maquinas de café, refrigerante bancos e outros.

3.1 DESIGN DE INTERFACE.

Design de Interface lida com o processo de desenvolvimento de um método para dois (ou mais) módulos em um sistema para conectar e se comunicar. Estes módulos podem aplicar-se a hardware, software ou a interface entre um usuário e uma máquina.  Um exemplo de uma interface de usuário poderá incluir, um painel de controle para uma usina de energia nuclear,  ou até mesmo na cabine de uma aeronave. 

Em engenharia de sistemas , todas as entradas e saídas de um sistema, subsistema, e seus componentes são frequentemente listado em um documento de controlo da interface , como parte dos requisitos do projeto de engenharia. 

O desenvolvimento de uma interface de usuário é um campo exclusivo. Mais informações podem ser encontradas sobre o assunto aqui: design de interface do usuário

 

3.2 GERAÇÃO DA INTERFACE

Geradores de Interface permitem o desenvolvedor dispor e organizar os vários elementos de uma interface gráfica do usuário. Algumas abordagens incluem geradores de código que produzem esqueletos para que os desenvolvedores escrevam o código que será integrado à interface. Vários trabalhos baseiam-se em modelos. Um deles é o Framework para gerar interface denominado Cameleon Reference Framewok o qual define passos para desenvolver interface de usuário para aplicações interativas sensíveis ao contexto. Um contexto é formado de: (i) um elemento de um conjunto de ambientes considerados em sistemas interativos, (ii) um elemento de uma plataforma considerada em sistemas interativos e (iii) um elemento de um conjunto de usuários para sistemas interativos. Quatro passos são identificados durante o processo de geração de uma interface: (i) Tarefa e Conceitos: descreve várias tarefas a serem executadas conceitos de domínio, além disso, representam como tais conceitos são requeridos pelas tarefas; (ii) Interface de Usuário Abstrata: é uma expressão padrão que gera conceitos e funções do domínio de maneira que sua representação fica independente das interações disponíveis na interface alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com