TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E O USO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES NA ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

AS TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E O USO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES NA ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES

CUIABÁ - MT

2015

AS TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E O USO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES NA ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Estagio Supervisionado I, para a obtenção de nota parcial do 2 º bimestre do curso de Administração 2015/1, da Faculdade Cuiabá – FAUC/AUM.

CUIABÁ - MT

2015

SUMÁRIO[pic 1]

1. INTRODUÇÃO        4

2. TEMA        4

3. PROBLEMA        5

4. JUSTIFICATIVA        5

5. OBJETIVOS        6

5.1 Objetivo Geral        6

5.2 Objetivos Específicos        6

6. HIPÓTESE        7

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

8. METODOLOGIA        8

REFERÊNCIAS        9

Para julgar a qualidade dos serviços, são analisados os seguintes parâmetros: confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia  e tangibilidade. por meio destes é a satisfação do cliente com a qualidade do serviço pode  ser definida pela comparação da percepção do serviço prestado com a expectativa do serviço desejado, utilizando-se das seguintes dimensões: para julgar a qualidade dos serviços

1. INTRODUÇÃO

Atualmente nos deparamos com um universo de inovações tecnológicas, a tecnologia para substituir mãos de obra, a tecnologia para auxiliar, para modernizar, como instrumento facilitador e até mesmo de memória. Para cada contexto existe as especificas ferramentas tecnológicas para cumprir um papel fundamental correspondente, seja ele, até mesmo, o de substituir um cargo ou função do ser humano em respectiva área do mercado de trabalho.

        O contexto ao que nos referimos no presente projeto de pesquisa se refere ás tecnologias como ferramentas e instrumentos que facilitam o trabalho de organização, de arquivamento, de controle de informações em fluxo e especialmente de estética e modernização dos ambientes de trabalho na área administrativa da secretaria escolar.

        A Escola Municipal de Educação Básica, foi fundada em 1990 e desde então atendem a clientela do bairro ofertando a etapa do Ensino Fundamental da Educação Básica, atualmente as turmas de Educação Infantil na pré-escola de 4 e 5 anos e o 1° ano do Ensino Fundamental.

        Nesta encontramos um problema decorrente de anos de arquivamento e organização ineficazes que devem ser reorganizados e arquivados fisicamente, além de merecerem ser informatizados.

        Encontramos em referenciais teórico-metodológicos a luz que norteia a relevância da organização e controle das evidencias dos históricos acadêmicos e dos documentos de registro do funcionamento da empresa nos anos antecessores. Através de livros, revistas, artigos e sites que serviram como instrumentos para a racionalização dos métodos de execução do trabalho administrativo escolar.

2. TEMA

 As Técnicas de Arquivamento e o Uso da Tecnologia da Informação como Instrumentos Facilitadores na Organização dos Arquivos Escolares

3. PROBLEMA

Como organizar os arquivos escolares para facilitar o acesso às informações?

4. JUSTIFICATIVA

Uma escola de educação básica exerce no decorrer do ano diversas atividades no ambiente de trabalho, com planejamentos e técnica, buscando a eficácia nas ações que são desenvolvidas diariamente. Ao fim de cada ano letivo os processos geram importantes documentos que devem ser preservados.

        O processo de arquivamento correto de documentos é de suma importância, pois recuperar as informações devidamente organizadas faz-se necessários para a rapidez nas consultas futuras, sendo interesse de todos.

        Porém os agentes administrativos da secretaria vêm enfrentando grande dificuldade para encontrar arquivos escolares antigos, visto que, a escola foi inaugurada em 1990 e a mesma pela rotatividade de funcionário não possui um controle do armazenamento eficaz.

        A problemática se deve ao fato de ao longo desses anos os documentos terem sido arquivados em pasta arquivo por ano letivo, contudo alunos que estudaram a muito tempo geralmente não se recordam o ano letivo estudado muito menos a série exata. Inclusive funcionários antigos em busca de documentos comprobatórios de exercício em cargo/função passam por esse problema.

        Contudo, tendo em vista a problemática de extrema relevância, consideramos a necessidade da execução de ações de organização e sistematização modernizada do arquivo escolar estabelecida através de cronograma onde não prejudique em qualquer circunstancia o trabalho estabelecido para a secretaria escolar no atual ano letivo.

5. OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

        Identificar soluções que propiciem o alcance das metas de organização e estruturação do arquivo documental da escola.

Estabelecer cronograma para a execução da organização e sistematização dos processos de arquivamento, de forma que facilite o acesso aos documentos rapidamente.  

 

5.2 Objetivos Específicos

  • Verificar o fluxo de documentos à arquivar;
  • Identificar e classificar os documentos arquivados;
  • Separar os arquivos corrente, intermediários e permanentes;
  • Organizar documentos de alunos por ordem alfabética e numérica; e
  • Organizar e arquivar demais documentos de registro por ano letivo (livro ponto, diários de classe, atas, etc).

6. HIPÓTESE

A quantidade de informação nas unidades escolares que surge durante a rotina do dia-a-dia de trabalho é grande, e não deve se tornar um problema. Para isso, é necessário implantar medidas que visem à simplificação dos registros e arquivamento de documentos escolares.

         Acredita-se que é possível melhorar o processo de recuperação da informação tanto para a realização das atividades cotidianas, como para garantir ao cidadão o direito ao acesso de seus registros  escolares e profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com