TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  29/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 5

FAA – FACULDADE ALAGOANA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

JAMES DENISSON DE LIMA SANTOS

INTRODUÇAO À ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

        

MACEIÓ-AL

2016

JAMES DENISSON DE LIMA SANTOS

INTRODUÇAO À ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Relatório apresentado por James Denisson de Lima Santos sobre ocurso: Introdução à Administração Estratégica da disciplina Fundamentos da Administração, a Faculdade Alagoana de Administração sob a orientação da professora Juciene dos Santos.

MACEIÓ-AL

2016


RESUMO

O estudo da administração estratégica teve sua forma definida pela primeira. vez em meados da década de 50, através de patrocínios feitos pela Fundação Ford e pela Carnegie Corporation. Ambas as organizações auxiliaram o desenvolvimento deste estudo nas escolas de negócios da época, o que acabou culminando numa transformação do ensino de negócios, deixando-o mais amplo e englobando áreas como a política de negócios, análise e solução de problemas por exemplo. Essa mudança conquistou ampla aceitação, fazendo com que diversas escolas de negócios usassem esse novo modelo.

Palavras chaves: Administração estratégica, fundação Ford, análise e solução.

ABSTRATCT

The strategic management of the study was its shape defined by the first. time in the mid-50, through sponsorships made by the Ford Foundation and the Carnegie Corporation. Both organizations helped the development of this study in business schools of the time, which culminated in a business education transformation, deixando¬o broader, encompassing areas such as business policy, analysis and for example troubleshooting. This change gained widespread acceptance, making quediversas business schools would use this new model.

Key words: strategic management, Ford Foundation, and analysis solution.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        06

1. ETAPAS DO PROCESSO        07

        1.1 – Etapa 1  Execução de uma análise do ambiente        07

        1.2 – Etapa 2  Estabelecimento de uma diretriz organizacional        07

1.3 – Etapa 3  Formulação de uma estratégia organizacional        07

1.4 – Etapa 4  Implementação da estratégia organizacional        08

1.5 – Etapa 5  Controle e Gestão estratégica        08        

2. CONCLUSÃO        09

3. REFERÊNCIAS        10


INTRODUÇÃO

Podemos dizer, que a administração estratégica se trata de um conjunto de diretrizes, opções e valores que os participantes da alta administração determinam para a empresa conseguir ter um desenvolvimento de longo prazo. As estratégias corporativas servem para que a organização possa se antever aos problemas que podem ocorrer no meio do caminho, visando também diminuir os riscos de insucesso da mesma. Normalmente, esses pontos da administração estratégica são encontrados na missão e visão de cada empresa. Como tipos de estratégia, nós podemos citar a redução de custos, ou a internacionalização, por
exemplo. Em resumo, para um empresa ser "estratégica" basta se preparar para enfrentar evencer os desafios, assim como enxergar as ameaças e oportunidades que ainda não existem.

Atualmente o maior desafio de qualquer organização, independente do seu tamanho é ter competitividade e sobrevida diante de um mercado tão acirrado. Essa realidade contemporânea que vivemos atualmente exige das empresas e organizações algumas práticas que demonstrem uma administração mais eficiente, eficaz e que também seja mais efetiva em relação ao futuro da companhia.

 Para um melhor entendimento, vamos explicar por etapas como funciona o processo da administração estratégica

1. ETAPAS DO PROCESSO

  1. Etapa 1  Execução de uma análise do ambiente:

A metodologia da administração estratégica se inicia com a análise do ambiente, ou seja, como intuito de identificar os riscos e as oportunidades atuais e futuras através do procedimento de monitorar os ambientes organizacionais. Nesse aspecto, o ambiente organizacional engloba todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que possam influenciar o progresso obtido através da realização dos objetivos da empresa. Aqui se faz necessários que os administradores compreendam qual o propósito da análise do ambiente, reconhecendo seus vários níveis existentes e entendendo as recomendações das normas para realizar uma análise de ambiente efetiva.

  1. Etapa 2  Estabelecimento de uma diretriz organizacional:

A segunda etapa do processo de administração estratégica é o estabelecimento da diretriz organizacional, ou simplesmente a definição da meta da empresa. Comumente, há dois indicadores que norteiam a direção que uma organização deve seguir, eles são: a missão e os objetivos organizacionais (ambos definidos no planejamento estratégico). A missão organizacional é a finalidade da companhia, ou basicamente, a razão da sua existência. Já os objetivos são as metas da organização. É importante levarmos em conta que também existem outros dois indicadores estabelecidos pelas empresas, que são: a visão (aspiração do que a empresa ensejam ser ou se tornar futuramente) e os valores (os princípios que norteiam a organização e as diferenciam das outras).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com