TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes tcp /ip OSI

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE TEÓFILO OTONI

ANDRÉ RICARDO OLIVEIRA SILVA

JOSÉ GOMES CAMARGOS

VICTOR MANOEL

Rede de Computadores

TEÓFILO OTONI – MG

2015

ANDRÉ RICARDO

JOSÉ GOMES CAMARGOS

VICTOR MANOEL

Redes de computadores

Trabalho de Graduação apresentado a disciplina de Redes de Computadores no Curso de Sistemas de informação 5° Período das Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial aprovação na disciplina.

Orientadora: Prof. Salim Aouar.

TEÓFILO OTONI – MG

SUMÁRIO

Introdução_________________________________________________________01

Histórico das Redes de Computadores___________________________________02

Modelo de referência OSI /ISO_________________________________________05

Arquitetura TCP/IP__________________________________________________08

Comparação entre os modelos de referencia OSI e TCP/IP__________________10

Conclusão ________________________________________________________11

Fontes____________________________________________________________12


Introdução

        Trabalho acadêmico de Redes de Computadores em busca do conhecimento sobre arquiteturas de modelos utilizados para protocolização de conexões em rede. O trabalho busca dividir funções e estudos em um grupo acadêmico ,para entrega e apresentação de nosso entendimento sobre o assunto proposto, tendo o dito , que se dê início à apresentação de nossos esforços.

Histórico das Redes de Computadores

A Internet originalmente surgiu por causa da guerra fria, pela ARPA um Departamento de Agência de Projetos de Pesquisa Avançada nos EUA que teve inicio em 1957, nos anos ’60, a ARPA criou a primeira de rede de computadores com o intuito de tornar possível as comunicações entre si das bases militar, no final dessa década foi feita a implementação ARPANET, a primeira de rede de internet criada.

As primeiras interfaces de processadores de mensagens foram implementadas nas Universidades da Califórnia e de Utah em 1969 e era usada para interconectar redes participantes da ARPANET.

A ARPANET foi apresentada publicamente em 1972 na Conferência Internacional sobre Comunicação por Computadores e no mesmo ano estava concluído o primeiro protocolo de controle de rede da ARPANET e o primeiro programa de e-mail.

Inicialmente a ARPANET era uma rede privada, para se comunicar com uma maquina da ARPANET era preciso estar conectado em uma interface de processadores de mensagens dessa rede.

Nos anos ’70 surgiram novas redes independentes como ALOHANET, Telenet, Cyclades, Tymnet, SNA da IBM etc.., o numero de redes estava crescendo.

Os principais protocolos fundamentais que temos hoje – TCP, UDP e IP estavam teoricamente disponíveis no final dos anos ’70.

A ALOHANET, uma rede de micro-ondas que interligava as ilhas do Havaí foi o primeiro protocolo de acesso múltiplo que permitia que usuários espalhados em diversos lugares compartilhassem um único meio de comunicação broadcast.

Em 1973 foi inventada a Ethernet, uma arquitetura de interconexão para redes locais que são as bases para LANs de PCs de hoje. O protocolo Ethernet foi motivado pela necessidade de conectar vários PCs, impressoras e discos de compartilhados, essa tecnologia foi uma etapa importante para o trabalho em redes interconectadas, pois a medida que as LAN:s surgiam, a necessidade de interconectar essas redes eram ainda maior.

No final dos anos ’70 aproximadamente 200 maquinas estariam conectadas a ARPANET. Em 1983 foi adotado oficialmente o TCP/IP como o novo padrão de protocolo de máquinas para a ARPANET substituindo o NCP, a partir daí todas as maquinas tiveram que adotar o TCP/IP. Também foi desenvolvido o DNS para mapear nomes da internet fáceis de entender.

Paralelamente ao desenvolvimento da ARPANET, no inicio dos anos ’80 os franceses lançaram o projeto Minitel, um projeto para levar as redes de dados para todos os lares. Patrocinado pelo governo francês, o Minitel consistia em uma rede pública de comutação de pacotes que fez muito sucesso em 1984, quando o governo Frances fornecia gratuitamente um terminal pra qualquer residência francesa que se quisesse. O sistema Minitel tinha sites de livre acesso como o da lista telefônica e também sites particulares que cobravam uma taxa pelo tempo de utilização. Ao final dos anos ’80 o numero de máquinas interligadas a internet publica alcançaria cem mil usuários. Os anos ’80 foi de formidável crescimento.

Nos anos ’90 no auge do Minitel, o mesmo oferecia mais de 20 mil serviços, que iam desde home banking até banco de dados especializados para pesquisa, era utilizado por mais de 20 por cento da população da frança, gerando receita de mais um bilhão de dólares por ano e criou dez mil empregos. Estava presentes na maioria dos lares franceses dez anos antes de a maioria dos norte-americanos ouvirem falar de internet.

Nos ’90 a internet continuo a evoluir. a ARPANET, a progenitora da internet teve seu fim. Essa década ficou marcada pelo surgimento da World Wide Web que levou internet para milhões de pessoas no mundo inteiro.

A Web foi inventada na CERN entre 1989 e 1991 com base nas ideias de originadas de trabalhos anteriores sobre hipertexto realizado na décadas de 40 e 60. Versões iniciais foram desenvolvidas de HTML, HTTP, um servidor para WEB e browser, os quatro componentes fundamentais da WEB. Ao final de 1992 havia aproximadamente 200 servidores WEB em operação. Nessa Época vários pesquisadores estavam desenvolvendo browsers da WEB com interface GUI. Em 1995 estudantes universitários estavam usando browsers mosaic e Netscape para navegar na WEB diariamente. Em 1996, a Microsoft começou a lançar browsers concorrendo com a NetScape, vencida pela Microsoft alguns anos mais tarde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (196 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com