TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Sistema operacional (S.O)

Artigo: Fundamentos de Sistema operacional (S.O). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos de Sistema operacional (S.O)

1.1 Sistema Operacional Linux

O sistema operacional é um conjunto de programas que fazem a comunicação entre o hardware e o software. O finlandês Linus Torvalds desenvolveu o conjunto de um kernel e demais programas que constitui o sistema operacional Linux. O uso do sistema operacional LINUX tem muitas vantagens e funciona com poucos recursos, e desta maneira é possível utilizar esse sistema em máquinas com pouca memória e poder de processamento. O Linux também tem um código aberto, ou seja, permite que vários desenvolvedores trabalhem de forma colaborativa. O Linux permite conexão simultânea de vários usuários, por rede ou localmente, e para isso, o sistema utiliza o conceito de sessões de usuários, que gerenciam a memória de cada processo de aplicativo carregado, garantindo assim que um programa iniciado por um usuário não interfira no processamento do programa de outro. O sistema também suporta multitarefa real, memória virtual, bibliotecas dinâmicas, redes TCP/IP, além de muitas outras funcionalidades. Utilizando ferramentas abertas baseadas no sistema operacional GNU/LINUX, será desenvolvida uma solução para implantação de servidor em rede de terminais. A partir desse ponto, os servidores serão encarregados de atender os terminais e o desempenho das estações estará ligado ao Sistema Operacional Linux em conjunto com os hardwares dos servidores utilizados. O sistema operacional deverá alocar no servidor, os recursos necessários para a execução da aplicação dos usuários, compartilhando também os recursos já alocados para a aplicação de outro usuário, se for necessário.

Componente LTSP

O componente LTSP, quando utilizado com o sistema operacional Linux, tem a função de conectar computadores clientes a servidores. O LTSP ou Linux Terminal Server Project é um projeto em código aberto licenciado pela GNU. Atualmente, o LTSP é a solução mais usada para conectar clientes e servidores. Ele permite que os terminais não só rodem aplicativos instalados no servidor, mas também deem boot via rede, baixando todos os softwares do servidor e dispensando o uso de HD ou CD-ROM nos terminais. O LTSP compartilha o processamento do servidor com os desktops e proporciona um ambiente de trabalho remoto para estações de trabalho de baixo custo que usufruemdos recursos computacionais do mesmo, sendo transparente para o usuário.

Na aplicação do LTSP se faz necessário o uso de técnicas de gerência em infraestrutura. Quando o LTSP é implantado com thin clients seus benefícios são ainda mais potencializados, permitindo atingir altíssimos níveis de economia. Esse componente visa simplificar o uso de estações como terminais e quando o servidor estiver conectado aos terminais e configurado todos poderão acessar simultaneamente os recursos.

Figura de um domínio LTSP. Terminais magros (Workstatiosn) e Servidor LTSP.

Desenvolvimento sustentável.

A fonte de energia dos terminais será provida através de paineis solares, fonte considerada limpa, pois não deixa resíduos e inesgotável. Vamos tentar entender melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com