TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sistemas Operacionais

Por:   •  27/6/2016  •  Exam  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas Operacionais

Os computadores têm um dispositivo de software denominado sistema operacional, cujo trabalho é fornecer aos programas do usuário um modelo de computador melhor, mais simples e mais limpo.

Exemplos de sistemas operacionais: Windows, Linux, Free-BSD ou Mac OS X.

O programa que os usuários interagem, chamado de shell (ou interpretador de comandos) quando é baseado em texto e de GUI (interface gráfica com o usuário) quando usa ícones, na realidade não é parte do sistema operacional embora o utilize para realizar seu trabalho.

Figura 1.1

Hardware: formado por chips, placas, discos, teclado, monitor e objetos físicos semelhantes.

Na parte superior do hardware está o software. A maioria dos computadores tem dois níveis de operação: modo núcleo e modo usuário.

O sistema operacional opera em modo núcleo, nesse modo o sistema tem acesso completo a todo o hardware e pode executar qualquer instrução que a máquina seja capaz de executar.

O resto do software opera em modo usuário, nesse modo apenas um subconjunto de instruções da máquina está disponível.

O programa de interface com o usuário, shell ou GUI, é o nível mais inferior do software de modo usuário e permite que este inicie outros programas, como o navegador Web, leitor de e-mail, ou reprodutor de música.

Veja a Figura 1.1. O sistema operacional opera diretamente no hardware e fornece a base para todos os outros softwares.

Uma diferença entre o sistema operacional e o software normal (modo usuário): se o usuário não gostar de um determinado leitor de e-mail, ele pode obter outro, porém, não lhe é permitido escrever seu próprio manipulador de interrupção do relógio, que é parte do sistema operacional e normalmente está protegida pelo hardware.

Em muitos sistemas, há programas executados em modo usuário, mas que ajudam o sistema operacional ou realizam funções privilegiadas. Por exemplo, existe um programa que permite aos usuários mudarem suas senhas. Esse programa não faz parte do sistema operacional e não é executado em modo núcleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com