TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Estendido sobre Sistemas Operacionais

Por:   •  16/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo estendido sobre Sistemas Operacionais

Lucas Ferreira de Souza e Matheus Vieira

Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Joinville – SC – Brasil

Definição de Sistemas Operacionais

Um sistema operacional é um programa, ou conjunto de programas, especialmente desenvolvido para oferecer, da forma mais simples e transparente possível, os recursos de um sistema computacional aos seus usuários, controlando e organizando o uso destes recursos de maneira que se obtenha um sistema eficiente e seguro.

O sistema operacional introduz uma “camada de abstração” entre o hardware e o usuário, que transforma comandos no mouse ou teclado e solicitações do sistema, como gerenciamento de recursos (CPU, memória RAM), em linguagem de máquina, enviando instruções ao processador.

A maior parte dos usuários de PC já teve um pouco de experiência em relação a um sistema operacional tendo uma certa noção do que pode ser feito por ele mas não entendendo como acontece. Sistemas Operacionais tendem a executar duas funções basicamente não relacionadas, elevando os recursos da máquina e de gerenciamento, as funções são: Sistema Operacional como uma máquina estendida e sistema operacional como gerenciar de recursos.

[pic 1]

Figura 1 Exemplo de uma definição visual de um sistema operacional.

Conceitos de Sistemas Operacionais

Serão apresentados 3 conceitos de sistemas operacionais que tem seus maiores pesos optando em usar o MINIX 3 para ter uma visão geral mais compreensível sobre o todo:

Processos

O primeiro conceito apresentado é uns dos mais importantes para qualquer sistema operacional junto dos processos vem o espaço de endereçamento nele é contido um programa executável, os dados dele e a sua pilha, e também associado a ele está o conjunto de registradores e todas as outras informações que são necessárias para a execução de um programa.

Para um aprofundamento mais amplo nesse conceito deve ser lido o segundo capítulo do livro o “livro do minix”, mas para um entendimento mais simples por assim dizer de processos tem relação com sistemas de multiprogramação. Usualmente o próprio sistema executa a ação de interromper o processo e iniciar de novo, quando o processo é interrompido ele deve ser reiniciado no mesmo estado quando foi feito esta ação, ou seja, as informações devem ser guardadas em algum lugar, para cada arquivo existe um ponteiro que é necessário para indicar a posição corrente. Em sistemas operacionais é normal você encontrar uma tabela de processos que é responsável por armazenar todos eles, o famoso gerenciador de tarefas.

O processo tem a possibilidade de criar mais processos denominados de processos filhos que também podem criar novos processos. É chamado de comunicação entre processos quando dois ou mais processos precisam interagir entre si para sincronizar suas tarefas.

        [pic 2]

Figura 2 Exemplo de uma árvore de processos, onde o P1 criou dois filhos e o P3 criou mais dois P4 e P5.

Os processos podem solicitar mais memória ou liberar a que não está sendo usada.  Quando se tem uma comunicação entre outro computador é necessário transmitir informação e ele é capaz de fazer isso enviando mensagens ao servidor, caso aconteça uma perda de mensagem é possível ser notificado que é chamado de sinal de alarme que são equivalentes às  interrupções de hardware só que feitas em software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com