TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE PARA PORTADORES DE DEFICIENTES MENTAIS

Por:   •  10/5/2015  •  Artigo  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 14

ANNE MARIA LIMA PINHEIRO

GLÉCIA RIBEIRO ANSELMO

Softwares como Ferramenta de Apoio Pedagógico aos Portadores de Síndrome de Down do CENE de Porto Velho

PORTO VELHO – RO

2006

ANNE MARIA LIMA PINHEIRO[pic 1]

GLÉCIA RIBEIRO ANSELMO

Softwares como Ferramenta de Apoio Pedagógico aos Portadores de Síndrome de Down do CENE de Porto Velho

Este artigo está sendo apresentado como requisito final de avaliação para a obtenção do título de Tecnólogo pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC.

Orientadora: Profa. Esp. Nélia Ocampo Fernandes.

PORTO VELHO – RO

2006

Softwares como Ferramenta de Apoio Pedagógico aos Portadores de Síndrome de Down do CENE de Porto Velho

Anne Maria Lima Pinheiro[1]

 Glécia Ribeiro Anselmo[2]

RESUMO: Este artigo aborda a temática sobre os softwares educacionais, que auxiliam no desenvolvimento mental, motor e cognitivo dos alunos portadores de necessidades especiais, em particular os de Síndrome de Down.

Para a realização desse artigo, foram feitas pesquisas bibliográficas e utilizou-se também o método Clínico Piagetiano com os alunos da Escola Estadual de Educação Especial Professor Abnael Machado de Lima, de Porto Velho/RO, na execução de atividades utilizando o computador com softwares educacionais, juntamente com o professor responsável pelas tarefas realizadas no laboratório de informática daquela instituição de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Down; Software Educacional; Jogos.

ABSTRACT: This article approaches on softwares educational, that they assist in the mental development, motor and cognitive of the carrying pupils of necessities special, in particular of Syndrome of Down.[pic 2]

For the accomplishment of this article, bibliographical research had been made and also used the Clinical method Piagetiano with the pupils of the State School of Special Education Prof. Abnael Axe of Rasp of Velho/RO Port, in the execution of educational activities using the computer with softwares, together with the responsible theacher for the tasks carried through in the laboratory of computer science of that institution of education.[pic 3]

KEY–WORDS: Syndrome of Down; Educational Software; Games. 


1. INTRODUÇÃO

A informática está inserida na sociedade e, sobretudo, na educação especial, promovendo mudanças nos métodos de ensino dos portadores de Síndrome de Down. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, aproximadamente 14,6% da população brasileira é portadora de alguma necessidade educacional especial.

As pessoas portadoras da Síndrome de Down possuem necessidades educacionais especiais, por apresentarem limitações na capacidade de aprendizagem em seu desenvolvimento físico, mental, social e uma grande parte é portadora de deficiência auditiva e/ou visual.

Esse artigo enfoca a informática na educação especial, mostrando os softwares educacionais utilizados no desenvolvimento mental e motor dos portadores de Síndrome de Down do CENE – Escola Estadual de Educação Especial Professor Abnael Machado de Lima. Os softwares aqui citados são usados nessa instituição de ensino, sob coordenação do Professor Marco Antônio, que auxilia os alunos especiais a utilizarem os softwares, mostrando a importância dos recursos computacionais aplicando metodologias específicas para auxiliar no seu desenvolvimento como um todo.

Neste contexto, a informática tem um papel importante no processo ensino-aprendizagem, tendo o computador como a ferramenta que mais tem contribuído.

2. SÍNDROME DE DOWN (Trissomia do Cromossomo 21)

A Síndrome de Down é uma alteração genética que ocorre no cromossomo 21, daí o nome de trissomia 21, que é a formação de 47 cromossomos no lugar de 46 que é o normal.

A síndrome não é uma doença, nem um defeito, não é correto dizer que uma pessoa com síndrome de down é doente, pois é uma pessoa normal como tantas outras, apenas o seu desenvolvimento é mais lento do que as pessoas ditas normais.

A síndrome foi descoberta por Sir John Langdon Down em 1866, e a anomalia cromossômica foi descoberta pelo Prof. Jérome Lejeune em 1959.

É importante salientar que um ambiente amoroso, influencia positivamente no tratamento das pessoas portadores dessa síndrome, pois a pessoa se sente incluída na sociedade e no meio em que vive.

3. SOFTWARES EDUCACIONAIS

O computador na escola é uma importante ferramenta pedagógica, pois auxilia os alunos a ampliar e adquirir conhecimentos em qualquer área.

Primeiramente softwares são aplicações desenvolvidas em uma linguagem de programação para atender alguma necessidade. E Softwares Educacionais são aqueles utilizados para proporcionar a aquisição e ampliação do conhecimento em qualquer área.

Nós podemos classificar os Softwares Educacionais em três categorias que são: Tutor, Ferramenta e Tutelado.

- Tutor: o computador desempenha o papel de professor. Suas categorias são:

  • Softwares de Exercício e Prática: São programas que apresentam algum problema de qualquer área do conhecimento, como por exemplo, história, geografia, matemática, e o aluno deve resolver. Esses softwares também podem verificar se a resposta está correta ou não.
  • Tutoriais: Esses softwares têm como característica no 1º momento explicar o conteúdo como se fosse o professor e depois no 2º momento, aplica alguns exercícios referentes ao conteúdo.
  • Softwares Especialistas ou Tutoriais Inteligentes: Usam técnicas de Inteligência Artificial, tenta simular o raciocínio humano, analisando o desempenho do aluno ao resolver as atividades, e se o resultado for negativo, o software repassa algumas instruções para ajudá-lo, funciona como se fossem dicas para auxiliar o aluno a resolver os problemas.
  • Jogos: É a forma mais divertida de aprender algum conteúdo difícil de ensinar por não existir aplicação prática visível.
  • Simulações: Neste caso, o computador pode reproduzir fenômenos do mundo real, que em uma sala de aula tradicional não seria possível trabalhar com tanto realismo o conteúdo proposto pelo professor.

- Ferramenta: Nesse caso, o aluno adquire a informação, faz a pesquisa e manipula as informações pesquisadas através dessas ferramentas:

  • De Autoria: Aqui o aluno é o autor do projeto, porque ele pesquisa e monta a apresentação, por exemplo, utilizando o Power Point, ou através de software como: Visual Class, Everest que são também softwares de autoria.
  • Computador como comunicador: Utiliza para transmitir e receber informações através de acesso a Internet, e-mail, etc.

E a última categoria:

- O Tutelado: Permite o aluno ensinar o computador, aqui o aluno mostra a solução do problema ao computador através de uma linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Logo, Java, e outras linguagens de programação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com