TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os dois principais objetivos dos sistemas operacionais?

Ensaio: Quais são os dois principais objetivos dos sistemas operacionais?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  Ensaio  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais os dois principais objetivos dos sistemas operacionais?

Abstração de recursos e Gerência de recursos.

2. Por que a abstração de recursos é importante para os desenvolvedores de aplicações? Ela tem utilidade para os desenvolvedores do próprio sistema operacional?

Por prover interfaces de acesso aos dispositivos, tornar os aplicativos independentes do hardware e definir interfaces deacesso homogêneas para dispositivos com tecnologia distintas.

3. A gerência de atividades permite compartilhar o processador, executando mais de uma aplicação ao mesmo tempo. Identifique as principais vantagens trazidas por essa funcionalidade e os desafios a resolver para implementá-la.

Executando os aplicativos simultaneamente em velocidade adequada, gerando filas de acesso para que nãoocorram conflitos entre processos. O principal desafio ao se implantar essa solução é impedir que os recursos do sistema sejam utilizados por um só usuário.

4. O que caracteriza um sistema operacional de tempo real? Quais as duas classifi- cações de sistemas operacionais de tempo real e suas diferenças?

Seu tempo de resposta é conhecido no melhor e pior caso de operação. É classificado emsoft real-time systems e hard real-time systems. No soft-real-time systems, a perda de prazo implica na degradação do serviço prestado, e no hard real-time systems, a perda de prazo pode causar graves consequências.

5. O que diferencia o núcleo do restante do sistema operacional?

É o coração do Sistema Operacional, responsável por todo gerenciamento dos demais recursos utilizados pelasaplicações, além de implementar as abstrações utilizadas pelos aplicativos.

6. Seria possível construir um sistema operacional seguro usando um processador que não tenha níveis de privilégio? Por quê?

Não por que poderia desestabilizar o sistema inteiro, provocando conflitos e muita lentidão.

7. O processador Pentium possui dois bits para definir o nível de privilégio, resultando em 4 níveis distintos. A maioria dos sistemas operacionais para esse processador usa somente os níveis extremos (0 e 3, ou 002 e 112 ). Haveria alguma utilidade para os níveis intermediários?

Sim, se houvesse a divisão de processamento entre os níveis.

8. Quais as diferenças entre interrupções, exceções e traps?

Interrupções são eventos causados por dispositivos externos ao processador, exceções são eventos causados pelo próprio processador e traps são eventos causados por softwares.

9. Quais as implicações de mascarar interrupções? O que pode ocorrer se o processador ignorar interrupções por muito tempo? O que poderia ser feito para evitar o mascaramento de interrupções?

10. O comando em linguagem C fopen é uma chamada de sistema ou uma função de biblioteca? Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com