TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância da TI ao Negócio

Por:   •  10/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

As atividades de TI foram crescendo dentro das organizações, saindo de um conceito de automatizar tarefas e eliminar o trabalho humano, enriqueceu todo o processo organizacional, auxiliando na otimização das atividades, eliminando de barreiras entre os setores.

Iniciando um novo cenário da TI assumindo um papel com mais importância com foco no aumento de lucro e redução de custos operacionais. Empresas com serviços financeiros sempre reconheceram com facilidade o papel da TI.

O SOX determina que relatórios financeiros e controle associados tenham fidedignidade e co-responsabiliza diretores por atos lesivos aos acionistas e ao mercado. A TI garante o cumprimento da integridade dos dados através: acesso e emissão de relatórios de resultados, armazenamento de dados de forma adequada, segurança, auditoria e gerenciamento de riscos.

É com o plano de continuidade de negócios que tem como principal objetivo possibilidade o funcionamento da organização em um nível aceitável nas situações de contingência onde há indisponibilidade dos recursos de informação. A impossibilidade de realizar suas operações pode acarretar perdas financeiras, falhas operacionais e de imagem. O plano tem de ser elaborado após uma análise de impacto no negócio e especificar as ameaças e riscos identificados na organização.

A direção e os demais interessados na organização tem que conhecer todas as partes e fases do desenvolvimento do plano de continuidade de negócios e aprovar as ameaças e os riscos que podem afetar os ativos de informação, mas que estão fora do plano. O plano deve ser elaborado inicialmente considerando as situações de maior risco e maior impacto e ir amadurecendo conforme a maturidade da organização frente a proteção dos seus ativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com