TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre os fundamentos teóricos dos sistemas de informação

Projeto de pesquisa: Reflexões sobre os fundamentos teóricos dos sistemas de informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

Reflexões Sobre os Fundamentos Teóricos de Sistemas de Informação

Reflections About the Theoric Fundaments of Information Systems

José Maria Dias Filho

Doutor em Contabilidade e Controladoria (USP)

Professor Adjunto (UFBA)

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é apresentar elementos teóricos que devem nortear a concepção e o funcionamento de um sistema de informações de custos voltado para a otimização de resultados. Parte-se do princípio de que a informação é um recurso essencial à eficácia organizacional e, por isso, deve se revestir de características que ajudem os gestores a identificar e selecionar as melhores alternativas de decisão. À luz da Teoria da Mensuração, entende-se que um sistema de custos deve contemplar conceitos, políticas e procedimentos que viabilizem mensurações racionais dos atributos de objetos e eventos econômicos. Deve, por exemplo, evidenciar a contribuição de cada gestor segundo as suas responsabilidades e refletir a realidade físico-operacional da entidade. A Teoria da Decisão, por sua vez, indica que o sistema de informações deve estar sintonizado com o modelo de decisão dos gestores, facilitando a formulação de planos, a avaliação de alternativas, a execução das operações e a medição de resultados. Finalmente, a Teoria da Informação nos leva a considerar fatores essenciais à utilidade da informação, tais como: relação custo-benefício, adequação à decisão, compreensibilidade, relevância, oportunidade, acurácia e confiabilidade.

Palavras-Chaves: Teoria da Informação; Teoria da Decisão; Teoria da Mensuração.

Abstract

The main objective of this study is show theoric elements who must drive the conception and the word of a information system of costs focusing best results. Starts at the principle wich the information is a essential resource to organizational efficience, because of this, must be carry or caracteristics who help the managers to identify and choose the best alternatives of decision. At the light of Mensuration Theory, understands wich a costs system must consider concepts, politics, and procedures wich allow to racionality mensurate the attributes of objects and economic events. Must, for example, to disclosure the company´s physical and operational reality. The Decision Theory, by his way, show´s that the information system must be tune in with the Decision Model of the managers, getting easy the plan formulation, the assess of alternatives, the doing of operations and the mensuration of economic results. Finally, the Information Theory show us to consider essentials facts to the information utility, like this: costs-benefits, adequation to decision, undestandily, relevance, opportunity, precision, and trustly.

Key-words: Information Theory; Decision Theory; Mensuration Theory.

1. INTRODUÇÃO

Para atingir os seus objetivos, freqüentemente o homem se vê obrigado a escolher uma entre várias alternativas de decisão. No mundo dos negócios, esse ato pode ser tão simples quanto a seleção de uma peça decorativa para um escritório ou bem mais complexo como uma fusão de empresas, por exemplo. Porém, racionalmente falando, em qualquer situação a escolha tem sempre por fundamento a busca do melhor resultado entre os diversos que se apresentem como possíveis. Como se pode deduzir, o sucesso desse esforço depende de informações que ajudem o indivíduo a identificar um problema ou uma oportunidade, avaliar e comparar alternativas de ação e, finalmente, selecionar a mais favorável. Assim, pode-se afirmar que a informação se insere no processo decisório como um recurso que deve ajudar o gestor a agir de forma racional.

É certo que o homem sempre procurou se apoiar em informações para melhorar a qualidade de suas decisões, buscando a maior aproximação possível entre resultados pretendidos e alcançados. Estima-se que até mesmo em organizações primitivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com