TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOMMERVILLE – ENGENHARIA DE SOFTWARE

Por:   •  19/5/2020  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO SOMMERVILLE – ENGENHARIA DE SOFTWARE

Bruno Santos de Andrade

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Capítulo 7, 8ª Edição 

Matrícula: 200011248

O capítulo 7 aborda os Processos de engenharia de requisitos que tem como objetivo criar e sobretudo manter um documento de requisitos do sistema. O processo geral inclui 4 subprocessos que estão relacionados. Esses 4 subprocessos são:

Estudos de viabilidade que é um estudo breve e focalizado em procurar responder questões pertinentes aos objetivos da organização que irá utilizar o software a ser desenvolvido, também questionamentos de requisitos que poderiam ser sugeridos. Esses estudos podem ser consultados em fontes de informação como gerentes de departamentos, especialistas da área e de tecnologia para saber se as mudanças propostas são validas e até mesmo para criar um maior entendimento das regras de negócio.

Elicitação e análise de requisito começa após o estudo de viabilidade, é onde acontece um maior envolvimento das pessoas da organização. Os stakeholder’s são solicitados para que participem da obtenção dos requisitos. Após essa etapa é dado início a classificação desses mesmos requisitos e a priorização desses mesmos requisitos e por fim a criação da documentação dos requisitos formais e informais. Essas fases são geralmente utilizadas diversas formas de facilitar o entendimento dos requisitos como criação de cenários, casos de uso, entrevistas e bastante etnografia para que não passe nada despercebido.

A validação dos requisitos é uma parte de fundamental importância por ser uma procura de erros nos requisitos, pois tais erros podem levar a custos excessivos futuramente, então é feita diversas verificações como validade, consistência, completeza, realismo, etc...  E também revisões de requisitos, prototipações e casos de teste.

E Por fim o Gerenciamento de Requisitos  que é um processo para compreender e controlar as mudanças que poderão a surgir no sistema, onde é feito o acompanhamento dos requisitos individuais e mantendo as ligações entre os requisitos dependentes de modo que seja possível avaliar o impacto de uma possível mudança solicitada pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com