TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Pedagógicas e Gerenciamento do uso das Tecnologias na Educação

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Turma: Práticas Pedagógicas e Gerenciamento do uso das Tecnologias na Educação - Turma 2 – 2012

Cursista: Weruska Costa Dutra.

Mediadora: Suely Mascarenhas.

Atividade: 2. O fazer técnico pedagógico na plataforma Linux Educacional 3.0

- Produção Textual.

A ampliação das possibilidades pedagógicas com o uso do software livre na perspectiva da inclusão digital na escola

Assistir o vídeo "História do Linux" e ler o texto, "Tecnologias e novas educações" de Nelson Pretto e Claúdio da Costa Pinto, proposto no curso de Práticas Pedagógicas e Gerenciamento do uso das Tecnologias na Educação, pudemos ampliar nossos conceitos principalmente sobre a utilização de software livre e inclusão digital no processo educacional.

O vídeo destacou o principal conceito de Linux e sua formação histórica. Seu criador e o objetivo de sua criação. O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds, sendo que Unix é o nome de um sistema operacional de grande porte.

O estilo de desenvolvimento adotado por seu criador foi o de ajuda coletiva. Ou seja, ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor, digno de habilidades insuperáveis por qualquer outro sistema.

Este sistema operacional é uma forma de referência das empresas multinacionais, sempre numa perspectiva global, e a própria produção de conhecimento esta seguindo esse modelo que poderíamos denominar de organização horizontal em rede. Este pelo qual as redes de computador podem oferecer suporte propício para que essa organização horizontal funcione de forma mais ampla envolvendo recursos distribuídos em regiões muito extensas, como a totalidade do planeta, e um grande número de pessoas, a exemplo dos projetos Genoma e GNU, este último buscando o desenvolvimento de sistemas em softwares não-proprietários.

Segundo a definição de Richard Stallman, (et. all MOTA FILHO, 2012) o Software Livre nos proporciona a liberdade de executar um programa seja qual for o propósito; a liberdade de modificar um programa para adaptá-lo às suas necessidades e, para que isso ocorra devemos ter acesso ao código-fonte; a liberdade de redistribuir cópias, gratuitamente ou mediante uma taxa; a liberdade de distribuir versões modificadas do programa e, nesse caso, toda a comunidade poderá beneficiar-se dos aperfeiçoamentos.

Nesse sentido, são de fundamental importância as políticas públicas que garantam a inclusão digital, entendendo-o como urgente o que implica pensarmos em soluções coletivas e públicas, e não apenas no acesso individualizado nas residências.

Desta forma o Sistema Linux esta sendo empregado pelo governo federal, junto ao MEC, na implantação de computadores com este sistema operacional e de acesso a Internet distribuídos nas escolas públicas do nosso país, apesar de sabemos que existem ainda educandos e educadores ainda na exclusão digital.

Com esta acessibilidade digital os professores estão adaptando seus conhecimentos e fazendo muito mais cursos on-line em ambientes propícios a formação continuada como o ambiente do e-proinfo do Ministério da Educação. Estão atualizando seus conhecimentos e proporcionando uma melhor aprendizagem a seus alunados, com o uso dos sistemas de produção colaborativa que hoje ocupam grande espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com