TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto para Terminais de Consulta em Parques Urbanos

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

ELVÍDIO FERREIRA NASCIMENTO NETO

PROJETO DE TERMINAIS INFORMATIVOS EM PARQUES URBANOS

VITÓRIA

2019

ELVÍDIO FERREIRA NASCIMENTO NETO

PROJETO DE TERMINAIS INFORMATIVOS EM PARQUES URBANOS

Projeto Integrado Multidisciplinar I do 1º semestre do curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

                                                        Orientador: Prof. Antônio Palmeira

VITÓRIA

2019

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de terminais de computadores informativos em parques urbanos com a finalidade de orientar os visitantes quanto aos locais de interesse de cada um deles, bem como eventos. Os terminais informativos estarão localizados em pontos estratégicos dos parques, e serão projetados para que os usuários tenham acesso às informações de forma ágil e precisa. O terminal informativo terá um monitor touchscreen, que apresentará inicialmente três opções de idiomas (português, inglês e espanhol) e, após a seleção do idioma, dará prosseguimento à pesquisa do local desejado no parque. A pesquisa trará como resposta um mapa com o direcionamento para o local desejado. O projeto prevê a utilização de energias alternativas, como a eólica e a solar, promovendo a sustentabilidade.

Palavras-chave: terminal informativo, sustentabilidade.

ABSTRACT

This work aims to present a project of informative computer terminals in urban parks with the purpose of guiding visitors as to the places of interest of each of them, as well as events. The information terminals will be located at strategic points of the parks, and will be designed so that the users have access to the information of agile and precise form. The information terminal will have a touch screen monitor, which will initially display three language options (Portuguese, English and Spanish) and, after selecting the language, will continue to search the desired location in the park. The survey will respond as a map with the target location. The project envisages the use of alternative energies, such as wind and solar, promoting sustainability.

Key-words: informative terminal, sustainnability.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 VISITAÇÃO DOS PARQUES BRASILEIROS        7

3 ESPECIFICAÇÕES DE HARDWARE        8

3.1 HARDWARE DO COMPUTADOR SERVIDOR        9

3.2 HARDWARE DOS TERMINAIS        10

4 ESPECIFICAÇÕES DE SOFTWARE        12

4.1 SISTEMA OPERACIONAL        12

4.2 APLICATIVO GUIA DO PARQUE        13

5 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA        13

6 FONTE DE ENERGIA        15

7 CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17

1 INTRODUÇÃO

Os parques urbanos têm sido cada vez mais procurados e utilizados como locais públicos de lazer. Possuem um tamanho amplo, com quadras esportivas, árvores, jardins, trilhas, assentos, lanchonetes, e muitos outros recursos para uso em diversos tipos de atividades, como piqueniques, passeios, atividades físicas, lanches, eventos, dentre outros. No entanto, com tantos recursos, muitas vezes torna-se difícil a busca pelo local ou atividade desejada. Buscando uma melhoria para as buscas por essas atividades nos parques, é que surge o projeto de terminais informativos.

O projeto visa trazer informações que auxiliarão os usuários a localizar os lugares corretos para cada atividade, bem como trilhas e até mesmo eventos especiais. O projeto também visa trazer informações adicionais sobre o entorno do parque, como pontos de táxi e de ônibus.

Os terminais informativos serão instalados em pontos estratégicos dos parques, e serão fáceis de se utilizar. Um monitor LCD touchscreen traz uma tela inicial que apresenta a escolha do idioma, entre português, inglês e espanhol, e a seguir a tela de busca dos locais desejados. O sistema trabalha com busca por seleção de opções pré-definidas, mas haverá também busca por digitação.

O projeto inclui a utilização de fontes de energias limpas, especificamente a solar e a eólica, como forma de desenvolvimento sustentável, e até mesmo para que o projeto de energia seja expandido para todo o parque.

2 VISITAÇÃO DOS PARQUES BRASILEIROS

Parque urbano é uma área verde com função ecológica, estética e de lazer, no entanto, com uma extensão maior que as praças e jardins públicos.

De acordo com o Art. 8º, § 1º, da Resolução CONAMA Nº 369/2006, considera-se área verde de domínio público "o espaço de domínio público que desempenhe função ecológica, paisagística e recreativa, propiciando a melhoria da qualidade estética, funcional e ambiental da cidade, sendo dotado de vegetação e espaços livres de impermeabilização".

A Tabela 1 apresenta alguns dados sobre a visitação aos parques. Os dados são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em 2014, os parques urbanos tiveram em torno de 6,5 milhões de visitantes. Em 2015, o número subiu para 7,1 milhões de visitantes, cerca de 8,4% a mais que em 2014. Em 2016, foram 8,56 milhões de visitantes, 17% a mais que 2015. Em 2017 foram 10,7 milhões de visitantes, 20% a mais que em 2016. No ano passado (2018), cerca de 12,4 milhões de pessoas visitaram os parques, 6,15% a mais que em 2017.

Ano

Visitas (em milhões de pessoas)

CRESCIMENTO (em %)

2014

6,5

 

2015

7,1

8,40%

2016

8,56

17,00%

2017

10,7

20,00%

2018

12,4

6,15%

Tabela 1. Visitação dos parques brasileiros de 2014 a 2018.

Abaixo, na Figura 1, há um gráfico que mostra esse aumento anual do número de visitantes. Apesar desse crescimento, a maioria dos parques necessitam de diversos investimentos e melhorias, e uma dessas melhorias pode ser o Terminal Informativo.

[pic 1]

Figura 1. Gráfico mostra o crescimento anual das visitações nos parques brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (497.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com