TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório BD2 ( Banco de dados 2 )

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade

Curso:

Disciplina: Banco de Dados 2

Turma:

Aluno:

Matrícula:

RELATÓRIO Nº 1

Objetivo da aula: A aula teve como objetivo analisar algumas arquiteturas de bancos de dados e a evolução deles.

Descrição:

No início da aula foi relembrado a definição de dado, um fato registrado em um suporte. Foi visto também de onde vem e como funcionam os dados, sendo que a maioria dos dados existentes não encontram-se formatados. Relatado também informações sobre os extintos disquetes, criados na década de 70, em suas primeiras versões mediam 8 polegadas e tinham como tamanho de armazenamento apenas 80kb. Anos depois com o surgimento de um modelo mais compacto e com espaço de armazenamento maior, fixou-se com uma versão “impressionante” de capacidade de armazenamento com 1,44Mb.

No passado eram poucas as empresas que possuíam condições de obter seu próprio computador, necessitava de gastos altíssimos para se comprar um. As empresas que não tinham essa condição utilizavam um tipo de arrendamento, onde pagavam para executar seus programas. Eles obtinham um horário com a maquina, e assim conseguiam executar seus programas por meio de computadores alheios.

Com a evolução e o passar do tempo, discos indexados apareceram, e a partir disso a ideia de banco de dados apareceu. Os bancos de dados vieram de uma forma para guardar os dados de forma segura e íntegra, além de permitir rápida recuperação dos dados, onde dado é um ativo muito valioso. O custo de armazenamento em disco era muito caro, a partir disso foram criadas regras de normalização, reduzindo as redundâncias de dados e alcançando assim uma economia de espaço em disco.

Relatado em sala, a transmissão serial é limitado tendo uma sequencia de bits por um único caminho. Já na transmissão paralela tende-se à uma comunicação simultânea do transmissor para o receptor, com uma taxa de transferência alta. Relacionado à redes foi citado com a evolução e o tempo, chegando ao crossover e obtendo uma tecnologia de controle chamada broadcast, o único problema é que quanto mais clientes se guardava mais dados, criando consequências tornando-o menos eficiente e mais complicado.

Considerando as primeiras arquiteturas de banco de dados, hierárquica e a de rede. Um banco de dados hierárquico é um conjunto de registros conectados uns aos outros por meio de ligações. A ligação é associada entre dois registros. Já a rede é bem parecida com o modelo hierárquico, entretanto os registros são mais comunicativos e entrelaçados, resultando em uma estrutura mais densa e complexa que a de outros. Evolução e ascendência da tecnologia surgiram os bancos de dados relacionais, trabalhando com tabelas. Facilitando a vida dos usuários finais dos bancos de dados, onde a relação “cliente-servidor” não precisava de programadores para acessar os dados de um banco.

O banco de dados da católica fica localizado no bloco M, com uma conexão virtual e uma arquitetura de sete camadas(física, enlaço, rede/portas TCP/IP, transporte, sessão, apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com