TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO INTRODUCAO

Por:   •  27/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

TRABALHO 1NPC

Engenharia de Software

                                         

Manaus

2015

1. Explique a diferença entre os fluxos de processos linear, iterativos, evolucionário e paralelo.

Fluxo de Processo Linear é um diagrama que exibe a sequência de trabalho passo a passo que compõe o processo. Esta ferramenta ajuda a identificar retrabalhos, redundâncias ou etapas desnecessárias. Executa cada uma das cinco atividades metodológicas em sequência, começando com a de comunicação e culminando com a do emprego.

Fluxo de Processo Iterativo é uma estratégia de planejamento de retrabalho em que o tempo de revisão e melhorias de partes do sistema é pré-definido, ou seja, repete uma ou mais das atividades antes de prosseguir para a seguinte.

Fluxo de Processo Evolucionário é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do SOFTWARE são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas, ou seja, executa as atividades de uma forma circular, onde cada volta pelas cinco atividades conduz uma versão mais completa do mesmo.

Fluxo de Processo Paralelo O teste paralelo exige que os mesmos dados de entrada rodem em duas versões da mesma aplicação, ou seja, executa uma ou mais atividades em paralelo com outras atividades.


2. Depois desenvolva um quadro comparativo entre as metodologias prescritivas, os processos especializados e o processo unificado descrito por Pressman no capitulo dois de seu livro, no quadro deverá conter nome, tipo (é incremental, linear, iterativo, evolucionário...), característica principal, ponto positivo, ponto negativo.

NOME

TIPO

CAR. PRINCIPAL

PONTO POSITIVO

PONTO NEGATIVO

Modelo Cascata

Linear, Sequencial e Sistemático.

O mais antigo; consiste basicamente num modelo linear em que cada passo deve ser completado antes que o próximo passo possa ser iniciado.

Torna o processo de desenvolvimento estruturado, tem uma ordem sequencial de fases, cada fase cai em cascata, todas as fases identificadas e em ordem.

Não fornece feedback, não suporta modificações, não prevê manutenções e reutilização e em caso de atraso todo o processo é afetado.

Modelo Espiral

Evolucionário

O modelo espiral é mais adequado para sistemas complexos e que exijam um alto nível de interações com os usuários, a fim de possibilitar a abordagem de todos os problemas desse sistema. Usado com mais frequência em grandes projetos.

Por ser incremental podem ser adicionadas novas funcionalidades em cada nova versão; Maior controle sobre os riscos do projeto.

Destina-se exclusivamente a desenvolvimento de software interno; Grande experiência na avaliação dos riscos; Difícil convencer grandes clientes.

Modelo Incremental

Linear e Iterativo

Trabalhar junto do usuário para descobrir seus requisitos, de maneira incremental, até que o produto final seja obtido.

A entrega parcial facilita a identificação e correção de erros; Cada iteração produz itens utilizáveis; Feedbacks anteriores usa-se nos próximos incrementos; Facilita manutenção dos módulos.

Numero de iterações não pode ser definido no inicio do processo; O fim do processo não pode ser previamente definido; Gerenciamento e manutenção são complexos; Gerenciamento de custo pode acabar.

Modelo Evolucionário

Evolucionário e Iterativo

Apresenta característica que possibilitam desenvolver versões cada vez mais complexas do software.

Versão limitada para atender clientes; Evolução ao longo do tempo; Prototipação em processo isolado.

Clientes enxergam protótipos de forma desordenada.

Modelos Concorrentes

Iterativo

Define uma série de eventos que irão disparar transições de estado para estado, para cada uma das atividades.

Aplica-se a todos os tipos de desenvolvimento de software; Pode ser aplicado a todos os tipos de desenvolvimento do

Software (uso do modelo);

Fornece uma imagem precisa do estado atual de um projeto.

Processos evolucionários em geral, não estabelecem a velocidade máxima da evolução do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com